Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 31 de Julho – Morre o estudioso francês Diderot

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 31 de Julho – Morre o estudioso francês Diderot

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

31 de Julho de 1784, quando morreu um dos principais filósofos e cientistas iluministas franceses, Denis Diderot!

Denis Diderot nasceu em Langres, em 5 de outubro de 1713. Ele foi um filósofo e escritor francês e uma das figuras chave do movimento intelectual Iluminismo. Ele começou sua educação formal no Colégio Jesuíta de Langres. Seus pais eram Didier Diderot (1685–1759), um cuteleiro, e Angélique Vigneron (1677–1748). Três dos cinco irmãos de Diderot chegaram à idade adulta, Denise Diderot (1715–1797), Pierre-Didier Diderot (1722–1787) e Angélique Diderot (1720–1749).

A primeira peça relevante da sua carreira literária é “Lettres sur les aveugles a l’usage de ceux qui voient” (Cartas sobre os cegos para uso por aqueles que veem), em que sintetiza a evolução do seu pensamento desde o deísmo até ao ceticismo e o materialismo ateu, e tal obra culminou em sua prisão. Sua obra prima é a edição da “Encyclopédie” (1750-1772) ou “Dictionnaire raisonné des sciences, des arts et des métiers” (Dicionário da razão das ciências, artes e ofícios), onde reportou todo o conhecimento que a humanidade havia produzido até sua época. Demorou 21 anos para ser editada, sendo composta por 28 volumes. Mesmo que na época o número de pessoas que sabia ler era pouco, ela foi vendida com sucesso, e Diderot conseguiu uma pequena fortuna. Deu continuidade com empenho e entusiasmo apesar de alguma oposição da Igreja Católica e dos poderes estabelecidos. Escreveu também algumas outras peças teatrais de pouco êxito. Destacou-se particularmente nos romances, nos quais segue as normas dos humoristas ingleses, em especial de Sterne: A Religiosa, O Sobrinho de Rameau, Jacques, o fatalista e seu mestre. Escreveu vários artigos de crítica de arte.

Foi um dos primeiros autores que fazem da literatura um ofício, mas sem esquecer jamais que era um filósofo. Preocupava-se sempre com a natureza do homem, a sua condição, os seus problemas morais e o sentido do destino. Admirador entusiasta da vida em todas as suas manifestações, Diderot não reduziu a moral e a estética à fisiologia, mas situou-as num contexto humano total, tanto emocional como racional. Diderot é considerado por muitos um precursor da filosofia anarquista. Alguns estudiosos acreditam que, sob inspiração de sua obra, “A Religiosa”, barbáries foram praticadas contra religiosos e freiras na Revolução Francesa de 1789 com o deturpado intuito de “protegê-los” contra os crimes praticados pela Santa Sé, há ainda um suposto dossiê encontrado por Georges May em 1954, que mostra a obra A religiosa como pura ficção e não um retrato da realidade.

Diderot morreu em 31 de julho de 1784 e encontra-se sepultado no Panteão de Paris, junto com outros grandes pensadores da époda.

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1897 – Inauguração da primeira sala fixa de cinema no Rio de Janeiro.
1957 – Os governos brasileiro e americano firmam acordo em Washington sobre o uso pacífico de energia atômica.
1964 – A nave espacial americana Ranger VII atinge a Lua, após tirar mais de 4.000 fotografias da superfíce lunar.
1987 – Um Boeing 377 Stratocruiser, com quatro tripulantes, cinco passageiros e dezoito cavalos, cai numa estrada do México. Morreram 62 pessoas, na maioria passageiros de 26 carros.
1991 – Os presidentes dos EUA, George Bush, e da URSS, Mikhail Gorbatchev, fazem uma reunião de cúpula em Moscou.
1991 – O presidente Fernando Collor anuncia a devolução da poupança confiscada no início de seu governo.
1995 – A Walt Disney anunciou a compra da Capital Cities, dona da ABC, rede de televisão de maior audiência nos EUA.
2002 – Em cerimônia na catedral de N. S. de Guadalupe, na Cidade do México, o papa João Paulo II canoniza o beato Juan Diego, o primeiro indígena a tornar-se santo.

Fonte:

Barsa Saber

Opera Mundi

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >> Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Um comentário sobre “Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 31 de Julho – Morre o estudioso francês Diderot

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *