Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 15 de Junho – Thomas Edison!

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 15 de Junho – Thomas Edison!

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 15 de Junho de 1752  quando  Thomas Alva Edison um importante inventor e homem de negócios dos Estados Unidos realizava com sucesso sua experiência com a Pipa e a chave!

E através dela o desenvolvimento da eletricidade e a criação de suas mais importantes invenções : o fonógrafo (primeiro aparelho capaz de gravar e reproduzir sons), a lâmpada incandescente (primeira forma de geração de luz a partir de energia elétrica), e em parceria com J.P. Morgan, fundou a General Electric (famosa empresa transnacional de eletrodomésticos).

É considerado como uma das mais importantes mentes inventoras do século XX, com mais de mil patentes, o que significou uma transformação na atividade de inventar, desde um simples entretenimento à criação de uma empresa. É importante mencionar também que Edison contava com um volume elevado de engenheiros muito notáveis trabalhando para sua companhia, o que nos indica que muitas dessas invenções foram só assinadas por ele, mas inspiradas por outros.

11-02.1

Thomas Alva Edison nasceu em Ohio. Seu pai era marceneiro e negociante, o que incentivou o espírito empreendedor de Edison. Era rebelde na escola, o que fez com que tivesse uma educação doméstica e aprendesse o que realmente lhe interessava, as ciências.

Mais tarde, inventou uma máquina de votação, porém, sem obter sucesso com a invenção. Só estabeleceu-se financeiramente quando criou o indicador automático de cotações de bolsa de valores. Esse foi seu primeiro invento patenteado, em 1868. Em 1877, aperfeiçoou o microfone de carvão, determinante para as futuras transmissões estrônicas. Em 1878, inventou o fonógrafo, aparelho que reproduziu sons e que evoliu para o toca discos.

Em 1879, produziu as lâmpada incandescente, sendo suas pesquisas custeadas pela Edison Eletric Company. A lâmpada era constituída por um filamento de carvão e mantido em seu interior. Em 1888, é fundada um dos maiores conglomerados do mundo, a Edison General Eletric.

Edison investiu em outros inventos: câmara cinetoscópica, motores a válvula de rádio, contribuiu para o melhoramento de navios pequenos usados na 1° guerra mundial.

Foi eleito membro da Academia Nacional de Ciências, em 1927. Registrou mais de 2000 patentes.

Morreu em 1931 e encontra-se sepultado no Edison National Historic Site, no condado de Essex, em Nova Jersey.

11-02.2

“Tudo alcança aquele que trabalha duro enquanto espera”.

“Um gênio é 1% de inspiração e 99% de transpiração”.

Thomas Edison

Veja mais fatos históricos nesse dia:

660 a.C. – Fundação do Japão.
641 – Fim do reinado do imperador bizantino Heráclio.
1858 – Primeira aparição da Virgem Maria a Bernadette Soubirous em Lourdes, na França.
1873 – Renúncia de Amadeu I ao reinado da Espanha.
1907 – Inicia-se o processo de beatificação do Papa Pio IX.
1919 – Friedrich Ebert torna-se presidente da Alemanha (reichpräsident).
1920 – Imabari (província de Ehime, Japão) recebe o estatuto de cidade.
1921 – Criação da Diocese de Belo Horizonte pelo Papa Bento XV.
1929 – Independência do Vaticano, segundo o tratado de Latrão.
1932 – Criação da Universidade Federal de Santa Catarina.
1941 – Segunda Guerra Mundial: o Japão vence a Batalha de Singapura.
1945 – Termina a Conferência de Ialta.
1947 – Abashiri (Hokkaido, Japão) recebe o estatuto de cidade.
1961
Em Israel, tem início o processo de Adolf Eichmann.
Patrice Lumumba, primeiro-ministro da República Democrática do Congo, é assassinado.
1963 – Os Beatles gravam o seu primeiro disco, Please Please Me.
1965 – Ringo Starr casa-se com Maureen Cox.
1971 – Estados Unidos, Reino Unido, União Soviética e outros países, assinam o Tratado sobre a Proibição da Colocação de Armas Nucleares e Outras Armas de Destruição em Massa no Leito do Mar e no Fundo do Oceano e em seu subsolo, banindo as armas nucleares.
1979 – Revolução Iraniana: o aiatolá Khomeini toma o poder.
1982 – O Partido dos Trabalhadores é reconhecido oficialmente pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral brasileiro.
1987 – Entra em vigor a atual constituição das Filipinas.
1990 – Após 28 anos de prisão e pressão internacional por sua liberdade, Nelson Mandela é solto por ordem do presidente Frederik de Klerk.
1998 – É solta e extraditada de volta ao Brasil Lamia Maruf Hassan, condenada à prisão perpétua pelo governo de Israel por ter participado do sequestro e da morte de um soldado israelense, em 1984.
2004 – É tornada pública uma investigação de suspeita de lavagem de dinheiro envolvendo a esposa de Yasser Arafat, Suha.
2005 – Google anuncia intenção de oferecer hospedagem para a Wikipedia.
2007 – Em Portugal, um referendo nacional não atinge quorum necessário, mas a uma ligeira maioria dos votantes escolhe a despenalização do aborto (interrupção voluntária da gravidez) realizada a pedido da mulher durante as primeiras dez semanas de gravidez.
2010 – Pela primeira vez na História do Brasil, um Governador de Estado é preso no exercício do mandato: José Roberto Arruda, governador do Distrito Federal é preso pela Policia Federal, acusado de corrupção.
2011 — O presidente egípcio, Hosni Mubarak, demite-se do cargo, após a forte agitação política no país.
2013 — O Papa Bento XVI, aos 85 anos, anuncia a renúncia do papado que oficialmente ocorreria em 28 de fevereiro do mesmo ano, sob a alegação de idade avançada.

 

Fonte:

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >>  Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *