Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 22 de Maio – Irmãos Wright!

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 22 de Maio – Irmãos Wright!

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 22 de maio de 1908, quando os irmão norte-americanos Orville e Wilbur Wright patentearam um aeroplano mais pesado do que o ar, capaz de executar um voo prolongado e repetido. Por conta disso, eles ficaram conhecidos como os pioneiros da história da aviação, “título” histórico que gera muitas controvérsias. O modelo patenteado foi pilotado por importantes figuras, como o empresário russo Charles De Lambert que, em 1909, voou 116 quilômetros em menos de duas horas. A contribuição mais importante dos irmãos para a aviação foi um voo para determinar o movimento de aeronaves em torno do eixo longitudinal. Na época, os projetos dos aviões não levavam em conta a necessidade de inclinar as asas para mudar a direção da aeronave. O trabalho metódico e minucioso dos irmãos Wright constituiu as bases para o voo de equipamentos mais pesados do que o ar.

Pioneiros da aviação norte-americana, os dois irmãos, que possuíam uma oficina de bicicletas, lançaram-se à construção de planadores. Segundo seu diário, voaram num aeroplano chamado “Flyer” a 17 de Dezembro de 1903, em Kitty Hawk, na Carolina do Norte. O diário registra três outros vôos com o mesmo aparelho, dos quais um de 59 segundos à velocidade de 50 km/h e um outro, a 5 de Outubro de 1905.

Os irmãos Wright tentaram vender sua aeronave ao Exército dos EUA; depois ao governo francês; e, posteriormente, a um grupo de industriais. Não obtiveram sucesso. Em 1907 foram à Europa, onde prosseguiram as negociações para a venda do invento. Somente em 1908 realizaram experiências públicas de vôo no Velho Mundo. Daí em diante, obtiveram grandes sucessos. O Exército norte-americano aceitou o avião em 1909 e, anos depois, os irmãos Wright passaram a ser considerados pelo governo dos EUA como inventores do aeroplano.

Os irmãos Wright não reclamaram para si somente a honra do primeiro avião ou do primeiro vôo, mas anexaram um rótulo qualificativo do seu Flyer no Instituto Smithsonian: “O avião original dos Irmãos Wright: a primeira máquina do mundo movida a energia, mais pesada que o ar, na qual o homem fez vôos livres, controlados e sustentados”.

A partir de 1906, os Wright se envolveram numa série de disputas de patentes. Depois da morte de Samuel P. Langley , outro pioneiro da aviação, e de Santos Dumont ter realizado seu feito em Paris, começou a discussão de quem seria o verdadeiro “Pai da Aviação”.

O primeiro vôo dos irmãos Wright, realizado no dia 17 de Dezembro de 1903, não teria sido um vôo autônomo (a ascensão da aeronave por meios próprios). Os Wright não foram a Paris, concorrer ao desafio lançado pelo milionário Ernest Archedeacon, que oferecia a Taça da Aviação e 3000 francos para quem conseguisse voar em avião uma distância de 25 metros com ângulo de queda máximo de 25 graus. Santos Dumont foi o detentor do primeiro recorde homologado em aeroplano, com o 14-BIS, em 1906, depois de ter ganhado o Prêmio Deutsche de la Meurthe, pelo primeiro vôo bem-sucedido em balão dirigível, feito entre Saitn-Claud e a Torre Eiffel, em 1901.

Os irmãos Wright só apareceram em 1908, com uma aeronave mais avançada que qualquer outra existente, reivindicando o título de pioneiros da aviação mundial. Mas até 1910, todos os aparelhos dos Wright necessitavam de uma catapulta ou vento intenso em uma pista em declive, enquanto o aparelho de Santos Dumont saia do chão por seus próprios meios, voava de forma controlada e pousava tranquilamente.

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1671 – É outorgada a Carta de fundação da cidade de Versalles, por Luis XIV da França.
1744 – Morre Alexander Pope, escritor inglês.
1774 – Francisco de Orduña, em nome do vice-rei do Rio da Prata, toma posse do arquipélago das Malvinas, recuperado pelos espanhóis dos ingleses.
1843 – Morre Henri Beyle Stendhal, novelista francês.
1859 – Nasce Arthur Conan Doyle, novelista escocês.
1875 – A Noruega introduz o sistema métrico decimal.
1885 – Morre Victor Hugo, escritor romântico francês.
1895 – Rubén Darío escreve em uma hora e meia sua famosa Marcha triunfal para a noitada patriótica do 25 de maio.
1907 – Nasce Lawrence Olivier, ator britânico.
1908 – Os irmãos Wright apresentam seu artefato voador no escritório de patentes norte-americano.
1911 – Portugal adota como tipo ouro o escudo de cem centavos.
1912 – Nasce Herbert Charles Brown, químico norte-americano de origem britânica, Prêmio Nobel 1979.
1919 – Nasce Eva Duarte de Perón, primeira dama argentina.
1924 – Nasce Charles Aznavour, cantor e ator francês de origem armênia.
1930 – Primeira apresentação de um programa de televisão em um teatro da cidade norte-americana de Schenectady (estado de Nova York).
1933 – A luta em Cuba contra a ditadura do general Machado se torna uma verdadeira guerra civil.
1939 – Alemanha e Itália firmam em Berlim o chamado Pacto de Acero, verdadeira aliança militar entre ambos países.
1949 – Promulgação da Lei Fundamental de Bonn, constituição provisória da República Federal Alemã.
1952 – O governo argentino denuncia a existência de um complô para assassinar o presidente Juan Domingo Perón e sua esposa.
1981 – Francois Mitterrand forma um governo de esquerda na França.
1983 – Graves inundações na Argentina, Brasil e Paraguai.
1988 – Karoly Grosz, primeiro ministro da Hungria se declara partidário da Perestroika.
1990 – Os líderes do Iêmen do Norte, Alí Abdalla Salej, e do Iêmen del Sur, Jaida Abu Baker, proclamam o nascimento da República do Iêmen, após a unificação de ambos territórios.
1991 – Os presidentes do Líbano, Elías Haraui, e da Síria, Hafez el Asad, firmam em Damasco um histórico Tratado de Irmandade, Cooperação e Colaboração, após o fim da guerra civil.
1992 – A Assembléia Geral da ONU admite como integrantes a Eslovênia, Croácia e a Bósnia-Herzegovina.
1994 – Alí Salem al Baid, proclamado presidente da nova República Democrática do Iêmen.

 

Fonte:

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >> Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *