Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 23 de Abril – Nasce William Shakespeare

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 23 de Abril – Nasce William Shakespeare

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 23 de Abril de 1564, quando nasceu, em Stratford-upon-Avon, Inglaterra, um dos maiores dramaturgos e escritores da língua inglesa, conhecido mundialmente por suas peças teatrais. William Shakespeare.

William Shakespeare foi um poeta e dramaturgo inglês do Século XVII, tido como o maior escritor da língua inglês e o mais influente dramaturgo do mundo. É chamado frequentemente de poeta nacional da Inglaterra e de “Bardo do Avon” (ou, simplesmente,”O Bardo”). Um total de 38 peças, 3.154 sonetos, dois longos poemas narrativos, e diversos outros poemas menores são conhecidos por nós atualmente. Suas peças foram traduzidas para os principais idiomas do mundo, e muitos de seus textos e temas, especialmente os do teatro, permaneceram vivos até aos nossos dias, sendo revisitados com frequência pelo teatro, televisão, cinema e literatura. Entre suas obras mais conhecidas estão Romeu e Julieta, que se tornou a história de amor por excelência, e Hamlet, que possui uma das frases mais conhecidas da língua inglesa: To be or not to be: that’s the question (Ser ou não ser, eis a questão).

Aos 18 anos, Shakespeare casou-se com Anne Hathaway, que lhe concedeu três filhos: Susanna, e os gêmeos Hamnet e Judith. Entre 1585 e 1592 William começou uma carreira bem-sucedida em Londres como ator, escritor e um dos proprietários da companhia de teatro chamada Lord Chamberlain’s Men, mais tarde conhecida como King’s Men. Acredita-se que ele tenha retornado a Stratford em torno de 1613, morrendo três anos depois, no mesmo dia de seu nascimento, 23 de Abril de 1616. Restaram poucos registros da vida privada de Shakespeare, e existem muitas especulações sobre assuntos como a sua aparência física, sexualidade, crenças religiosas, e se algumas das obras que lhe são atribuídas teriam sido escritas por outros autores.

Shakespeare produziu a maior parte de sua obra entre 1590 e 1613. Suas primeiras peças eram principalmente comédias e obras baseadas em eventos e personagens históricos, gêneros que ele levou ao ápice da sofisticação e do talento artístico ao fim do século XVI. A partir de então escreveu apenas tragédias até por volta de 1608, incluindo Hamlet, Rei Lear e Macbeth, consideradas algumas das obras mais importantes na língua inglesa. Na sua última fase, escreveu um conjuntos de peças classificadas como tragicomédias ou romances, e colaborou com outros dramaturgos. Diversas de suas peças foram publicadas, em edições com variados graus de qualidade e precisão, durante sua vida. Em 1623 dois de seus antigos colegas de teatro publicaram o chamado First Folio, uma coletânea de suas obras dramáticas que incluía todas as peças reconhecidas atualmente como sendo de sua autoria.

Shakespeare foi um poeta e dramaturgo respeitado em sua própria época, mas sua reputação só viria a atingir o nível em que se encontra hoje no século XIX. Os românticos, especialmente, aclamaram a genialidade de Shakespeare, e os vitorianos idolatraram-no como um herói, com uma reverência que George Bernard Shaw chamava de “bardolatria”, Idolatria ao Bardo. No século XX sua obra foi adotada e redescoberta repetidamente por novos movimentos, tanto na academia e quanto na performance. Suas peças permanecem extremamente populares hoje e são estudadas, encenadas e reinterpretadas constantemente, em diversos contextos culturais e políticos, por todo o mundo.

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1616 – Morre Miguel de Cervantes, escritor, autor de “Dom Quixote”.

1616 – Morre William Shakespeare, dramaturgoe maior escritor da língua inglesa até hoje. Ele morre no mesmo dia de seu nascimento.

1811 – Abertura da Academia Real Militar no Rio de Janeiro, atual Academia Militar das Agulhas Negras.

1858 – Nasce Max Planck, criador da teoria da física quântica.

1962 – URSS e EUA terão rede mundial de observação meteorológica ligada por satélites artificiais.

1964 – Inglaterra festeja quarto centenário de nascimento de Shakespeare.

1969 – Argentina e Venezuela reatam relações, após três anos de rompimento.

1969 – O assassino do senador Robert Kennedy, Sirhan Bishara Sirhan, é condenado à morte em Los Angeles.

1974 – Morre o presidente da Áustria, Franz Jonas.

1974 – O governo anuncia a criação do Banco Nacional do Desenvolvimento Agropecuário (BNDA).

1985 – José Sarney é efetivado no cargo de presidente da república.

1998 – Dolly, a ovelha nascida por clonagem em 1996, dá à luz sua primeira cria.

2002 – Uruguai rompe relações com Cuba. O chefe de estado sentiu-se insultado pelo governo cubano por ter votado a favor de uma resolução da ONU que intimava Cuba a garantir direitor civis e políticos a seu povo.

2004 – A Coreia do Norte admite tragédia ocorrência de um grave acidente de trem e pede ajuda à comunidade internacional. O governo norte-coreano afirmou ter ocorrido a morte de centenas de pessoas. Estima-se a destruição total de ao menos 1.800 casas e calcula-se haver 3.000 vítimas, entre mortos e feridos.

Fonte:

Opera-Mundi

Barsa Saber

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >>  Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Um comentário sobre “Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 23 de Abril – Nasce William Shakespeare

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *