Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 24 de Novembro – Lucy!

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 24 de Novembro – Lucy!

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 24 de novembro de 1974, quando uma descoberta no vale Awash, do centro da Etiópia, lançaria uma nova luz sobre a evolução humana. Uma equipe de paleontólogos, liderada pelo norte-americano Donald Johanson, desenterrou os restos do esqueleto de um Australopithecus afarensis fêmea, um hominídeo bípede.

6

Ela foi nomeada Lucy em homenagem à canção dos Beatles “Lucy in the Sky of Diamonds”, que era tocada durante a celebração da descoberta da equipe de escavação. Os pesquisadores desenterraram mais de 200 ossos e fragmentos, o que representa mais de 40% do esqueleto de Lucy. Nenhum fragmento foi encontrado em duplicidade, o que indica que todos os ossos vieram de um único organismo vivo.

4

Após uma reconstrução meticulosa do esqueleto, ficou claro que Lucy era uma mulher idosa e teria cerca de um metro de altura. Ela tinha um cérebro pequeno e, fisicamente, era parecida com um chimpanzé, com uma cabeça pequena saliente, braços longos e pernas curtas. A estrutura dos ossos nas costas e parte inferior do corpo indicam que ela era bípedes, a característica de todas as espécies pertencentes aos gêneros Australopithecus e Homo. As tentativas de datar Lucy no momento da descoberta foram inconclusivas. Apenas na década de 1990, por um processo avançado de argônio, que analisou fragmentos de areia em que Lucy foi encontrada, mostrou que ela teria vivido há 3,2 milhões de anos. Desde a descoberta de Lucy, muitos outros exemplos de Australopithecus afarensis foram descobertos, lançando luz sobre o início de hábitos e comportamentos humanos.

5

Em 1975, uma família completa foi descoberta, provavelmente vítimas de uma catástrofe natural que matou todos ao mesmo tempo. O agrupamento era composto por jovens e velhos, homens e mulheres, mostrando a tendência da espécie em viver em pequenos grupos familiares. Novas descobertas mostram que o Australopithecus afarensis viveu na Terra por um período de cerca de 900 mil anos. Mais de três milhões de anos após sua morte, Lucy se tornou uma espécie de celebridade. Seu esqueleto foi exibido em vários museus, despertando a curiosidade de muitas pessoas. Hoje, por conta da sua extrema fragilidade, ela está em uma caixa especialmente projetada no Museu Nacional da Etiópia.

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1631 – Olinda, em Pernmabuco é incendiada pelos holandeses.
1642 – Abel Janzoon Tasman descobre a ilha que leva o seu nome: Tasmania.
1700 – Felipe V é proclamado rei da Espanha.
1825 – Dom Pedro I parte para a guerra Platina, no Uruguai.
1859 – Charles Darwin lança “A Origem das Espécies” onde expõe que as formas de vida originaram de um processo de seleção natural.
1861 – Nasce o poeta Cruz e Sousa.
1935 – Durante a Intentona Comunista, Militares da ANL tomam o poder em Recife.
1937 – Governo Vargas decreta Intervenção Federal em todos os estados, menos Minas Gerais.
1941 – Os nazistas abrem um campo de concentração para os judeus da República Tcheca. Nos pouco mais de três anos de existência do “gueto-modelo de Hitler”, passaram por ali 140 mil pessoas.
1951 – O navio Calypso, comandado pelo oceanógrafo francês Jacques Cousteau, parte para estudar os recifes no Mar Vermelho.
1963 – O sistema bipartidário é instituído no Brasil com a criação da Aliança Renovadora Nacional (Arena) e do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
1963 – Lee Harvey Oswald, assassino do ex-presidente John Kennedy, é morto a tiros quando estava sendo transferido da cadeia para a sala de interrogatório.
1969 – Retorna à Terra a Apollo XII, tripulada pelos comandantes Conrad, Bean e Gordon, após ter chegado a superfície lunar.
1969 – Estados Unidos e URSS firmam o tratado de não proliferação de armas nucleares.
1976 – Um terremoto na Turquia deixa 5.291 mortos e cerca de 50 mil desabrigados.
1985 – Morrem 60 pessoas e outras 26 ficam feridas em assalto realizado por um comando egípcio a um Boeing 737.
1989 – O Partido Comunista renuncia ao poder na Checoslováquia depois de movimentos populares de oposição.
1991 – Freddie Mercury, vocalista da banda Queen, morre aos 45 anos, vítima da AIDS.
1993 – Na Inglaterra, dois meninos de 11 anos são condenados à prisão perpétua pelo assassinato de James Bulger, de dois anos.
1994 – Tropas sérvias-bósnias capturam 250 soldados da Força de Paz da Organização das Nações Unidas. Eles são usados como escudo contra os bombardeios da Organização do Tratado do Atlântico Norte.
1994 – Isaac Rabin e Yasser Arafat recebem o prêmio Príncipe de Astúrias.

Fonte:

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >> Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *