Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 20 de Outubro – Fim da primeira Guerra Mundial

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 20 de Outubro – Fim da primeira Guerra Mundial

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 20 de Outubro de 1918 quando houve o Fim da Primeira Guerra Mundial: A Alemanha aceita os pedidos dos Estados Unidos e termina um dos episódios mais sangrentos da história mundial.

O final da primeira guerra mundial esta relacionada com o início da segunda, em vista que os interesses territoriais dos alemães não foram concretizados, pelo contrário, ainda tiveram que devolver a região de Alsacia e Lorena para a França, sem contar com diversas clausulas do Tratado de Versalhes que trouxe para a Alemanha uma regressão em sua economia.

O tratado de Versalhes, assinado em 28 de junho de 1919, foi um acordo de paz assinado pelos países europeus que colocou um ponto final na primeira guerra mundial. A Alemanha assumiu a responsabilidade pelo conflito mundial e comprometeu-se a cumprir uma série de exigências políticas, econômicas e militares. Tais exigências foram impostas pelas nações vencedoras da primeira guerra mundial, mas a recém criada Liga das Nações, ou como conhecemos atualmente, ONU, ratificou o Tratado.

No entanto, pode-se dizer que a Alemanha perdeu a guerra, pelo olhar político pelo menos, sendo que seu exercito não foi derrotado, na verdade o que trouxe o fim da guerra foi um golpe burguês organizado por pessoas que em sua maioria eram judeus, deste ponto nasce a raiva de Adolf Hitler por eles, pois naquela época ele era soldado e estava na linha de frente da batalha que queriam continuar batalhando.

Saiba mais sobre o fim da primeira guerra no documentário abaixo:

 

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1748 – Morre em auto-de-fé em Lisboa o último brasileiro condenado pela Inquisição.
1854 – Nasce Arthur Rimbaud, poeta francês.
1874 – Nasce Charles Ives, compositor norte-americano.
1880 – Tegucigalpa é declarada capital da República de Honduras.
1918 – Fim da Primeira Guerra Mundial: A Alemanha aceita os pedidos dos Estados Unidos e termina um dos episódios mais sangrentos da história mundial.
1926 – É registrada a passagem de um dos mairoes ciclones da história de Cuba.
1947 – Brasil rompe relações com a URSS.
1951 – Aberta a primeira Bienal de São Paulo.
1968 – o bilionário grego Aristóteles Onassis, de 68 anos, casa-se com Jacqueline Kennedy, de 39 anos, viúva do presidente norte-americano assassinado cinco anos antes. O casamento foi muito criticado nos Estados Unidos, onde “Jacquie” havia sido muito admirada como prrimeira-dama.
1970 – A Embratel e a Companhia Telefônica da Espanha assinam convênio para a implantação de um cabo telefônico submarino entre o Brasil e a Espanha.
1971 – Inaugurado o aeroporto de Brasília, primeiro da América Latina a ser considerado inteligente por causa de seus sistemas de integração e informação de dados.
1974 – Na Suíça, 66% do eleitorado recusa por referendo uma proposta que significaria a expulsão de 150 mil estrangeiros dentro de um período de três anos.
1976 – Maradona faz sua estréia na primeira divisião do futebol argentino, atuando pelo Argentino Juniors.
1978 – Os generais Ernesto Geisel, do Brasil, e Alfredo Stroessner, do Paraguai, oficializam o início da construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu.
1985 – Mais de 50 pessoas morrem e aproximadamente 100 mil precisam ser retiradas das Filipinas, pela passagem do tufão “Dot”.
1991 – Uma faísca restante de um incêndio anterior deflagra uma catástrofe na Califórnia, com 25 mortos, 150 feridos, 2.843 prédios destruídos e 3.469 residências danificadas ou destruídas.
1991 – Ayrton Senna conquista o tri-campeonato mundial de Fórmula-1.
1994 – O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima condena a senadora Marluce Pinto, o governador Ottomar Pinto, e o deputado Moisés Lipnick a três anos de ineligibilidade por abuso de poder.
1998 – Fidel Castro, presidente de Cuba, admite ter mandado agentes secretos aos Estados Unidos para espionar grupos contra-revolucionários.

Fonte:

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >> Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *