Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 26 de Fevereiro – Johnny Cash!

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 26 de Fevereiro – Johnny Cash!

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 26 de fevereiro de 1932 quando nascia, na cidade de Kingsland (EUA), o cantor e compositor John Ray Cash, mais conhecido como Johnny Cash. Com uma carreira que durou quase cinco décadas, ele era conhecido por seus fãs como o “O Homem de Preto” e também foi para muitos a personificação da música country.

Quando pequeno, uma tragédia familiar afetou para sempre sua vida. Em 1944, o irmão mais velho de Cash, Jack, morreu após um acidente em uma serra de madeira quando eles trabalhavam em um campo de algodão. Neste dia, Cash tinha ido pescar e se sentiu culpado pela morte do irmão.

Em 1955, ele emplacou os primeiros sucessos com “Hey Porter” e “Cry Cry Cry”. Nos anos 60, sua carreira decolou e ele começou o vício em anfetaminas e barbitúricos. Apesar de as drogas influenciarem no seu comportamento, ele manteve sua criatividade para emplacar sucessos. Contudo, seu comportamento destrutivo provocou o divórcio, confusões e algumas prisões do cantor. Um pouco depois, Cash decidiu quer era hora de se desintoxicar e contou com apoio de amigos e de June Carter, que se tornaria sua esposa para o resto da vida.

Em 1969, nasceu o único filho homem de Cash, John Carter Cash, do relacionamento com June. Entre 1969 e 1971, Cash teve seu próprio programa na televisão, que contava com a participação de astros como Neil Young e Bob Dylan. Em meados dos anos 70, a popularidade e as canções de sucesso de Cash começaram a diminuir, mas sua autobiografia, intitulada “Man in Black” (de 1975), vendeu 1,3 milhão de cópias. Na década seguinte, contudo, suas gravações não provocaram grandes impactos. Neste período, Cash começou a trabalhar como ator em filmes. Em 1986, publicou seu único romance, “Man in White”, um livro sobre Saulo e sua conversão como apóstolo Paulo. Nos anos 90, sua carreira deu uma nova guinada. Em 1994, gravou o álbum “American Recordings”, com versões de Cash para sucessos de artistas modernos como Tom Waits e a banda de metal Danzig. Em 1996, lançou “Unchained”, com canções do Soundgarden (“Rusty Cage”), Beck (“Rowboat”) e participação especial do baixista Flea, do Red Hot Chili Peppers. Ironicamente, o álbum foi ignorado pelo meio country, mas ganhou um Grammy como o “Melhor Álbum Country”.

Em 1999, passou a sofrer de problemas de saúde e foi obrigado a encurtar uma turnê. Em 15 de maio de 2003, sua esposa June Carter morreu, aos 73 anos, por conta de complicações após uma cirurgia no coração. Quatro meses depois, no dia 12 de setembro, Cash morreu em Nashville (EUA) por causa de diabetes, aos 71 anos.

26-02.1

Em 2005 foi criado um filme sobre sua biografia junto com sua esposa o filme se chama: “Johnny e June”, os intérpretes principais precisaram atuar, além de tocar instrumentos, “dançando” (a movimentação no palco, ao se apresentarem) e cantando eles mesmos – (sem dublês!) – uma tarefa exigente, realizada com eficiência e talento, elogiada pelos jornalistas estrangeiros, especializados em cinema, que premiaram Joaquin Phoenix e Reese Witherspoon com o Globo de Ouro, sendo ambos indicados para o Oscar. Ela ganhou, igualmente, o Bafta, premiação máxima do cinema britânico à qual Joaquin Phoenix também foi indicado!

“Johnny e June” conta uma comovente história de vida, marcada pelo amor, trabalho constante e superação. Inclusive pela admirável performance de Joaquin Phoenix, acompanhada quase no mesmo nível de excelência por Reese Witherspoon. A vida do casal de artistas continuou produtiva e plena de realizações, décadas depois dos anos relembrados em “Johnny e June”.

Após 35 anos de casamento, June morreu, em 15 de maio de 2003, aos 73, exatamente na fase de pré-produção do filme. Menos de quatro meses depois, morreu Johnny, aos 71 anos, sendo enterrado ao lado da esposa e companheira de trabalho. Deixaram órfãos, além de seis filhas das uniões anteriores, seu único filho homem, John Carter Cash, nascido em 1970.

A biografia completa do casal revela o quanto ambos sofreram e lutaram juntos. Cantaram com vigor todas as incompreensões, dores e rejeições que experimentaram durante a sua conturbada existência. Nem o sucesso nem o amor chegaram a eles como algo fácil.As suas realizações mostram que não viveram em vão todos esses sofrimentos físicos e emocionais do cotidiano, todos os conflitos que experimentaram, lado a lado, ao longo de muitos anos.

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1266 – Carlos d’Anjou conquista a coroa da Sicília.
1531 – Terremoto mata milhares de pessoas na região de Lisboa, Portugal.
1815 – Napoleão Bonaparte foge da ilha de Elba, reorganiza seu Exército e inicia o chamado Período dos Cem Dias.
1832 – Frederic Chopin se apresenta pela primeira vez, em Paris.
1848 – Proclamada a Segunda República Francesa.
1918 – Aviões alemães atacam Veneza, na Itália, durante a I Guerra.
1935 – Adolf Hitler cria a Luftwaffe, a Força Aérea alemã.
1937 – Luís Carlos Prestes é julgado pelo Supremo Tribunal Militar por crime de deserção. Condenado, ele ficaria preso até 1945.
1938 – Brasil aprova sua segunda Constituição.
1952 – Winston Churchill, primeiro-ministro da Grã-Bretanha, anuncia que seu país possui bombas atômicas.
1969 – Presidente Artur da Costa e Silva edita o Ato Institucional nº 7 suspendendo as eleições democráticas no País.
1980 – Egito e Israel estabelecem relações diplomáticas.
1983 – O álbum Thriller, de Michael Jackson, atinge o primeiro lugar nas paradas de sucesso dos Estados Unidos.
1990 – Violeta Chamorro é eleita presidente da Nicarágua.
1991 – As forças americanas e kuwaitianas entram no Kuwait, abandonado pelas tropas invasoras iraquianas.
1991 – É instalado o Superior Tribunal de Justiça (STJ).
1993 – Explosão mata seis pessoas no estacionamento do World Trade Center, em Nova York.
1997 – O governo suíço aprova a indenização de sobreviventes e de herdeiros de vítimas do Holocausto, que tiveram seus depósitos bloqueados nos bancos do país após a II Guerra.
2000 – O papa João Paulo II visita o Monte Sinai, no Egito.
2003 – Asilo de Connecticut, EUA, é destruído por um incêndio. Onze pessoas morrem.

Nascimentos

» Vitor Hugo (1802-1885), poeta e dramaturgo francês
» Levi Strauss (1829-1902), criador do jeans
» Venceslau Brás Pereira Gomes (1868-1966), presidente brasileiro 1914-1918

Falecimentos

0326 – Santo Alexandre
1577 – Erik XIV, rei da Suécia 1560-1569
1878 – Juan Maria Gutierrez, escritor e político argentino.
1931 – Otto Wallach, químico alemão e prêmio Nobel em 1910
1969 – Karl Jaspers, filósofo alemão
1970 – Irina Alexandrovna, princesa russa

Fonte:

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >>  Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *