Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 29 de Julho – Morre Vincent Van Gogh

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 29 de Julho – Morre Vincent Van Gogh

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

29 de Julho de 1890, quando morreu um dos maiores pintores do final do século XIX, o holandês Vincent Van Gogh

Vincent Willem van Gogh nasceu em Zundert, na Holanda, em 30 de Março de 1853. Ele foi um pintor pós-impressionista frequentemente considerado um dos maiores de todos os tempos. Sua vida foi marcada por fracassos. Ele falhou em todos os aspectos importantes para o seu mundo, em sua época. Foi incapaz de constituir família, custear a própria subsistência ou até mesmo manter contatos sociais. Aos 37 anos, sucumbiu a uma doença mental, cometendo suicídio, em 29 de julho de 1890.

A sua fama póstuma cresceu especialmente após a exibição das suas telas em Paris, a 17 de Março de 1901. Van Gogh é considerado um dos pioneiros na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas, sendo a sua influência reconhecida em variadas frentes da arte do século XIX, como por exemplo o expressionismo, o fauvismo e o abstraccionismo.O Museu Van Gogh em Amesterdão é dedicado aos seus trabalhos e aos dos seus contemporâneos.

No seriado britânico “Doctor Who”, houve um episódio inteiramente dedicado à Van Gogh, uma incrível homenagem britânica a um pintor fenomenal!

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1588 – Conhecida como a Invencível Armada, a esquadra espanhola sofre fragorosa derrota ao enfrentar os ingleses na costa de Gravelines, França.
1860 – Nasce no Rio de Janeiro RJ, a princesa imperial D. Isabel.
1900 – O rei Humberto I, da Itália, é assassinado em Monza.
1955 – Os EUA anunciam a intenção de pôr em órbita pequenos satélites artificiais durante o Ano Geofísico Internacional (1957-58).
1957 – Com o depósito do instrumento de ratificação americano, foi oficialmente criada a Agência Internacional de Energia Atômica.
1958 – O presidente Eisenhower assina projeto que cria a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA).
1964 – O governo do México concede asilo político a Juana Castro, irmã de Fidel Castro.
1966 – Um incêndio destrói as instalações da TV Record, em São Paulo.
1967 – O presidente Artur da Costa e Silva assina a Carta de Brasília, documento básico de formulação de todos os problemas agropecuários do país.
1968 – Publicada a encíclica papal Humanae vitae, que proibiu os meios artificiais para controle da natalidade.
1969 – A sonda espacial Mariner 6, após uma viagem de cinco meses, transmite fotos de Marte.
1978 – Vladimir Kovalenkov e Aleksandr Ivanchenkov, tripulantes da estação orbital Saliut 6, fazem um passeio espacial de mais de duas horas.
1981 – Charles, príncipe de Gales, casa-se com Lady Diana Spencer, em cerimônia na catedral de São Paulo, em Londres.
1998 – Na privatização da Telebrás, a Telefónica ficou com o controle de três empresas e tornou-se acionista de outras duas. A Embratel foi comprada pela empresa americana MCI.

Fonte:

Barsa Saber

Opera Mundi

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >> Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *