Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 27 de Novembro – Cometa Halley!

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 27 de Novembro – Cometa Halley!

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 27 de novembro de 1985, quando cruzou pelo céu da Terra o cometa Halley. Ele passa em intervalos que variam entre 75 e 76 anos pela órbita terrestre. Esse espaço de tempo foi calculado pelo astrofísico Edmond Halley, que, em 1682, previu sua próxima passagem em 1758. A próxima será no ano de 2061.

Talvez o mais famoso entre os cometas, o Halley fez a sua primeira grande aproximação da Terra em um dia como este, em 1985, quando pode ser observado da Terra com uso de binóculos em locais de baixa poluição visual. Neste dia, o cometa esteve a 90 milhões de quilômetros do nosso planeta. Uma aproximação ainda maior iria ocorrer em abril do ano seguinte, quando ele passaria a 60 milhões de quilômetros e poderia ser visto a olho nu. Este cometa retorna às regiões interiores do Sistema Solar a cada 75-76 anos. Desta maneira, sua próxima passagem pela Terra deverá ocorrer em 2061.

Este foi o primeiro cometa a ser reconhecido como periódico, descoberta feita por Edmond Halley em 1696. A passagem do cometa foi registrada pela primeira vez em 240 a.C. e, desde então, foi observado a olho nu em outras 30 aparições registradas. As partículas de poeira que são deixadas pelo Halley são responsáveis por duas chuvas de meteoros na Terra: Eta Aquárida, entre abril e maio, e Oriónidas, no final de outubro.

2

O Halley é um cometa famoso que “visita a Terra” a cada 75 ou 76 anos, quando atinge o ponto mais próximo do Sol – o periélio. Sua última aparição foi em 1986. Por alguns dias, ele ficou (mais ou menos…) visível até mesmo a olho nu. Ao se afastar da Terra, o cometa seguiu em sua órbita elíptica.Segundo cálculos da Nasa, ele está hoje a 4,7 bilhões de km do Sol. Isso é quase 31 vezes a distância entre a Terra e nossa estrela mãe. E ele segue se afastando.

Estima-se que o Halley irá atingir o ponto mais distante do Sol – o chamado afélio – no final de 2023. Nesse ano, o cometa estará a 5,3 bilhões de km do Sol, e, então, irá iniciar seu caminho de volta. Somente em 2061 é que deve acontecer a próxima “visita” do Halley – o ano em que ele atinge o periélio novamente. Ainda é cedo para cravar em qual época de 2061 ele estará mais perto da Terra. Mas a Nasa estima que será no mês de junho.

A velocidade do Halley não é constante. Segundo a Nasa, em 1910, ele passou aqui pela “vizinhança” a 70,6 km/s. Já em 1998, sua velocidade era de 63,3 km/s. A órbita do Halley é retrógrada: ele gira no sentido contrário ao dos planetas. Ela também é inclinada “para baixo”, formando um ângulo de 18º com a órbita do Sol.

VER OU VER, EIS A QUESTÃO

O esperado cometa frustrou muita gente em 1986

1910

A visita do Halley no início do século 20 foi muito comentada porque era a primeira feita com a existência de tecnologias de gravação. O cometa foi fotografado pela primeira vez e ganhou “fama mundial”

1986

Cercado de expectativas, o Halley ofereceu um espetáculo bem menor. Além da poluição luminosa, que prejudicou sua observação, a interação dele com a radiação solar deixou-o menos brilhante e visível que o esperado

2061

Em 2061, o Halley deverá se aproximar da Terra basicamente do mesmo jeito que na última visita. Ou seja, os problemas de 1986 – excesso de luzes e poluição das grandes cidades – podem se repetir e até mesmo se agravar até lá

 

Veja mais fatos históricos nesse dia:

511 – Clóvis, rei dos Francos, morre aos 45 anos de idade, e seu reino é dividido entre seus 4 filhos.
1701 – Nasce Anders Celsius, astrônomo suíço.
1794 – Tropas francesas invadem a Holanda.
1838 – Uma esquadra francesa bombardeia o forte que defendia a cidade de Vera Cruz, no México, que acaba sendo destruída pouco depois.
1868 – O imperador do Japão muda sua residência de Kyoto para Yedo, que receberia o nome de Tokio.
1894 – O cientista milionário Alfredo Nobel institui em seu testamento a entrega de cinco prêmios que levam o seu nome.
1901 – Morre Clement Studebaker, empresário norte-americano.
1907 – O aviador Santos-Dumont estabelece o primeiro recorde de velocidade aérea, voando 220 metros em 21 segundos.
1907 – O major Cândido Rondon conclui a ligação telegráfica entre o Rio de Janeiro e a Amazônia, via Mato Grosso, penetrando 997 km pela selva.
1922 – O arqueólogo Howard Carter descobre a múmia do faraó Tutancâmon.
1927 – A facção de José Stalin vence no Congresso de Sindicatos da União Soviética. León Trotsky é expulso do Partido Comunista.
1934 – Na Romênia, o exército interdita todas as associações comunistas.
1935 – No Rio de Janeiro, tropas do governo dominam rapidamente a revolta militar que ficou conhecida como Intentona Comunista.
1940 – Nasce Bruce Lee, ator especialista em artes marciais.
1945 – Os chanceleres da Grã-Bretanha, Estados Unidos e da União Soviética, reunidos em Moscou, propõem um governo provisional na Coréia.
1949 – A Índia adota nova Constituição.
1949 – A rainha Juliana, da Holanda, assina um documento outorgando a Indonésia a soberania após três séculos de governo colonial holandês.
1952 – Em Praga, onze antigos líderes comunistas são condenados à morte.
1956 – Nos Jogos Olímpicos de Melbourne, na Austrália, o brasileiro Adhemar Ferreira da Silva se torna bicampeão olímpico no salto triplo.
1972 – A Austrália encerra sua ajuda militar ao Vietnã do Sul e põe fim à participação na guerra do Vietnã.
1983 – Acidente com um Boeing 747 no aeroporto de Madrid, deixa 183 mortos e apenas onze sobrevivem.
1984 – No acordo hispano-britânico sobre Gibraltar, a Grã-Bretanha aceita, pela primeira vez, discutir questões de soberania.
1985 – Terroristas disparam contra viajantes em ataques simultâneos na linha El Al e nos aeroportos de Roma e Viena, matando 16 pessoas e ferindo outras 110.
1985 – O cometa Halley cruza a Terra pela segunda vez no século XX.
1987 – Reúnem-se os presidentes de oito países iberoamericanos, o chamado “Grupo dos 8”.
1987 – Fortes combates são realizados em um mercado em Batticaloa, no Sri Lanka. Vinte e cinco pessoas morrem nos enfrentamentos entre presos rebeldes e policiais.
1990 – O Partido Conservador Britânico escolhe John Major para suceder Margaret Thatcher como líder do partido e primeiro-ministro do país.
1990 – Congresso soviético aprova a designação de de Gennadi Yanayev como vice-presidente do país.
1990 – Reaparece Salman Rushdie, autor de Versos Satânicos, que vivia escondido desde a ameaça de morte feita pelo Aiatolá Khomeini.
1991 – A Comunidade dos Estados Independentes passa a contar com uma polícia militar comum. Muçulmanos fundamentalistas conseguem vitória nas eleições da Argélia.
1992 – A Alemanha proíbe atividades neonazistas no país.
1992 – Aviões norte-americanos derrubam um caça iraquiano na zona sul do Iraque, proibida para vôos.
1992 – O governo da Venezuela esmaga uma tentativa de golpe de estado por soldados rebeldes. Cinqüenta pessoas morrem e centenas ficam feridas.
1994 – Presos militares muçulmanos matam na Argélia quatro sacerdotes católicos.
1995 – A França detona um artefato nuclear no Pacífico Sul, na quinta de uma série de provas submarinas.
1997 – Billy Wright, um dos mais temidos líderes da guerrilha protestante da Irlanda do Norte, é morto em uma penitenciária.
1999 – O presidente peruano Alberto Fujimori anuncia sua candidatura presidencial às eleições do ano 2000.

Fonte:

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >> Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Um comentário sobre “Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 27 de Novembro – Cometa Halley!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *