Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 08 de Outubro – Matt Damon!

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 08 de Outubro – Matt Damon!

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 08 de outubro de 1970 quando nasceu Matthew “Matt” Paige Damon que nasceu em Cambridge, Massachusetts nos Estados Unidos o mesmo é ator, roteirista, produtor e filantropo, cuja carreira foi lançada após o sucesso do filme de drama Good Will Hunting (1997) a partir do roteiro que ele co-escreveu com o amigo e ator Ben Affleck. A dupla ganhou o Oscar de melhor roteiro original e o Globo de Ouro de melhor roteiro por seu trabalho. Por sua atuação no filme, Damon recebeu indicações para o Oscar, Globo de Ouro, Satellite Award, e o Screen Actors Guild Awards de Melhor Ator.

Damon tem desde então, estrelou em filmes comercialmente bem-sucedidos como Saving Private Ryan (1998), a trilogia do Ocean, e os três primeiros filmes da série Bourne, ao mesmo tempo, ganhando elogios da crítica por suas atuações em dramas, como Syriana (2005), The Good Shepherd (2006) e The Departed (2006). Ele recebeu uma indicação ao Globo de Ouro por interpretar o personagem-título em The Talented Mr. Ripley (1999) e foi nomeado para um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel como François Pienaar em Invictus (2009). Ele é um dos 40 atores de maior bilheteria de todos os tempos. Em 2007, Damon recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood e foi nomeado o homem mais sexy vivo pela revista People. Damon tem estado ativamente envolvido em trabalhos de caridade, incluindo a ONE Campaign, H2O Africa Foundation, e Water.org.

Damon se tornou conhecido por escolher uma grande variedade de papéis no cinema, a partir de sua interpretação do anti-herói Tom Ripley de Patricia Highsmith em The Talented Mr. Ripley (1999) a um anjo caído que discute a cultura popular como assunto de questão intelectual com Affleck em Dogma (1999); a partir de uma dupla de gêmeos siameses em Stuck on You (2003), que teve uma recepção crítica mista, ao filme experimental de baixo orçamento Gerry (2002), qu co-escreveu com Casey Affleck e Gus Van Sant. Damon ganhou reação crítica geralmente positiva por sua interpretação de Ripley que lhe rendeu indicação ao Globo de Ouro, com o Variety afirmando: “Damon excepcionalmente transmite corrediças de seu personagem a partir de um entusiasmo inocente, frio e cálculo”.

Um grande amigo de Damon é o ator Ben Affleck, tendo-se conhecido quando ainda não eram famosos, o primeiro tinha 10 anos e Affleck tinha 8 na época. Mais tarde, devido à ascensão dos dois na carreira cinematográfica, chegaram a atuar juntos em longas-metragens, sendo que o primeiro filme em que atuaram foi School Ties (1992).

O apogeu da qualidade de suas atuações veio no filme Génio Indomável (1997), que atuou e escreveu junto com o amigo Affleck, rendendo um Oscar para a dupla de Melhor Roteiro Original. A ideia do roteiro começou na época da faculdade. Damon e Affleck demoraram cinco anos a acabá-lo, a Castle Rock interessou-se em comprar os direitos do filme, mas quem adoptou mesmo o projeto foi a Miramax. Estrelado pela dupla e Robin Williams, rendeu nove nomeações para Oscar. O filme, dirigido por Gus Van Sant, além do prémio de roteiro garantiu a Robin Williams o Oscar de melhor actor (coadjuvante/secundário).

Um outro marcante trabalho de Damon foi no filme O Resgate do Soldado Ryan de Steven Spilberg em 1998, onde interpretou o soldado James Francis Ryan, paraquedista que teve seus 3 irmãos mortos em combate, sendo objeto de um regate dentro das linhas de combate na França na Segunda guerra mundial.

No filme “Onze Homens e Um Segredo”, Damon atuou ao lado de grandes estrelas de Hollywood como George Clooney, Andy Garcia e Brad Pitt. Como voz off para dublagens, emprestou a sua voz ao personagem Cale no filme Titan, narrou o filme “Spirit – Espírito indomável” e participou no filme “Ponyo”.

A partir de 2002, Matt Damon entrou, indiscutivelmente, no estrelato de Hollywood e mundial, precisamente porque nesse ano protagonizou um dos filmes que mais o destacou, tornando-se até um símbolo de Damon. Esse foi “A Identidade Bourne”, filme do best-seller homónimo de Robert Ludlum (1927-2001), rendendo mais duas sequências (que também existiram nas obras literárias de Ludlum): “A supremacia Bourne” (2004) e “O ultimatum Bourne”(2007). Em 2006, outro sucesso foi “Os Infiltrados” (The Departed), de Martin Scorsese; filme em que contracena com Jack Nicholson, Leonardo Di Caprio, Mark Wahlberg e Martin Sheen. O filme que venceu 4 ‘Oscars’ e foi nomeado para 5, tornou-se um sucesso de bilheteria e de críticas.

Premiações:

Óscar – 1998

Categoria: Oscar de melhor ator, Gênio Indomável (1997) Categoria: Oscar de melhor roteiro original Vencedor, Gênio Indomável (1997)
Oscar – 2010

Categoria: Melhor Ator (coadjuvante/secundário) Indicado, Invictus (2009)
Globo de Ouro – 1998

Categoria: Cinema – Melhor ator em filme dramático Indicado, Gênio Indomável (1997) Categoria: Melhor roteiro Vencedor, Gênio Indomável (1997)
Globo de Ouro – 2000

Categoria: Cinema – Melhor ator em filme dramático Indicado, O Talentoso Ripley (1999)
Globo de Ouro – 2010

Categoria: Melhor Ator (coadjuvante/secundário) Indicado, Invictus (2009) Categoria: Melhor ator Musical/comédia Indicado, O Desinformante! (2009)
MTV Movie Awards – 1998

Categoria: Melhor Beijo Indicado, Gênio Indomável (1997) Categoria: Melhor Dupla Indicado, Gênio Indomável (1997) Categoria: Melhor Interpretação Masculina Indicado, Gênio Indomável (1997)
MTV Movie Awards – 2000

Categoria: Melhor Interpretação Musical Indicado, O Talentoso Ripley (1999) Categoria: Melhor Vilão Indicado, O Talentoso Ripley (1999)
MTV Movie Awards – 2002

Categoria: Melhor Elenco em Cena Indicado, Onze Homens e um Segredo (2001)
MTV Movie Awards – 2005

Categoria: Melhor Interpretação Masculina Indicado, A Supremacia Bourne (2004)
MTV Movie Awards – 2008

Categoria: Melhor Interpretação Masculina Indicado, O Ultimato Bourne (2007) Categoria: Melhor Luta Indicado, O Ultimato Bourne (2007)

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1812 – Carlos de Alvear e José San Martín derrubam o governo de Bernardino Ribadavia e instalam um segundo triunvirato na Argentina.
1814 – Inicia o Congresso de Viena, com o objetivo de reconstruir as fronteiras européias, modificadas com as conquistas de Napoleão.
1851 – Acaba o estado de sítio em Montevidéu, em que praticamente termina a Grande Guerra do Uruguai, que dura quase nove anos pela rivalidade entre dois partidos: Colorado e Branco.
1870 – Tomás Guardia Gutiérrez inicia seu mandato presidencial na Costa Rica.
1927 – Nasce Cesar Milstein, bioquímico britânico, nascido na Argentina e prêmio Nobel de Medicina em 1984.
1933 – O brasileiro Manoel de Teffé vence o primeiro Grande Prêmio da cidade do Rio de Janeiro.
1945 – Harry Truman, presidente dos Estados Unidos, anuncia que vai dividir o segredo da bomba atômica apenas com a Inglaterra e com o Canadá. A União Soviética e a China desenvolveram a tecnologia a partir de estudos próprios e espionagem.
1949 – Nasce Sigourney Weaver, atriz norte-americana.
1950 – Guerra da Coréia. As tropas norte-americanas do general McArthur cruzam o paralelo 38, limite das Coréias, com autorização da ONU.
1970 – Nasce Matt Damon, ator britânico.
1980 – José Sales de Oliveira, o último preso político recluso depois da declaração de anistia no Brasil recebe liberdade condicional.
1983 – Atentado contra o presidente da Coréia do Sul, Chun Doo, quando realizava uma visita oficial a Birmânia, mas ele sai ileso. Quatro ministros coreanos morrem no atentado.
1984 – Nicarágua acusa Estados Unidos no Tribunal Internacional de Haya, de haver causado a morte de mil nicaragüenses a mando de tropas mercenárias, desde o mês de maio.
1986 – Um vazamento de água radioativa da Usina Angra I, no Rio de Janeiro, deixa em pânico a população de Angra dos Reis e Paraty.
1998 – O escritor português José Saramago vence o Prêmio Nobel de Literatura.
1999 – A Justiça britânica autoriza a extradição do ex-ditador chileno Augusto Pinochet por 34 atos de tortura. A defesa tem 15 dias para recorrer da sentença.
2001 – O deputado colombiano Luis Alfredo Colmenares é assassinado em Bogotá, na Colômbia.
2001 – Morrem 118 pessoas no choque de aviões no aeroporto de Linate.

Fonte:

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >> Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *