Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 17 de Janeiro – Eu sou o marinheiro Popeye!

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 17 de Janeiro – Eu sou o marinheiro Popeye!

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 17 de Janeiro de 1929 onde o valente e carismático marinheiro Popeye aparecia ao público pela primeira vez em um dia como este, nas tiras de quadrinhos “Thimble Theatre” (“Teatro em Miniatura”), de Elzie Crisler Segar, no “New York Journal”. Quando fez sua aparição, Popeye não era o personagem principal, mas, em pouco tempo, ganhou a simpatia do público e também sua própria tirinha.

Em 1933, ele foi adaptado para desenhos animados pelos irmãos Dave e Max Fleischer.
Nas histórias, Popeye está sempre tentando proteger sua namorada, Olívia Palito, do seu eterno inimigo, Brutus. Quando come espinafre, Popeye fica muito mais forte e confiante, podendo vencer qualquer desafio. Originalmente, Popeye não comia espinafre em lata, o que foi uma criação de quando ele virou desenho animado.

O personagem estreou no cinema em 1933, em um desenho animado estrelado também por Betty Boop. Em 1935, ganhou um programa na rádio NBC. Os desenhos do marinheiro chegaram ao Brasil em 1936. Nas primeiras tirinhas publicadas, chama-se “Brocoió”(Dai de onde veio apelido da antigaaaaas).

Na época em que ele foi criado, acreditava-se que o espinafre possuísse grande valor calórico, sem falar da crença de que o mesmo pudesse transformar crianças fracas em meninos fortes. Hoje se sabe que isso não é verdade, sem falar que o consumo exagerado pode intoxicar o consumidor.

Outro fator relevante foi a propaganda do espinafre enlatado, assim como o feijão e o milho, que também eram enlatados nos Estados Unidos. No referido país houve um aumento de 30% nas vendas do espinafre, graças ao Popeye.

Em 1980 Popeye teve seu primeiro e único filme em live action! o nome do filme era Popeye e ele era vivido por (adivinha?) Robin Williams e Shelley Duvall como Olivia Palito! o filme não fez sucesso mas para os curiosos é uma boa pedida! segue o link do trailer:  http://goo.gl/opyub0

Popeye se casou duas vezes com Olívia Palito. A primeira, em 1983, não foi bem aceita pelos leitores, porque colocava um fim no triângulo amoroso entre o marinheiro, a mocinha e Brutus. A segunda vez ocorreu em 1999. Desta vez, o casório apareceu em uma trama no estilo “o que aconteceria se”

Veja mais fatos históricos nesse dia:

 

1706 – Nasce Benjamin Franklin, cientista e diplomata norte-americano.

1793 – A Convenção Francesa decide por um voto de diferença, com 361 a favor e 360 contra, a pena de morte do Rei Luis XVI.

1817 – O General José de San Martín, junto de 4 mil homens, inicia cruzada na Cordilheira dos Andes para a conquista do Chile.

1910 – Morre Joaquim Nabuco de Araujo, escritor e político brasileiro que trabalhou pela abolição da escravidão.

1912 – O explorador inglês Robert Scott chega ao Pólo Sul.

1929 – O marinheiro Popeye aparece pela primeira vez em tiras de quadrinhos. O personagem era criação de E.C. Segar.

1933 – O Congresso dos Estados Unidos vota a favor da independência das Filipinas.

1934 – Promulgada, na Alemanha, a nova Carta de Trabalho.

1943 – Segunda Guerra Mundial: recomeça a ofensiva britânica na Líbia.

1945 – O diplomata sueco Raoul Wallenberg, que salvou dezenas de milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, desaparece na Hungria.

1945 – Durante a Segunda Guerra Mundial, forças soviéticas e polonesas liberam Varsóvia, a capital da Polônia.

1954 – Milovan Djilas, presidente da Assembléia Federal e vice-presidente da República da Iugoslávia, é destituído de seus cargos.

1958 – Êxito no primeiro teste do míssil americano Polaris. Os submarinos passam a se equipar com ele.

1961 – Assassinato em Katanga do dirigente do Congo, Patricio Lumumba, um dos principais nomes da Independência do país.

1962 – Monserrat Caballé estréia no Grand Teatro de Barcelona.

1966 – Colisão de dois aviões dos Estados Unidos. Quatro bombas atômicas caem, três nas proximidades de Palomares e a outra em Almeria.

1969 – Os Beatles lançam o álbum Yellow Submarine,na Inglaterra.

1982 – O desabamento de uma ponte pênsil sobre o salto de Sete Quedas, no Paraná, provoca a morte de 29 pessoas. Cerca de mil turistas ficam isolados e são resgatados por helicópteros.

1983 – A Nigéria expulsa dois milhões de imigrantes ilegais vindos de Gana.

1984 – Abertura, em Estocolmo, da Conferência sobre Desarme na Europa, em que participaram representantes de 35 países.

1987 – 50 pessoas desaparecem após o naufrágio de um navio, perto da ilha de Bohol, nas Filipinas.

1991 – O início da Guerra do Golfo leva ao racionamento de combustíveis no Brasil e postos passam a fechar à noite e aos domingos.

1994 – Um terremoto em Los Angeles, na Califórnia, causa 54 mortes, 5.420 feridos e a perda de US$ 35 milhões.

1995 – Um terremoto de 7,2 graus na escala Richter sacode a região japonesa de Kansay, causando 5.500 mortes e 26 mil feridos.

1996 – O ex-primeiro ministro da Itália, Silvio Berlusconi, vai a julgamento por acusações de corrupção alegadas por seus oponentes políticos.

1997 – Um tribunal na Irlanda concede o primeiro divórcio na história do país.

 

Fonte:

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >>  Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

2 comentários sobre “Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 17 de Janeiro – Eu sou o marinheiro Popeye!

  1. moratsu babidi

    Eu gostava muito Popeye , quando era pequeno não perdia um , mas hoje as crianças são muito diferentes , eu fico assistindo , mas meu sobrinho não tá nem ai .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *