Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 15 de Abril – Naufrágio do Titanic

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 15 de Abril – Naufrágio do Titanic

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 15 de Abril de 1912, quando ocorreu um dos maiores desastres do século XX, o naufrágio do RMS Titanic, o maior navio transatlântico já construído.

O recém-construído Titanic, a nau capitânia de 52 mil toneladas da White Star Line, era o maior navio do mundo quando deixou o porto de Southampton, no sul da Inglaterra, em sua viagem inaugural com destino a Nova York, no dia 10 de Abril de 1912.

O navio e seus passageiros nunca chegariam ao destino final. Durante a madrugada do dia 14 de Abril, as 23:40, o Titanic sofreria um grande acidente. Ele se chocou contra um grande iceberg, a todo vapor. Esse choque abriu uma grande rachadura na lateral do transatlântico, causando a inundação de vários compartimentos a prova d’água, que tecnicamente o tornavam “inafundável”. Depois de 2 horas e 40 minutos de pânico crescente, a popa do Titanic se ergueu acima da linha d’água, a um ângulo de 65 graus, deslizando para as profundezas do gelado Atlântico Norte, sendo sua proa a primeira parte a afunda totalmente. Esse ângulo de levantamento, juntamente com peso do navio e da água entrando em seus compartimentos, fez com que o navio quebrasse ao meio. A Popa do Titanic (a parte que havia se levantado) demorou alguns minutor para afundar.

Seus 20 botes salva-vidas conseguiram transportar apenas metade do total de 2.200 passageiros e tripulantes. Os que não conseguiram entrar nos botes se encontraram cara a cara com a morte certa, ou pelo afogamento ou pela hipotermia.

Na manhã do dia 15 de Abril, o navio Carpathia resgatou 705 sobreviventes do Titanic, porém 1.517 pessoas, entre elas o capitão do Titanic, Edward Smith, afundaram com o gigantesco navio. A tripulação de um outro navio que estava nas imediações do local do acidente foi criticada, depois, por ter confundido os foguetes de sinalização do Titanic com fogos de artifício e que os passageiros do Titanic possivelmente estivessem festejando. Entre a maioria dos mortos nesse desastre, encontravam-se os membros dos alojamentos inferiores do navio, a “2ª” e “3ª” classes, em sua maioria imigrantes indo começar uma nova vida nos Estados Unidos.

Em 1985, uma expedição franco-estadunidense liderada por Robert Ballard encontrou os destroços do Titanic, à 4 quilômetros de profundidade. Desde então, milhares de objetos foram recuperados do local do naufrágio, que já foram temas de diversas fotografias e filmes.

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1874 – Primeira exposição impressionista, que marca o início da arte moderna.

1905 – Início do I Congresso Operário no Rio de Janeiro.

1959 – Fidel Castro, começa por Washington um giro de onze dias pelo leste dos EUA e Canadá para divulgar os objetivos da revolução cubana.

1961 – Bases cubanas são bombardeadas e o o chanceler Raúl Roa diz que os ataques prenunciam uma invasão planejada pelos EUA.

1964 – O general Humberto Castelo Branco assume a presidência da república.

1967 – Totó, cômico de cinema italiano, morre aos 69 anos em Roma.

1975 – Lutas entre cristãos e muçulmanos em Beirute causam uma centena de mortes após três dias de bombardeios.

1976 – Estudantes protestam em Paris contra modificações nos currículos universitários.

1982 – Justiça egípcia executa assassinos do ex-presidente do Anwar al-Sadat.

1985 – África do Sul permite casamento inter-racial.

1990 – Morre Greta Garbo, a enigmática estrela sueca do cinema

1993 – Um carro-bomba explode diante da embaixada do Brasil em Bogotá.

1994 – EUA decidem suspender os voos de patrulha sobre a zona de exclusão, no Iraque, para reavaliar seu próprio sistema de segurança.

1996 – Brasil e Portugal assinam em um acordo de isenção de vistos que facilita a entrada de brasileiros em Portugal.

2002 – Um Boeing 767 da Air China bate em montanha, com 166 passageiros. Cerca de 38 pessoas sobreviveram ao acidente, inclusive o piloto.

Fonte:

1001 Dias que Abalaram o Mundo, ed. Sextante

Opera-Mundi

Barsa Saber

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >>  Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

2 comentários sobre “Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 15 de Abril – Naufrágio do Titanic

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *