Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 31 de Outubro – Sherlock Holmes!

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 31 de Outubro – Sherlock Holmes!

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 31 de outubro de 1892, quando era publicado o livro As Aventuras de Sherlock Holmes, de Arthur Conan Doyle. O livro foi resultado de uma coletânea das histórias de Holmes que Doyle publicada em revistas desde 1887. Astuto detetive, Sherlock Holmes viveu em Londres, no apartamento 221B Baker Street, entre os anos 1881 e 1904 , durante o último período da época Vitoriana, onde passou muitos anos na companhia do seu amigo e colega, Dr. Watson. Hoje esse endereço é um museu dedicado a Sherlock Holmes. O personagem ficou famoso por utilizar o método científico e a lógica dedutiva na resolução dos seus casos.

O autor de Sherlock Holmes, Conan Doyle nasceu na Escócia e estudou medicina na Universidade de Edimburgo, onde ele conheceu Dr. Joseph Bell, um professor com um extraordinário poder intuitivo. Bell serviu parcialmente de inspiração para a composição do personagem de Sherlock Holmes anos mais tarde. Mais tarde, outras coleções de Holmes foram publicadas, como As Memórias de Sherlock Holmes (1894), O Retorno de Sherlock Holmes (1905), e O Livro de Casos de Sherlock Holmes (1927). Holmes aparece ao todo em cerca de 60 obras de Doyle, compostas por cerca de 56 contos e 4 romances. O autor morreu no dia 7 de julho de 1930, aos 71 anos, de ataque cardíaco, na sua casa em Crowborough, East Sussex, na Inglaterra.

Arthur Conan Doyle formou-se em medicina, que praticou até 1891. Tornou-se famoso graças aos contos e romances policiais que escreveu – e, particularmente, à sua criação máxima: o detetive Sherlock Holmes, bem como seu inseparável companheiro, o médico dr. Watson.

Foi a publicação, em 1887, de “Um estudo em vermelho” que deu a Conan Doyle notoriedade imediata. Nesse, como em suas outras histórias policiais, o personagem principal é o detetive de inteligência penetrante, que toca violino e faz uso de morfina para aliviar as tensões provocadas pelo excesso de concentração em cada caso.

Sherlock Holmes é o detetive eminentemente cerebral, capaz de, à vista de um simples cartão de visita, traçar o perfil de seu dono, fornecendo dados que causam surpresa e admiração.

Nos livros de Doyle há sempre um duelo entre o detetive e seu inimigo oculto, também dotado de inteligência rara: Moriarty.

O estilo direto da narrativa e a vivacidade dos diálogos, acrescidos do poder de imaginação nas tramas, fazem de Conan Doyle um autor lido sempre com agrado. Sua engenhosidade teve o mérito de estimular o desenvolvimento da criminologia. E seus livros jamais foram superados – nem mesmo pelo moderno romance policial, quase sempre de estilo mais agressivo.

A ampla bibliografia de Arthur Conan Doyle, em que se relatam as aventuras de Sherlock Holmes e seu companheiro dr. Watson, é conhecida como “cânone holmesiano”, e é formada por quatro romances e 56 contos.

A Primeira Guerra Mundial afetou Conan Doyle profundamente, levando-o a converter-se ao espiritismo.

Saiba mais sobre com essa entrevista realizada na época:

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1517 – Martinho Lutero prega suas 95 teses na porta da Igreja de Wittenberg, marcando o começo da Reforma Protestante na Alemanha.
1714 – Jorge I da Inglaterra é coroado rei da Grã-Bretanha e da Irlanda.
1790 – Surge o Periódico de Havana, primeiro jornal literário-econômico publicado na capital cubana.
1794 – O físico e químico inglês John Dalton descobre o daltonismo, anomalia ótica que impede a pessoa de distinguir certas cores, principalmente o vermelho e o verde.
1943 – Em Londres, diante do prédio da Aliança Francesa, o general De Gaulle homenageia os escritores franceses resistentes.
1952 – A primeira bomba de hidrogênio é detonada pelos Estados Unidos nas ilhas Marshall, no atol Eniwetok, região do Pacífico.
1954 – A Frente para a Libertação Nacional da Argélia começa a revolução contra a dominação francesa. A independência só seria conquistada em 1962.
1968 – O presidente norte-americano Lyndon Johnson anuncia um completo cessar-fogo de bombardeios contra o Vietnã do Norte.
1972 – Polícia paulista desvenda ramo brasileiro da máfia italiana e prende o chefe Tomaso Buscetta.
1974 – Grã-Bretanha, França e Estados Unidos vetam uma moção das Nações Unidas de expulsar a África do Sul.
1978 – Aprovada a nova constituição espanhola.
1979 – O jornalista Fernando Gabeira lança o livro O que é isso, companheiro?, que se tornou filme e concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
1982 – João Paulo II é o primeiro papa a visitar a Espanha. Ele condena o divórcio, o aborto e os métodos contraceptivos artificiais.
1984 – A primeira-ministra indiana Indira Gandhi é morta a tiros por membros de sua guarda de segurança enquanto andava no jardim de sua casa.
1985 – Manifestantes judeus impedem a estréia de uma peça de Rainer Werner Fassbinder no Teatro Municipal de Frankfurt. A peça enfocava a especulação imobiliária na cidade nas décadas de 60 e 70. Os manifestantes acusavam Fassbinder de tendências antisemitas por ter incluído na peça especuladores judeus.
1987 – Nélson Piquet conquista o tri-campeonato mundial de Fórmula-1.
1988 – A Câmara Federal de Buenos Aires condena a 12 anos de prisão os militares que dirigiram a Guerra das Malvinas.
1988 – Paul McCartney torna-se o primeiro músico ocidental a lançar um álbum exclusivamente na União Soviética.
1988 – O Iraque anuncia que não vai mais permitir inspeções de sua indústria bélica pelas Nações Unidas.
1992 – João Paulo II reconhece que a condenação de Galileu foi injusta.
1993 – Morre Federico Fellini, cineasta italiano.
1996 – Um Fokker 100 da TAM cai logo após decolar do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, destruindo casas e matando 99 pessoas.
1998 – O finlandês Mika Hakkinen conquista o Campeonato Mundial de Fórmula 1 depois de vencer o GP do Japão.
1998 – Inicia a ajuda humanitária a Honduras, o país mais afetado pela passagem do furacão Mitch na América Central, que causou a morte de milhares de pessoas.

Fonte:

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >> Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Um comentário sobre “Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 31 de Outubro – Sherlock Holmes!

  1. Augusto

    Sou fã de Sherlock Holmes, tenho todos os livros! E sempre me divirto com as adaptações ao cinema. Inclusive este ano saiu um filme chamado Sr. Holmes, em que o Ian McKellen interpreta o famoso detetive aposentado numa realidade alternativa. Estou curioso para assistir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *