Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 22 de Novembro – A revolta da Chibata!

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 22 de Novembro – A revolta da Chibata!

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O Dia 22 de novembro de 1910 quando era iniciada a revolta da Chibata! para entendermos melhor esse fato histórico teremos que analisar a situação atual da marinha brasileira naquela epóca:

No início do século XX, os marinheiros brasileiros eram submetidos a uma dura rotina de trabalho e recebiam salários baixíssimos. Não bastando, os membros de baixa patente eram submetidos a castigos físicos toda vez que não cumpriam uma ordem estabelecida. Apesar de a prática ser proibida desde o fim do Império, era comum que os marinheiros recebessem chibatadas como forma de punição.

Em justamente no dia 22 de novembro de 1910, sob comando de um marujo negro e analfabeto chamado João Candido, os marinheiros dos couraçados Minas Gerais e São Paulo organizaram um protesto. Neste, tomaram o controle das embarcações e enviaram um telegrama ao presidente exigindo que os castigos fossem abolidos, os salários incrementados e uma folga semanal concedida a todos os marinheiros. Se não tivessem seu pedido imediatamente atendido, ameaçavam bombardear a capital.

Mediante a gravidade da situação e o alarde dos grupos políticos oposicionistas, o governo decidiu atender aos pedidos. Em poucos instantes, o Congresso votou uma lei em que o castigo físico era abolido e todos os envolvidos na revolta não sofreriam qualquer tipo de punição. Entretanto, revelando sua face autoritária, o governo descumpriu suas próprias determinações ao realizar a prisão de alguns dos participantes dessa primeira revolta.

A mudança aconteceu quando, alguns dias antes, provavelmente empolgados pela primeira revolta, um grupo de fuzileiros navais alocados na Ilha das Cobras resolveu organizar uma nova manifestação contra o governo. Dessa vez o Exército foi enviado para um violento ataque a fim de aniquilar prontamente os rebeldes. Aqueles que sobreviveram ao episódio foram deportados para a Amazônia e forçados a trabalhar nos seringais da região.

Durante a realocação para o território amazônico, alguns dos condenados foram submetidos ao fuzilamento. João Candido acabou sendo inocentado pelo governo federal. Entretanto, perdeu a sua colocação na Marinha e foi internado como louco no Hospital dos Alienados. Na época, o tratamento no sanatório poderia ser tão ou mais cruel que a própria prisão. Em 1969, ele acabou morrendo pobre, esquecido e acometido por um câncer.

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1497 – O explorador português Vasco Da Gama torna-se o primeiro europeu a navegar pelo Cabo da Boa Esperança.
1824 – Guatemala, El Salvador, Honduras, Costa Rica e Nicarágua promulgam constituição que une os cinco países em uma federação.
1890 – Nasce Charles De Gaulle, militar e estadista francês.
1910 – Marinheiros iniciam, na Baía da Guanabara, a Revolta da Chibata, reivindicando melhores condições de trabalho na Marinha.
1928 – É realizada em Paris a primeira apresentação de Bolero, a mais famosa música de Joseph-Maurice Ravel.
1943 – O Líbano torna-se independente da França depois de 23 anos da dominação que começou logo após a Primeira Guerra Mundial.
1943 – Os líderes dos Estados Unidos, da Inglaterra e da China reúnem-se no Cairo, no Egito, para discutir a guerra contra o Japão.
1948 – A república democrática do Vietnã pede para ser admitida pelas Nações Unidas.
1955 – A União Soviética explode uma bomba de hidrogênio na Sibéria.
1956 – Início dos XVI Jogos Olímpicos em Melboune, na Austrália.
1963 – Morre o escritor inglês Aldous Huxley, autor do livro Admirável Mundo Novo.
1963 – Lançado o disco With the Beatles, o único álbum duplo da banda.
1963 – John F. Kennedy, presidente norte-americano, é assassinado em Dallas, no Texas, enquanto percorria as ruas da cidade em carro aberto.
1965 – O boxeador Cassius Clay, também chamado de Mohammad Ali, mantém o título dos pesos pesados com uma vitória sobre Floyd Patterson.
1966 – Os membros da Comissão Warren se opõem à abertura de um novo inquérito sobre o assassinato de John F. Kennedy.
1967 – Nasce o tenista alemão Bóris Becker.
1974 – Um avião VC10 da British Airways é seqüestrado em Dubai. A aeronave é abandonada três dias depois, na Tunísia, após o assassinato de um passageiro e a libertação de palestinos presos no Egito.
1975 – O piloto Emerson Fittipaldi anuncia que está abandonando a equipe McLaren para pilotar o Copersucar, carro construído pelo seu irmão Wilson.
1977 – Ocorre o primeiro vôo Paris – Nova York do Concorde.
1986 – Mike Tyson vence Travor Berbick e torna-se, aos 20 anos, o mais jovem campeão mundial dos pesos pesados de todos os tempos.
1989 – É assassinado em um atentado em Beirute, o recém-eleito presidente do Líbano, René Muawad.
1990 – Na Inglaterra, a conservadora Margaret Thatcher renuncia ao cargo de Primeiro Ministro após 11 anos e meio de mandato.
1992 – A coalizão pró-governo vence as eleições no Peru.
1993 – O Senado do México aprova o “North American Free Trade Agreement”, o NAFTA.
1995 – Simón Peres torna-se chefe do governo de Israel.

Fonte:

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >> Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *