Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 21 de Novembro – Nasce o aparelho de som!

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 21 de Novembro – Nasce o aparelho de som!

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 21 de novembro onde o inventor norte-americano Thomas Edison anunciava o fonógrafo, sua primeira grande invenção, em um dia como este, no ano de 1877. Seu equipamento era capaz de gravar e reproduzir som.

Edison produziu o fonógrafo enquanto trabalhava em uma forma de gravar a comunicação telefônica em seu laboratório, em Menlo Park, Nova Jersey. Seu trabalho o levou a fazer um experimento com uma caneta sobre um cilindro de papel alumínio, que, para sua surpresa, reproduziu uma curta canção que ele tinha gravado “Mary Had a Little Lamb” (ou “Maria tinha uma ovelhinha”, em uma tradução livre). As apresentações públicas do seu invento o tornaram mundialmente famoso e ele foi apelidado de “Mago de Menlo Park”.

Edison deixou esta invenção de lado em 1878 para trabalhar na lâmpada incandescente, enquanto outros inventores aprimoraram o fonógrafo. Em 1887, retomou o trabalho neste equipamento, e o fonógrafo mostrou ser uma ferramenta popular para o entretenimento. Como resultado, o inventor lançou sua empresa para a gravação de músicas. Durante a década de 1920, contudo, a indústria fonográfica sofreu o impacto com o crescimento do rádio e, em 1929, a gravadora de Edison encerrou as atividades.

Edison, que adquiriu 1.093 patentes em seus 84 anos de vida, morreu em 18 de outubro de 1931, aos 84 anos, West Orange, Nova Jersey.

 

Veja mais fatos históricos nesse dia:

 

1783 – Dois inventores franceses, Jean François Pilatre e François-Laurent d’Arlandes, realizam o primeiro vôo num balão de ar quente.

1789 – Carolina do Norte torna-se o décimo segundo Estado norte-americano a ratificar a Constituição dos Estados Unidos.

1830 – Líbero Badaró é assassinado por inimigos políticos. Sua morte agitou a opinião pública e precipitou a saída de Dom Pedro.

1913 – A justiça de São Petersburgo queima manuscritos de Leon Tolstoi.

1916 – Charles I é proclamado imperador da Áustria e rei da Hungria.

1930 – É criado o Ministério do Trabalho no Brasil.

1934 – Morre o escritor brasileiro Coelho Neto, no Rio de Janeiro.

1946 – Harry Truman é o primeiro presidente norte-americano a viajar num submarino.

1947 – Dissolução dos partidos anticomunistas na Polônia e na Hungria.

1949 – A ONU faz um acordo para que se outorgue a plena independência a todas as antigas colônias italianas.

1952 – Firmado o tratado de amizade entre a Espanha e a Costa Rica.

1956 – O general Juarez Távora é preso por 48 horas em sua casa por ter criticado o governo de Juscelino Kubitschek durante um pronunciamento.

1962 – Um show de bossa nova, responsável pelo lançamento do movimento nos Estados Unidos, é realizado no Carnegie Hall, em Nova York. João Gilberto e Tom Jobim participam da apresentação.

1966 – O Brasil estuda o ingresso da China na ONU.

1966 – O Instituto Nacional da Previdência Social (INPS) é criado. Ele seria substituído pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

1973 – A URSS nega-se a participar da repescagem para o Copa do Mundo de futebol. A FIFA exclui o país do torneio.

1975 – A Espanha volta a ter um regime monárquico. O rei Juan Carlos I assume o trono, legaliza os partidos políticos e marca eleições legislativas.

1983 – A descoberta de uma jazida de ouro em Serra de Oliveiras, na Bahia, faz surgir uma nova corrida ao ouro.

1984 – É lançado na atmosfera o foguete Sonda 4.

1992 – A Igreja Anglicana da Austrália permite que mulheres se tornem pastoras.

1995 – Os presidentes da Sérvia, Slobodan Milosevic; da Croácia, Franjo Tudjman, e da Bósnia, Alia Izetbegovic, firmam acordo de paz em Dayton.

1995 – A França faz testes nucleares no Pacífico do Sul.

1997 – Membros da Organização das Nações Unidas retomam a inspeção de instalações militares no Iraque, depois de uma crise de três semanas.

2000 – O Congresso peruano destitui Fujimori.

Fonte:

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >>  Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *