Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 21 de Junho – Nasce Machado de Assis

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 21 de Junho – Nasce Machado de Assis

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 21 de Junho de 1839, quando nasceu um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, Machado de Assis.

Joaquim Maria Machado de Assis foi um dos maiores escritores brasileiros, e amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e crítico literário. Testemunhou a mudança política no país quando a República substituiu o Império e foi um grande comentador e relator dos eventos político-sociais de sua época.

 

Nascido no Morro do Livramento, Rio de Janeiro, de uma família pobre, mal estudou em escolas públicas e nunca frequentou universidade. Os biógrafos notam que, interessado pela boemia e pela corte, lutou para subir socialmente abastecendo-se de superioridade intelectual. Para isso, assumiu diversos cargos públicos, passando pelo Ministério da Agricultura, do Comércio e das Obras Públicas, e conseguindo precoce notoriedade em jornais onde publicava suas primeiras poesias e crônicas. Em sua maturidade, reunido a colegas próximos, fundou e foi o primeiro presidente unânime da Academia Brasileira de Letras.

 

Sua extensa obra constitui-se de nove romances e peças teatrais, duzentos contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de seiscentas crônicas. Machado de Assis é considerado o introdutor do Realismo no Brasil, com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881). Este romance é posto ao lado de todas suas produções posteriores, Quincas Borba, Dom Casmurro, Esaú e Jacó e Memorial de Aires, ortodoxamente conhecidas como pertencentes a sua segunda fase, em que se notam traços de pessimismo e ironia, embora não haja rompimento de resíduos românticos. Dessa fase, os críticos destacam que suas melhores obras são as da Trilogia Realista. Sua primeira fase literária é constituída de obras como Ressurreição, A Mão e a Luva, Helena e Iaiá Garcia, onde notam-se características herdadas do Romantismo, ou “convencionalismo”, como prefere a crítica moderna.

Sua obra foi de fundamental importância para as escolas literárias brasileiras do século XIX e do século XX e surge nos dias de hoje como de grande interesse acadêmico e público.18 Influenciou grandes nomes das letras, como Olavo Bilac, Lima Barreto, Drummond de Andrade, John Barth, Donald Barthelme e outros.19 Em seu tempo de vida, alcançou relativa fama e prestígio pelo Brasil,20 contudo não desfrutou de popularidade exterior na época. Hoje em dia, por sua inovação e audácia em temas precoces, é frequentemente visto como o escritor brasileiro de produção sem precedentes, de modo que, recentemente, seu nome e sua obra têm alcançado diversos críticos, estudiosos e admiradores do mundo inteiro. Machado de Assis é considerado um dos grandes gênios da história da literatura, ao lado de autores como Dante, Shakespeare e Camões.

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1908 – Manifestação pelo direito ao voto leva 250 mil mulheres ao Hyde Park.
1966 – Brasil e Paraguai discutem em Foz do Iguaçu PR problemas de fronteira e aproveitamento do potencial hidrelétrico do salto de Sete Quedas.
1982 – John W. Hinckley Jr., que tentou assassinar o presidente Ronald Reagan em março de 1981, é absolvido por um tribunal federal, que o considerou mentalmente doente.
1982 – Nasce William Arthur Philip Louis, filho dos príncipes de Gales, Charles e Diana.
1990 – Terremoto mata 35.000 pessoas e deixa 100.000 feridos no Irã.
1991 – EUA apreendem a maior apreensão de heroína na história do país: 577 quilos, avaliados em três bilhões de dólares.
1998 – Andrés Pastrana vence eleição na Colômbia, depois de doze anos de governo liberal.
2001 – Começa em Estrasburgo, na França, o primeiro congresso mundial pela abolição da pena de morte.
2004 – A nave americana SpaceShipOne, primeira aeronave privada tripulada a ir ao espaço, pousa no deserto de Mojave, nos EUA.
2004 – O Brasil fecha um acordo com a China que permite a retomada das exportações de soja para aquele país.

Fonte:

Barsa Saber

Opera-Mundi

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >> Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *