Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 21 de Outubro – Android!

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 21 de Outubro – Android!

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 21 outubro de 2008 quando é lançado o sistema operacional Android para celulares.

O Android é o sistema operacional móvel mais utilizado do mundo, e, em 2013, possuía a maior porcentagem das vendas mundiais de SO móveis. Dispositivos com o sistema Android vendem mais que eletrônicos com Windows, iOS e Mac OS X combinados, com vendas em 2012, 2013 e 2014 perto da base de computadores do mundo. Em julho de 2013, a loja de aplicativos Google Play possuía mais de 1 milhão de aplicativos disponíveis, baixados mais de 50 bilhões de vezes. Uma pesquisa com programadores entre abril e maio de 2013 revelou que 71% dos programadores para sistemas móveis desenvolviam para o Android. Na conferência anual Google I/O de 2014, a companhia revelou que existem mais de 1 bilhão de usuários Android ativos. Em junho de 2013, este número era de 538 milhões. O maior número de usuários no mundo também reflete no número de ataques de hackers no sistema, com cerca de 5.000 novos malwares sendo criados todos os dias para usuários Android.

O código do sistema operacional é disponibilizado pelo Google sob licença de código aberto, apesar de a maior parte dos dispositivos ser lançada com uma combinação de software livre e software privado. Inicialmente foi desenvolvido pela empresa Android, Inc., a qual o Google dava suporte financeiramente. Foi comprada pela mesma em 2005 e revelado em 2007 junto com a fundação da Open Handset Alliance — consórcio entre empresas de hardware, software e telecomunicações com o intuito de desenvolver a indústria de dispositivos móveis.

O Android é muito popular entre empresas de tecnologia que buscam um software pronto, de baixo custo e personalizável para dispositivos de alta tecnologia. A natureza do software de código aberto do sistema operacional tem encorajado uma grande comunidade de programadores e entusiastas a colocar uma fundação para o desenvolvimento de projetos feitos pela própria comunidade que adicionam recursos para usuários mais avançados, ou trazem o Android para dispositivos que inicialmente não foram lançados com a plataforma. O sucesso do SO fez dele um alvo para disputas de patente na chamada “guerra de smartphones” entre empresas de tecnologia.

Saiba mais sobre o sistema Android no documentário abaixo:

 

Veja mais fatos históricos nesse dia:

 

1520 – A expedição de Magalhães descobre o estreito que inicialmente foi chamado de Todos os Santos e mais tarde de Magalhães, no sul da Patagônia. Como o Estreito era por demais tortuoso, estreito e perigoso, a tripulação se amotinou e voltou para a Espanha.
1600 – Começa no Japão a época dos Tokugawa.
1805 – Bataha de Trafalgar: a armada franco-espanhola é derrotada pela frota do Almirante Horatio Nelson, da Inglaterra.
1820 – O general San Martin faz um decreto, estabelecendo a bandeira e o escudo do Peru.
1821 – Nasce Fedor Dostoiewski, escritor russo.
1833 – O pasquim Brasileiro Pardo é fundado no Rio de Janeiro pela tipografia de Davi da Fonseca Pinto. Tinha como objetivo denunciar o preconceito de cor.
1879 – O americano Thomas Edison inventa a lâmpada elétrica. Ele consegue deixar seu invento acesso por 45 horas.
1886 – Morre José Hernández, escritor, poeta, jornalista e legislador argentino, autor de Martín Fierro.
1903 – Os Estados Unidos vencem a disputa da fronteira entre o Alasca e o Canadá.
1905 – Uma greve geral começa na Rússia e dura onze dias. O motivo era a crise econômica, que afetava o país desde a derrota na guerra russo-japonesa.
1917 – Nasce Dizzy Gillespie, trompetista norte-americano, criador do jazz moderno.
1919 – Morre Daniel Bayona Posada, escritor colombiano.
1920 – Nasce Celia Cruz, cantora norte-americana de origem cubano.
1921 – è fundada a Rádio Clube Argentino.
1944 – II Guerra Mundial: tropas aliadas entram na Alemanha.
1944 – Trabalhadores e estudantes se organizam para protestar na Guatemala. O movimento iniciou a derrubada da ditadura no país.
1947 – No início da Guerra Fria, o Brasil rompe relações diplomáticas com a União Soviética, ficando ao lado dos Estados Unidos.
1947 – Foi inaugurada a primeira linha regular de ônibus para o Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul.
1955 – O Parque Nacional de Aïgues Tortes e o lago de Sant Maurici são criados.
1962 – O Concilio Ecumênico é inaugurado em Roma.
1963 – O líder negro Nelson Mandela começa a ser julgado na África do Sul. Ele havia sido preso durante um protesto contra o apartheid, o regime de segregação racial.
1971 – Esqueletos humanos e utensílios indígenas, com cerca de 1500 a 2000 anos, foram descobertos na cidade de Itajaí, em Santa Catarina.
1982 – O escritor colombiano Gabriel García Márquez obtém o Prêmio Nobel de Literatura.
1984 – Morre Francois Truffaut, cineasta francês.
1984 – O piloto austríaco Niki Lauda se consagra campeão mundial de Fórmula 1.
1988 – Um júri federal de Nova York acusa o ditador Ferdinando Marcos, das Filipinas, e sua esposa Imelda, por corrupção.
1989 – Um Boeing 727-200, da empresa hondurenha Tan-Sasha, cai em uma zona montanhosa ao sul de Tegucigalpa, morrendo 132 das 146 pessoas que viajavam na aeronave.
1998 – O Santos conquistau seu primeiro título internacional após 29 anos: a taça Commebol.

Fonte:

Redação Terra

http://www.tecmundo.com.br/

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >> Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

 

Um comentário sobre “Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 21 de Outubro – Android!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *