Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 16 de Novembro – Bomba de hidrogênio!

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 16 de Novembro – Bomba de hidrogênio!

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 16 de novembro de 1952  quando governo norte-americano anuncia que a bomba de hidrogênio já pode ser utilizada Antes de saber o que é uma bomba de hidrogênio, você precisa se informar sobre a diferença entre fusão nuclear e fissão nuclear.

Na bomba de fissão, nêutrons são disparados contra núcleos de átomos de urânio ou de plutônio, ocasionando uma reação em cadeia. Fissão nuclear significa quebra do núcleo atômico, ou seja, o nêutron lançado proporciona uma divisão do átomo de Urânio. Essa técnica foi utilizada para fabricar as bombas atômicas disparadas em Hiroshima e Nagasaki.

Já a bomba de fusão foi ideia do físico Edward Teller, um dispositivo que opera forçando a fusão do deutério (H2) e do trítio (H3) – isótopos do hidrogênio. A explosão resultante é muito mais forte do que a resultante da fissão nuclear.

Fusão Nuclear significa junção, união de dois ou mais núcleos atômicos leves, originando um núcleo atômico mais pesado e uma grande quantidade de energia. A bomba atômica ativada por este princípio ficou conhecida como bomba de fusão termonuclear ou bomba de hidrogênio.

Entendeu a diferença? Na fissão nuclear, átomos se “quebram” liberando grande quantidade de energia, na fusão nuclear acontece exatamente o contrário, os átomos se “unem” para liberar energia.
A energia liberada durante a explosão é calculada pela equação E = mc2, onde c é a velocidade da luz e m é a variação da massa nuclear que se transforma em energia.

Em novembro de 1952, os EUA realizaram o teste com a primeira bomba de hidrogênio da História, em um local afastado da população (atol de Enewetak, nas ilhas Marshall). A potência da explosão foi comparada a 10 milhões de toneladas de TNT, a energia liberada pela bomba foi 700 vezes maior que a da bomba de fissão detonada sobre Hiroshima.

E os estragos causados pela detonação se resumem em uma só frase: a ilha desapareceu! No local da explosão restou apenas uma vasta cratera. Isto comprovou que o dispositivo seria suficiente para detonar qualquer grande cidade

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1532 – No Peru, Francisco Pizarro, conquistador espanhol derrota os Incas na batalha de Cajamarca e aprisiona o imperador Atahualpa.
1870 – As cortes espanholas elegem Amadeo de Saboya para ocupar o trono do país.
1885 – George Eastman, fundador da empresa Kodak, inventa a película de nitrocelulose para imprimir imagens.
1889 – O Governo provisório envia a mensagem a Dom Pedro II, exigindo a retirada da família real do Brasil dentro do prazo de 24 horas.
1894 – Seis mil armênios são massacrados por forças turcas.
1908 – Arturo Toscanini dirige pela primeira vez a Ópera Metropolitana de Nova York.
1917 – Uma vez vitoriosa em Petrogrado, a revolução russa estende-se rapidamente a todo o país.
1918 – O Império Austro-Húngaro é oficialmente dissolvido e é proclamada a República Democrática Húngara.
1920 – Fim da guerra civil russa: as forças do general Wrangel são derrotadas pelo Exército Vermelho liderado por Leon Trotski.
1922 – Nasce José Saramago, escritor português, prêmio Nobel de Literatura.
1923 – O rei Alfonso XIII realiza uma visita oficial à Itália, a última feita por um monarca espanhol fora do seu país.
1931 – No Brasil, o ministro da Fazenda, J.M. Whitaker, deixa o governo Vargas por não concordar com a queima do estoque regulador de café.
1933 – Os Estados Unidos reconhecem oficialmente a URSS.
1947 – As tropas britânicas retiram-se da Palestina.
1952 – O governo norte-americano anuncia que a bomba de hidrogênio já pode ser utilizada.
1959 – A peça A Noviça Rebelde estréia na Broadway.
1960 – Morre Clark Gable, ator norte-americano.
1965 – A espaçonave Vênus III, lançada pela União Soviética, atinge seu destino, tornando-se a primeira a aterrissar em outro planeta.
1972 – A Alemanha Oriental indeniza a Polonia em 100 milhões de marcos, destinados as vítimas dos experimentos médicos durante o III Reich.
1977 – Aprovada a inclusão da Espanha no Conselho da Europa.
1978 – Morrem duzentas pessoas no choque de um avião no Sri Lanka.
1988 – Benazir Bhutto vence as eleições diretas no Paquistão e torna-se a primeira mulher a governar um país muçulmano.
1992 – O Partido Democrata Trabalhista, formado por ex-comunistas, vence as eleições na Rússia na primeira disputa depois do fim da União Soviética.
1994 – O parlamento da Ucrânia aprova a adesão do país ao tratado de não proliferação nuclear.
1995 – O líder sérvio-bósnio Radovan Karadzic e Ratko Mladic são condenados por genocídio pelo Tribunal das Nações Unidas.
1996 – Refugiados hutus saem do Zaire e retornam a Ruanda, na África, mesmo sob o temor de encontrar suas casas tomadas pelos inimigos tutsis.
1998 – Nove pessoas morrem durante manifestações em Jacarta, na Indonésia. Os estudantes pediam reformas no país

Fonte:

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >> Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Um comentário sobre “Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 16 de Novembro – Bomba de hidrogênio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *