Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 19 de Abril – James Cook chega à Austrália

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 19 de Abril – James Cook chega à Austrália

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 19 de Abril de 1770, quando o famoso explorador e navegador inglês, Capitão James Cook, avista a costa da Austrália pela primeira vez, descobrindo o continente da Oceania.

O capitão James Cook foi um dos principais exploradores e navegadores britânicos do século XVIII. Cook foi o primeiro a mapear com exatidão a Terra Nova, território na América do Norte antes desconhecido pelos navegadores do Atlântico norte.

Cook entrou na marinha mercante britânica quando era adolescente e ingressou na Marinha Real em 1755. Ele participou da Guerra dos Sete Anos, e posteriormente estudou e mapeou grande parte da entrada do Rio São Lourenço durante o cerco de Quebec, Canadá. Isso permitiu que General Wolfe fizesse o seu famoso ataque nas Planícies de Abraão, e ajudou a levar Cook à atenção do Almirantado e da Sociedade Real britânica. Esta notícia veio em um momento crucial, tanto na sua carreira pessoal e na direção das explorações ultramarinas britânicas, e levou o seu cargo em 1766 como comandante da corveta HMS Endeavour para a primeira das três viagens do Oceano Pacífico.

Cook cartografou muitas áreas e registrou várias ilhas e zonas costeiras nos mapas europeus pela primeira vez. Seus resultados podem ser atribuídos a uma combinação de navegação, superior levantamento cartográfico, a coragem em explorar locais perigosos para confirmar fatos (por exemplo, navegar pelo Círculo Polar Antártico repetidamente e explorar ao redor da Grande Barreira de Coral na Oceania), uma capacidade de conduzir os homens em condições adversas, e ousadia, tanto em relação à medida da sua exploração e sua vontade de ultrapassar as instruções dadas a ele pelo Almirantado Britânico.

No livro “Colapso”, de 2005, o biólogo e biogeógrafo Jared Diamond cita um registro feito por Cook em que o capitão descreve uma breve visita à ilha de Páscoa, em 1744. “Pequenos, magros, tímidos e miseráveis”, foi como Cook descreveu os insulares, que já enfrentavam um forte problema ambiental. A casa de Cook na Inglaterra é hoje um memorial. Cook é considerado o pai da Oceania, pois foi o primeiro europeu a avistar as terras da Austrália e da Nova Zelândia e circunavegou a Terra 2 vezes. Cook morreu na baía havaiana de Kealakekua em 1779, em uma luta com os nativos durante a sua terceira viagem exploratória na região do Pacífico.

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1881 – Morre o político britânico Benjamin Disraeli

1955 – Argentina e Uruguai reatam relações diplomáticas, suspensas em 1953.

1956 – Casamento do príncipe Rainier de Mônaco e da atriz americana Grace Kelly.

1957 – O primeiro navio britânico a pagar pedágio à autoridade egípcia em Suez concluiu a travessia do canal.

1971 – Israel submete aos EUA seu plano de reabertura do canal de Suez.

1971 – O líder bengali de Bangladesh, Mujibur Rahman, é acusado de traição pelo governo central, por conspirar com a Índia pela independência.

1977 – Ministro das Relações Exteriores de El Salvador, Mauricio Borgonovo sequestrado.

1978 – O governo do general Augusto Pinochet, no Chile, concede anistia ampla aos presos e exilados políticos do país.

1982 – Angra 1 para de funcionar devido a vazamento numa das válvulas.

1991 – Um foguete Atlas-Centauro explode minutos após decolar da base espacial de Cabo Cañaveral.

1993 – Cerco de 51 dias à sede de uma seita em Waco, Texas, acaba em tragédia: seu líder incendia as instalações e morre com mais 80 pessoas.

1995 – Carro-bomba explode diante de um prédio público na cidade de Oklahoma, EUA, deixando mais de 400 feridos e cerca de 200 mortos.

1996 – Arqueólogos encontram provas que confirmam a presença humana na caverna da Pedra Pintada, na Amazônia, há 11.000 anos.

2003 – Escuna Tona Galea naufraga em Cabo Frio RJ e mata 15 pessoas.

Fonte:

Opera-Mundi

Barsa Saber

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >>  Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Um comentário sobre “Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 19 de Abril – James Cook chega à Austrália

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *