Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 16 de Julho – A primeira bomba Nuclear!

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 16 de Julho – A primeira bomba Nuclear!

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

 

O dia 16 de julho de 1945, houve a primeira explosão de uma bomba nuclear. Ela aconteceu no âmbito de um projeto secreto dos EUA chamado Manhattan e desenvolvido na área de testes de Trinity, em Los Alamos, no Novo México.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos criaram um programa nuclear altamente secreto, dirigido pelo cientista Robert Oppenheimer. O objetivo era produzir a primeira bomba atômica.

A fissão nuclear havia sido descoberta em 10 de dezembro de 1938 pelos alemães Otto Hahn, Fritz Strassmann e Lise Meitner. O italiano Enrico Fermi foi uma das pessoas mais importantes no desenvolvimento teórico e experimental da bomba nuclear. Como sua esposa era judia, resolveu emigrar para os Estados Unidos para escapar das leis racistas impostas na Itália fascista de Benito Mussolini.

Fermi recebeu o Prêmio Nobel em 1938 por seu estudo da radioatividade artificial. Bombardeando urânio com nêutrons, ele criara novos elementos mais pesados. Fermi havia descoberto que, quando se colocava uma placa de parafina entre a fonte de nêutrons e o urânio, aumentava a radioatividade, pois crescia a chance de o nêutron ser absorvido pelo núcleo de urânio.

Em 1939, os físicos já sabiam que a “água pesada” agia como redutor de velocidade dos nêutrons, como a parafina. A água normal (leve) consiste de dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. Na água pesada, dois isótopos de hidrogênio (deutério) se unem ao oxigênio. Água pesada é ainda hoje usada como moderador em reatores nucleares de urânio natural.

Bomba equivaleu a 18,6 mil toneladas de TNT

Em 1939, o húngaro Leo Szilard convenceu Albert Einstein, com quem havia trabalhado em 1919 em Berlim, a relatar ao presidente norte-americano Franklin Delano Roosevelt as pesquisas de armas atômicas feitas pelos alemães. Em consequência, foi criado o ultrassecreto programa Manhattan.

Deste projeto resultaria a primeira explosão de uma bomba nuclear na história, a 16 de julho de 1945, no Los Alamos National Laboratory, no Novo México. Essa bomba era composta de duas pequenas bolas de plutônio recobertas por níquel e em cujo centro havia um núcleo de berílio e urânio. Para acionar a bomba, havia explosivos e 32 detonadores. A primeira bomba atômica teve uma potência de 18,6 quilotons (um quiloton equivale a mil toneladas de TNT).

Uma torre de 30 metros de altura evaporou-se com a explosão, que abriu ainda uma cratera de 400 metros de diâmetro. Nas semanas seguintes, seguiram-se as construções das bombas Little Boy e Fat Man, que seriam jogadas contra Hiroshima e Nagasaki em 6 e 9 de agosto de 1945.

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1714 – Nasce Joshua Reynolds, pintor inglês.
1769 – O frei espanhol Junípero Serra funda a missão de San Diego de Alcalá, primeira das nove que criou na Califórnia.
1782 – Estréia da ópera de Mozart “O rapto no Serralho”, no Burgtheater de Viena.
1809 – Um grupo de revolucionários comandado por Pedro Domingo Murillo assalta os quartéis espanhóis de La Paz e domina a cidade, onde depois são vencidos.
1838 – Juan Pablo Duarte funda a sociedade secreta “La Trinitaria”, para lutar pela independência de Santo Domingo, que estava há 11 anos sob domínio do Haiti.
1865 – Derrota dos patriotas mexicanos em Cerro Hueco (Michoacán) pelas tropas do imperador Maximiliano.
1871 – As tropas prussianas, vitoriosas na guerra com a França, entram em Berlim.
1872 – Nasce Roald Amundsen, explorador norueguês que liderou a primeira tripulação a atingir o Pólo Sul.
1896 – Morre Edmundo Goncourt, escritor francês.
1898 – Guerra entre Espanha e Estados Unidos: rendição de Santiago de Cuba.
1918 – A família Romanov é executada pelos revolucionários comunistas liderados por Lenin.
1930 – O tratado entre Guatemala e Honduras é assinado. Pelo tratado, ficam estabelecidos os limites que estavam em litígio entre os países há quase um século.
1931 – Haile Selassie é proclamado imperador da Etiópia e a primeira Constituição do país é promulgada.
1941 – Segunda Guerra Mundial: as forças alemãs ocupam a cidade russa de Smolensko.
1945 – Primeira explosão atômica, realizada pelos norte-americanos no deserto de Alamo Gordo, no Novo México.
1947 – O Parlamento britânico aprova a lei que outorga a independência da Índia.
1950 – A seleção brasileira perde a final da Copa do Mundo contra o Uruguai no Maracanã.
1962 – O foguete norte-americano “X-15” bate novo recorde de altitude, atingindo 93 mil metros.
1965 – Inaugurado o túnel que atravessa o Mont Blanc.
1969 – Lançado ao espaço o foguete Apollo 11 que transportou à Lua os astronautas norte-americanos Edwin Aldrin, Neil Armstrong e Michael Collins.
1970 – O cadáver do ex-presidente provisório da Argentina, Eugenio Aramburu, assassinado pelos “montoneros”, é encontrado na localidade de Timote, a 380 quilômetros de Buenos Aires.
1973 – As conversas gravadas do presidente norte-americano Richard Nixon no caso Watergate são descobertas. O caso provocou a renúncia de Nixon.
1981 – Bombardeios israelenses sobre Beirute deixam mais de 100 mortos.
1990 – O Parlamento da Ucrânia declara a soberania da II República mais importante da URSS.
2000 – Desastre ecológico no Rio Barigui, um dos afluentes do Rio Iguaçu, no Paraná, devido a vazamento de petróleo.
2000 – Morre no Rio de Janeiro o escritor e jornalista brasileiro Barbosa Lima Sobrinho, da Academia Brasileira de Letras.

Fonte:

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >> Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *