Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 31 de Maio – Nasce Clint Eastwood

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 31 de Maio – Nasce Clint Eastwood

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

31 de Maio de 1930, quando nasceu um dos atores que interpretou alguns dos personagens mais icônicos dos filmes “Western” e policiais da TV, Clint Eastwood.

Um dos grandes nomes do cinema, o ator, diretor e produtor Clinton “Clint” Eastwood Jr. nascia em um dia como este, no ano de 1930, em São Francisco, nos Estados Unidos. Inicialmente, Eastwood ficou conhecido pelos seus filmes de ação, como o “cara durão”, em especial as produção de “bang-bang à italiana”.

Após sua estreia no cinema no final dos anos 50, a fama mundial veio na década seguinte, quando Eastwood interpretou o misterioso Homem sem nome na trilogia dos dólares de Sergio Leone: Por um punhado de dólares (1964), Por uns dólares a mais (1965) e Três Homens em Conflito (1966). Os filmes fizeram grande sucesso, em especial o último deles. Eastwood também obteve reconhecimento como o inspetor ‘Dirty’ Harry Callahan na série de filmes Dirty Harry, das décadas de 1970 e 1980.

 

No início dos anos 90, ele dirigiu e estrelou seu último filme de “velho oeste”, Os Imperdoáveis, onde interpretou um pistoleiro aposentado. A obra foi um grande sucesso de público e também faturou quatro estatuetas do Oscar, entre elas as de melhor filme e melhor diretor.

Ao longo de sua carreira, Eastwood acumula mais de 70 filmes, como ator, diretor ou produtor. Na direção de filmes, tem também conquistado muito sucesso. Ganhou quatro vezes o Oscar — duas cada como Melhor Diretor e de Melhor Filme, com “Os Imperdoáveis” e “Menina de Ouro”. Em 1995, foi homenageado com o Prêmio Memorial Irving G. Thalberg em reconhecimento à carreira no cinema.

Eastwood também já esteve no meio político. Republicano, ele foi eleito prefeito de Carmel-by-the-Sea, na Califórnia, cargo que exerceu entre 1986 até 1988. Casado duas vezes, Eastwood teve sete filhos com cinco mulheres diferentes. Ele também possui um campo de golfe e é conhecido por ser um grande fã de jazz.

 

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1556 – Morre Santo Inácio de Loyola.
1809 – Morre o compositor austríaco Franz Joseph Haydn.
1957 – O Reino Unido detona sua segunda bomba de hidrogênio numa série de testes no Pacífico central.
1959 – África do Sul confina por cinco anos o presidente do Congresso Nacional Africano, Albert Luthuli, em sua fazenda em Natal.
1961 – A União Sul-Africana torna-se uma república independente e abandona a Comunidade Britânica.
1971 – A Índia pede ajuda internacional para combater um surto de cólera registrado entre refugiados da guerra civil em Bangladesh.
1978 – A DOPS entrega o nazista Gustav Franz Wagner à Polícia Federal para posterior extradição, pedida por Alemanha, Polônia e Israel..
1979 – A OTAN aceita a primeira versão do tratado sobre limitação das armas estratégicas SALT-2, negociado por representantes dos EUA e da URSS.
1982 – Belisario Betancur é eleito presidente da Colômbia.
1990 – Os presidentes George Bush, dos EUA, e Mikhail Gorbatchev, da URSS, iniciam em Washington sua segunda reunião de cúpula.
1997 – O imperador Akihito do Japão e a imperatriz Michiko iniciam uma visita de dez dias ao Brasil.
1999 – A organização Greenpeace lança campanha de defesa da Amazônia.
2001 – O Exército e o Ministério Público intervêm para acabar com a greve de policiais militares, no Tocantins, que já durava doze dias.
2004 – O Exército brasileiro assume o comando da força de paz da ONU no Haiti e contribui com a maior parte de seu contingente.

Fonte:

Opera-Mundi

Barsa Saber

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >> Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!