Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 22 de Dezembro – Nasce a Chiquinha!

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 22 de Dezembro – Nasce a Chiquinha!

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O  dia 22 de dezembro de 1950 onde nascia na cidade de Tepic, no México, a atriz Maria Antonieta de las Nives, que ficou conhecida no Brasil por dar vida ao papel da personagem Chiquinha, no seriado Chaves.

Antonieta começou cedo sua carreira: aos oito anos trabalhava na novela “La Leona”. Em 1974 foi para a TV Asteca e, em 1980, ingressou no seriado Chaves, onde ganhou fama internacional com sua personagem. Em 2002, Antonieta sofreu um infarto, mas se recuperou.

Desde 2003 é proprietária de um circo e segue atuando como atriz em telenovelas. Em outubro de 2011 visitou o Brasil pela primeira vez.

Curiosidades

– Maria Antonieta de Las Nieves é casada, desde 1972, com o produtor mexicano Gabriel Fernández. A atriz ainda é mãe de dois filhos, Verônica e Gabriel.

– Entre os anos de 1974 e 1975, apresentava um programa semanal na TV Azteca. Não obtendo êxito, retorna ao seriado “El Chavo”.

– Sua personagem, “La Chilindrina” (Chiquinha na versão dublada), conquistaria diferentes públicos. Entre suas frases principais, destaque para “Papaizinho lindo do meu coração” e “Pois é, pois é, pois é”.

dona-neves-6

– Além da Chiquinha, a atriz é ainda reponsável pela criação da Dona Neves, Bruxa Baratuxa (Chapolin) e Marujita (Los Caquitos).

– No Brasil, sua voz foi dublada por Sandra Maria Azevedo e Cecília Lemos.

– Nos anos 90, Maria Antonieta seria processada por Roberto Gómez Bolaños. O motivo? Os direitos de imagem da personagem “Chilindrina”.

– A atriz, no ano de 2003, seria entrevistada pelo programa “Falando Francamente”, da Rede Tv  Na atração, apresentada pela jornalista Sonia Abrão, ela revelaria, entre outras coisas, detalhes sobre o pré-infarto que sofrera meses antes.

Segue link da entrevista do programa Falando Francamente: http://goo.gl/gcWtpN

– Maria Antonieta ainda é cantora e dubladora. Seu talento e genialidade são reconhecidos por uma legião de fãs espalhados pelo mundo.

Felicitações de toda a equipe do cabine a eterna chiquinha que alegra todo Brasil em mais de 30 anos de reprises do Chaves no Sbt!..rs

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1606 – A Espanha proíbe suas colônias da América de fazer qualquer tipo de negociação com estrangeiros, sob risco de pena de morte.

1858 – Nasce o compositor italiano Giacomo Puccini, autor de óperas como La Bohème, Tosca, Madame Butterfly e Turandot.

1868 – Durante a Guerra do Paraguai, é iniciada a Batalha de Lomas Voletinas.

1894 – A Justiça francesa condena o militar Alfred Dreyfus de crime de alta traição. Anos mais tarde, foi comprovada sua inocência.

1900 – O primeiro modelo de carro Daimler é exibido. O veículo é chamado de Mercedes, nome da filha de Emil Jellinek, incentivador do projeto.

1940 – Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade inglesa de Manchester é bombardeada pela força aérea alemã.

1947 – É sancionada a constituição da república italiana.

1968 – Caetano Veloso e Gilberto Gil são presos na boate Sucata, no Rio de Janeiro.

1968 – 82 tripulantes do navio norte-americano de inteligência “Pueblo” são libertados após serem capturados pela Coréia do Norte.

1975 – Carlos, o Chacal, junto com outros terroristas árabes, fazem um ataque em Viena, na Áustria. Eles assassinaram três pessoas e fizeram outras 70 de reféns num encontro da Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep).

1981 – O atleta João do Pulo, um dia depois de ter sido eleito como o maior desportista latino-americano do ano, sofre um grave acidente de carro e tem a perna direita amputada.

1981 – Na Argentina, o general Leopoldo Galtieri se torna o novo presidente após uma junta ter deposto o presidente Viola.

1986 – Um decreto-lei institui o 13º salário para funcionários civis e militares da União.

1988 – O ecologista brasileiro Chico Mendes é assassinado.

1989 – Na Romênia, uma revolta popular derruba o governo do ditador comunista Nicolau Ceausescu, líder do país durante 24 anos.

1993 – Os Estados Unidos concedem asilo político a Alina Fernandez Revuelta, filha do ditador cubano Fidel Castro.

1993 – O parlamento da África do Sul aprova uma nova constituição que abole o regime racista de apartheid no país.

1994 – Renuncia Silvio Berlusconi, primeiro ministro italiano.

1994 – O locutor esportivo Osmar Santos sofre um grave acidente de carro que o deixa com traumatismo craniano.

1996 – O grupo guerrilheiro Tupac Amaru liberta 225 das 380 pessoas mantidas como reféns na residência do embaixador do Japão no Peru. O seqüestro terminaria em abril do ano seguinte.

Fonte:

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >>  Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Um comentário sobre “Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 22 de Dezembro – Nasce a Chiquinha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *