Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 18 de Setembro – Jimi Hendrix!

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 18 de Setembro – Jimi Hendrix!

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 18 de setembro de 1970 quando morria o lendário guitarrista, cantor e compositor norte-americano Jimi Hendrix. Ele morreu aos 27 anos, em um hotel em Londres. De acordo com o médico que o atendeu inicialmente, Hendrix tinha se asfixiado em seu próprio vômito, composto principalmente de vinho tinto. Contudo, sua morte é alvo de controvérsias até hoje.

Nascido no dia 27 de novembro de 1942, na cidade de Seattle, (EUA), Hendrix é considerado por críticos e músicos como o melhor guitarrista da história do rock e um dos mais importantes e influentes músicos do seu tempo, em diferentes estilos musicais. Após fazer sucesso na Europa, conquistou fama nos Estados Unidos depois de uma apresentação em 1967, no Festival Pop de Monterey. Três anos mais tarde, Hendrix foi a principal atração do lendário Festival de Woodstock e do Festival da Ilha de Wight, em 1970. Sua carreira começou a deslanchar por volta de 1966, quando já tinha a própria banda, Jimmy James and the Blue Flames. Hendrix foi descoberto por Chas Chandler, baixista do grupo britânico The Animals que o levou à Inglaterra, onde Jimmy assinou contrato de produção e agenciamento e também formou uma nova banda, The Jimi Hendrix Experience, com o baixista Noel Redding e o percussionista Mitch Mitchell.

Não demorou muito, suas primeiras apresentações em Londres foram um sucesso. Em seguida, obteve mais fama com “Purple Haze”, “The Wind Cries Mary” e “Hey Joe”, músicas que, na época, chegaram aos top 10. Em 1967, o grupo lançou seu primeiro álbum, “Are You Experienced”, que fez um enorme sucesso. Ao mesmo tempo, as apresentações de Hendrix se tornaram ainda mais explosivas. Em março deste ano, ele foi levado para o hospital com queimaduras depois de pôr fogo em sua guitarra pela primeira vez no Astoria Theatre, em Londres. No Festival Pop de Monterey, Hendrix voltou a incendiar e quebrar sua guitarra.

Depois, em dezembro de 1967, lançou o álbum “Axis: Bold as Love”, que seguiu o estilo de “Are You Experienced”. Nesta época, Hendrix também vivia atritos com Noel Redding e abusava de drogas e álcool. Essa combinação explosiva resultou em sua prisão no começo de 1968, em Estocolmo, ao destruir um quarto de hotel por conta de um ataque de fúria pela embriaguez. Pouco tempo depois, veio o terceiro álbum, o duplo Electric Ladyland (1968), com a clássica versão da música de Bob Dylan “All Along the Watchtower”. Nesta época, Hendrix decidiu retornar aos EUA e criar seu próprio estúdio em Nova Iorque, batizado de “Electric Lady”.

Ao mesmo tempo que queria abrir seu horizonte musical, seu relacionamento com a banda foi piorando e o Experience acabou em 1969. Em agosto, formou uma nova banda, Gypsy Suns and Rainbows, para tocar no Festival de Woodstock. Esta formação teve vida curta e Hendrix integrou um novo trio com velhos amigos, o Band of Gypsys. Antes da sua morte, Hendrix iria começar um novo projeto, com a banda chamada HELP (Hendrix, Emerson, Lake & Palmer).

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1499 – Vasco da Gama entra triunfalmente em Lisboa, onde é recebido pela corte, no regresso da sua viagem à Índia.
1645 – Morre Francisco de Quevedo, escritor espanhol.
1793 – Colocada a pedra fundamental no Capitólio, em Washington.
1810 – O Chile torna-se independente.
1814 – Começa o Congresso de Viena. O principal objetivo era a reordenação política da Europa após as guerras napoleônicas.
1822 – Criado o escudo real do Brasil Império, por Dom Pedro I.
1851 – Publicado o número um do The New York Times, primeiro jornal norte-americano.
1865 – Rendição das forças paraguaias em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul.
1905 – Nasce Greta Garbo, atriz sueca.
1915 – Juan Ruiz Lafuente é proclamado presidente do Chile.
1928 – Um helicóptero pilotado por seu inventor, o espanhol Juan de la Cierva, atravessa pela primeira vez o Canal da Mancha.
1941 -A Atlântida Empresa Cinematográfica do Brasil, que criou o movimento da chanchada, foi fundada no Rio de Janeiro.
1946 – Dia da publicação da quinta constituição da república.
1948 – A Organização do Tratado do Atlântico Norte reúne-se pela primeira, em Washington.
1950 – Foi ao ar a TV Tupi, de São Paulo, a primeira emissora de TV da América Latina.
1961 – Morre em acidente aéreo, o secretário geral da ONU, Dag Hammarskjold.
1968 – Tropas federais mexicanas invadem a Universidade nacional do México, ocupada desde o mês de julho e matam 18 pessoas.
1970 – O guitarrista americano Jimi Hendrix morre sufocado no próprio vômito, aos 24 anos, a caminho de um hospital, em Londres. Ele ingeriu comprimidos de sonífero.
1977 – O ex-governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, é expulso do Uruguai, onde estava exilado desde 1964. Ele recebe asilo do governo português.
1979 – O brasileiro João do Pulo ganha a medalha de ouro nas provas de salto em distância e salto triplo nos VIII Jogos Pan-americanos de Porto Rico.
1981 – É abolida na França, a execução pela guilhotina.
1982 – Um comando de esquerda seqüestra, no Peru, dois ministros e mais de cem empresários.
1984 – O brasileiro Amyr Klink cruza o Atlântico Sul com um barco a remo em 100 dias, 6 horas e 23 minutos de viagem.
1984 – Um avião de carga equatoriano choca-se a um edificio em Quito, matando 53 pessoas.
1984 – O norte-americano Joe Kittinger é a primeira pessoa a cruzar o Atlântico sozinho, em um balão.
1991 – Retorna a Terra, com cinco tripulantes a bordo, o ônibus espacial Discovery. O objetivo da missão era investigar o aumento do buraco na camada de ozônio.
1992 – Equador anuncia em Genebra, sua retirada da OPEP.
1995 – Termina com êxito, a missão de onze dias do ônibus espacial norte-americano Endeavour, com cinco tripulantes a bordo.
1996 – Ocorre com sucesso o acoplamento do ônibus espacial norte-americano Atlantis na estação russa Mir, situada a 394 quilômetros de altura.
1998 – O grupo automobilístico Daimler-Benz aprova em Sttutgart, na Alemanha, sua fusão com a Chrysler, empresa norte-americana.

Fonte:

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >> Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *