Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 19 de Janeiro – Elis Regina!

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 19 de Janeiro – Elis Regina!

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 19 de Janeiro de 1982 quando falecia a cantora considerada por alguns críticos e músicos a melhor cantora brasileira de todos os tempos, Elis Regina Carvalho Costa morreu em São Paulo. A causa de sua morte gerou muitas controvérsias e laudos médicos da época apontaram que uma mistura de álcool com cocaína teria matado a cantora. A notícia chocou o país e também deixou muitos fãs de luto. Nascida no dia 17 de março de 1945, em Porto Alegre, Elis Regina era conhecida por sua forte personalidade, pela belíssima voz e também por sua presença de palco. Ela transitou por vários gêneros musicais, interpretando músicas da MPB, bossa nova, samba, rock e jazz. Ela surgiu em festivais de música nos anos 60 e tornou-se a primeira estrela da canção popular brasileira da época da televisão. Com seu sucesso, ajudou a lançar compositores até então desconhecidos como Milton Nascimento, Ivan Lins, Aldir Blanc e João Bosco. Entre suas parcerias mais célebres estão os duetos com Jair Rodrigues, Tom Jobim, Simonal, Rita Lee e Chico Buarque. Entre seu álbuns mais importantes (ao todo foram 27), destacam-se Em Pleno Verão (1970), Elis & Tom (1974), Falso Brilhante (1976), Transversal do Tempo (1978) e Saudade do Brasil (1980). Seu espetáculo Fino da Bossa, no final dos anos 60, foi um grande sucesso. Em 1967, Elis se casou com Ronaldo Bôscoli, diretor do Fino da Bossa, e ambos tiveram um filho, João Marcelo Bôscoli (1970). Depois, Elis se casou com o pianista César Camargo Mariano, com quem teve outros dois filhos Pedro Mariano (1975) e Maria Rita (1977). Além de grande cantora, Elisa também sempre foi engajada politicamente e criticava a ditadura brasileira em meio às declarações de seus shows ou nas canções que interpretava. Ela foi voz ativa da campanha pela Anistia de exilados brasileiros.

 

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1736 – Nasce Jacobo Watt, britânico, inventor da máquina à vapor.

1795 – Começa a funcionar a Escola Normal de Maestros, na França.

1809 – O Exército francês de Soult vence em La Coruña os ingleses de Wellesley, que se vêem obrigados a recuar.

1809 – Nasce Edgar Allan Poe, escritor americano.

1819 – Morre Carlos IV, rei da Espanha.

1880 – O Congresso espanhol vota a abolição da escravidão em Cuba.

1899 – Chegam a Sevilha os supostos restos mortais de Cristóvão Colombo, transportados pelo trem Giralda.

1910 – Um incêndio destrói o palácio de Cheregan, em Constantinopla, sede do Parlamento turco.

1920 – Nasce Javier Pérez de Cuéllar, diplomata e político peruano, ex-secretário geral da ONU.

1937 – Inauguração, em Salamanca, da Rádio Nacional da Espanha.

1941 – É anunciado no Japão a “Nova Ordem na Ásia Oriental”.

1944 – Durante a Segunda Guerra Mundial, a força aérea britânica lança 2,3 mil toneladas de bombas sobre a capital alemã de Berlim.

1966 – Indira Gandhi é eleita chRedação Terra de governo da Índia, primeira mulher que ocupa o cargo.

1981 – Os Estados Unidos e o Irã assinam um acordo que resulta na libertação de 52 norte-americanos mantidos como reféns por mais de 14 meses.

1982 – Elis Regina morre aos 36 anos de idade. Cantora gaúcha foi uma das mais importantes intérpretes da geração pós-bossa nova no aís.

1985 – Queda de um avião em Cuba, na cidade de São José das Lajes, mata 40 pessoas.

1986 – Babrak Karmal é reeleito chRedação Terra do Presídio do Conselho Revolucionário de Afeganistão.

1983 – A África do Sul volta a governar a Namíbia após cinco anos de governo semi-autônomo no país.

1992 – Zhelyu Zhelev, chRedação Terra de Estado da Bulgária desde 1990, é ratificado em seu cargo nas urnas e se converte no primeiro presidente do país eleito democraticamente.

1996 – Marcelino Camacho perde a presidência da central sindical CC.OO, na Espanha e Antonio Gutiérrez é reeleito secretário geral, com 66,3% dos votos.

Fonte:

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >> Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *