Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 29 de Junho – O Incêndio do Globe Theater

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 29 de Junho – O Incêndio do Globe Theater

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 29 de Junho de 1613, quando um grande incêndio destrói o teatro de Willian Shakespeare, em Londres.

O teatro The Globe ou Globe Theatre , onde muitas da peças de Shakespeare foram apresentadas pela primeira vez, foi destruído por um incêndio em um dia como este, no ano de 1613. O local foi reconstruído em 1614 e fechado em 1642. Uma moderna construção foi erguida e reinaugurada em 1997, chamada de Shakespeare s Globe Theatre ou New Globe Theatre.

 

O The Globe foi construído pela companhia de teatro de Shakespeare, a Lord Chamberlain´s Men, em 1599, das vigas do primeiro teatro permanente da história de Londres, o Burbage, erguido em 1576. Antes de James Burbage erguer o seu teatro, peças e outras obras dramáticas eram apresentadas nas esquinas das ruas e nos pátios de pousadas. Contudo, a partir de 1574, era preciso ter uma licença para apresentações teatrais nas pousadas da cidade. Para fugir desta restrição, o ator James Burbage construiu seu próprio teatro em uma terra que ele estava arrendando fora dos limites da cidade. Quando o contrato de arrendamento terminou, a Lord Chamberlain´s Men, moveu as vigas para um novo lugar e criou o The Globe.

Assim como outros teatros da sua época, o The Globe consistia em uma estrutura de madeira em torno de um palco ao fundo, coberto com sacadas para os mais abastados. As galerias poderiam acomodar em torno de mil pessoas sentadas, com espaço para outras duas mil, que poderiam ficar em pé, no piso do térreo, em torno do palco. A Lorde Chamberlain´s Men construiu mais tarde um teatro menor, o Blackfriars, em 1608, com capacidade para 700 pessoas sentadas, que era usado no inverno, já que The Globe, sob céu aberto, eram impraticáveis as performances nesta época do ano.

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1954 – A URSS e a França assinam acordo para a criação de uma linha aérea regular entre Moscou e Paris.
1957 – Morre José Oiticica, filólogo e escritor brasileiro.
1962 – O Brasil sagra-se bicampeão mundial de futebol.
1965 – Morre Horácio Lafer, ex-ministro brasileiro da Fazenda e das Relações Exteriores.
1967 – A atriz Jayne Mansfield morre aos 34 anos, em acidente automobilístico, perto de Nova Orleans.
1967 – Adelino Magalhães, um dos precursores do Modernismo, recebe o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras.
1971 – Tropas sul-vietnamitas iniciam a campanha pela retomada da província de Quang Tri, perdida em maio para as tropas do Viet Cong e Vietnam do Norte
1974 – Isabelita Perón assume o cargo de presidente da Argentina.
1980 – João Paulo II inicia suja primeira visita ao Brasil
1994 – O estado da Califórnia aprova projeto de lei que autoriza os juízes dos tribunais de menores a condenar grafiteiros a penas de até dez açoites.
2000 – Morre, aos 77 anos, o ator Vittorio Gassman.

Fonte:

Opera Mundi

Barsa Saber

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >> Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *