Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 29 de Novembro – Efeito Doppler!

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 29 de Novembro – Efeito Doppler!

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

No dia 29 de novembro de 1803 nascia em Salzburgo, na Áustria, Christian Doppler, conhecido por descobrir o Efeito Doppler. Ele começou seus estudos em uma escola cristã quando jovem e mais tarde se dedicou à astronomia e à matemática em Salzburgo. Aos 38 anos, começou a trabalhar no Instituto Politécnico de Praga na Tchecoslováquia.

Apenas um ano depois, se tornou famoso por descobrir que a frequência observada de ondas de luz e som é afetada pelo movimento relativo da fonte e do detector (em outras palavras, as suas posições em relação um ao outro) e isso ficou conhecido como o Efeito Doppler. Em 1842, Doppler publicou esta observação em seu ensaio mais conhecido, “Na luz colorida das estrelas binárias e algumas outras estrelas do céu”.

Enquanto trabalhava como professor em Praga, Doppler publicou mais de 50 ensaios sobre matemática e ciências. Mais tarde, trabalhou como professor de matemática, física e mecânica na Academia de Minas e Florestas na Eslováquia, e depois como chefe do Instituto de Física Experimental da Universidade de Viena. Em 17 de março de 1853, com apenas 49 anos, Christian Doppler morreu de uma doença respiratória em Veneza.

O Efeito Doppler consiste em uma mudança percebida na frequência de todos os tipos de ondas, inclusive ondas de luz e de som – isso pode ser percebido pela movimentação de um carro com sirene, como ambulância, bombeiros ou polícia: quando o veículo está se aproximando, a frequência de sons é maior que a frequência real emitida; quando o veículo está passando, a frequência de sons é a mesma que a frequência real emitida; e quando o veículo está se afastando, a frequência de sons é mais baixa do que a frequência real emitida.

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1782 – A Grã-Bretanha assina um acordo preliminar em Paris reconhecendo a independência norte-americana.
1824 – Começa a censura para os teatros do Rio de Janeiro.
1842 – É autorizada por decretos a emissão de selos postais no Brasil.
1877 – Inaugurada a primeira estação telefônica do Brasil, no Rio de Janeiro.
1880 – Reúne-se o primeiro Parlamento japonês.
1888 – O físico alemão Heinrich Hertz prova a existência das ondas eletromagnéticas, o que possibilita a telegrafia sem fio.
1909 – Inaugurado o túnel ferroviário que liga Las Cuevas, na Argentina, a Carácoles, no Chile.
1910 – José Gomes Pinheiro Machado, militar e político da República Velha, funda com Quintino Bocaiúva o Partido Republicano Conservador.
1916 – Os Estados Unidos assumem oficialmente o governo da República Dominicana e estabelecem um regime militar.
1924 – O italiano Giácomo Puccini, compositor de óperas como La Bohème, morre de parada cardíaca.
1926 ¿ O general Oscar Carmona toma posse do cargo de Presidente da República Portuguesa.
1943 – Na clandestinidade, Josip Broz, conhecido como Tito, torna-se marechal do exército popular iugoslavo e presidente do governo provisório.
1945 – A Assembléia Constituinte da Iugoslávia proclama a República Federal, abolindo a monarquia.
1947 – A Assembléia Geral da ONU decide dividir a Palestina em dois Estados: um árabe e um judeu.
1973 – Mais de cem pessoas morrem num incêndio em um centro comercial em Kumamoto, Japão.
1981 – É eleito presidente da república de Honduras o candidato do Partido Liberal, Roberto Suazo Córdova.
1981 – Morre a atriz norte-americana Natalie Wood.
1984 – Iasser Arafat é reeleito presidente do Comitê Executivo da OLP, pelo Conselho Nacional Palestino.
1986 – Nasce num hospital de Nápoles a primeira criança cujo sexo foi predeterminado pelos médicos durante um teste de fertilização.
1988 – Um furacão em Bangladesh mata 700 pessoas e deixa milhares de desaparecidos.
1990 – As Nações Unidas autorizam o uso de força militar contra o Iraque, caso o país não se retire do Kuwait até 15 de janeiro de 1991.
1994 – Um incêndio mata 233 pessoas na discoteca Fuxin, no norte da China. O acidente é causado por um curto-circuito nas instalações elétricas.
1997 – Cerca de 40 palestinos, que protestavam contra a prisão de um integrante do grupo Jihad Islâmica, são feridos com balas de borracha por soldados israelenses.
1999 – Astrônomos da Universidade da Califórnia descobrem seis novos planetas que orbitam estrelas fora do sistema solar.

Fonte:

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >> Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *