Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 14 de Janeiro – Modelo Ford!

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 14 de Janeiro – Modelo Ford!

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 14 de Janeiro de 1914 quando Henry Ford, fundador da Ford, anuncia um novo sistema na linha de montagem de sua fábrica, que reduzia de 12,5 horas para 93 minutos a produção de um carro, modelo de montagem é usado até hoje pela grandes montadoras de veiculos.

Ford nasceu no dia 30 de julho de 1863 quando nascia, em uma fazenda próxima a um município rural a oeste de Detroit, nos EUA, Henry Ford, fundador da Ford Motor Company e o primeiro empresário a iniciar a montagem em massa automóveis. A introdução de seu modelo Ford T revolucionou os transportes e a indústria dos Estados Unidos. Como único dono da Ford Company, ele se tornou um dos homens mais ricos e conhecidos do mundo.

Ford também mostrava preocupação com os seus funcionários e sempre buscou os melhores para sua empresa. Por conta disso, oferecia ótimos salários e também repartia com seus empregados uma parte do controle acionário. Ele morreu no dia 7 de abril de 1947 morria, em Dearborn, nos EUA.

Aos 15 anos, Ford já era conhecido por realizar conserto de relógios. Aos 19, trabalhava com a montagem de motores a vapor. Sempre interessado na mecânica dos motores, ele construiu o seu primeiro motor a explosão, movido a gasolina, em 1887. Na década de 1893, Ford trabalhava como engenheiro chefe em uma empresa, cargo que lhe rendeu um bom salário e tempo para se dedicar às suas experiências com motores a gasolina. Em 1896, produziu o seu primeiro veículo chamado Quadriciclo. Aos 40 anos, ele reuniu 11 investidores e US$ 28 mil dólares de capital para formar a Ford Motor Company em 1903. Ford também construiu um carro para corridas que fez sua marca ficar conhecida nos Estados Unidos. Além disso, ele foi um dos primeiros patrocinadores das 500 milhas de Indianópolis. Sucesso de vendas, o modelo Ford T preto foi fabricado até 1926, quando o modelo sofreu modificações por conta da concorrência. No ano seguinte, foi produzido o Ford Model A, produzido até 1931.

Veja mais fatos históricos nesse dia:

 

1784 – Os Estados Unidos ratificam um tratado de paz com a Inglaterra encerrando a Revolução norte-americana.

1809 – Aliança entre Inglaterra e Espanha para lutar contra Napoleão, cujas tropas haviam invadido a Espanha.

1852 – Promulgada nova Constituição na Fraça, que outorgou poder a Carlos Luis Bonaparte.

1876 – O telefone é patenteado pelo seu inventor, Graham Bell.

1898 – Morre Lewis Carroll, escritor inglês autor de Alice no País das Maravilhas.

1907 – Centenas de pessoas morrem quando um terremoto atinge Kingston, a capital da Jamaica.

1914 – Henry Ford, fundador da Ford, anuncia um novo sistema na linha de montagem de sua fábrica, que reduzia de 12,5 horas para 93 minutos a produção de um carro.

1914 – A erupção do vulcão Strato, na ilha de Sakura, no Japão, provoca a morte de sete mil pessoas e destrói 13 mil casas.

1941 – Nasce a atriz norte-americana Faye Dunaway.

1943 – O presidente norte-americano Roosevelt e o primeiro-ministro inglês Churchill iniciam uma conferência de guerra em Casablanca.

1951 – Nasce a atriz Carmen Elías.

1953 – O marechal Tito é eleito primeiro presidente da República da Iugoslávia.

1954 – A musa do cinema Marlyn Monroe casa-se com o jogador de beisebol Joe DiMaggio. A união dura apenas nove meses, pois ele era violento e muito ciumento.

1957 – Morre o autor norte-americano Humphrey Bogart.

1964 – Jacqueline Kennedy faz sua primeira aparição pública na TV desde o assassinato de seu marido John, presidente dos Estados Unidos, em novembro do ano anterior.

1965 – Os primeiros-ministros da Irlanda e da Irlanda do Norte se reúnem pela primeira vez em 43 anos.

1966 – Lançado o disco Cant help thinking about me, o primeiro de David Bowie.

1967 – Nasce a atriz Emily Watson.

1974 – O general Ernesto Geisel é escolhido presidente da República por eleição indireta.

1990 – O programa de televisão Os Simpsons estréia no canal Fox nos Estados Unidos.

1994 – Os presidentes da Rússia, Boris Yeltsin, e dos EUA, Bill Clinton, firmam em Moscou, com o presidente da Ucrânia, Leonid Kravchuk, um acordo para eliminar todos os mísseis nucleares estratégicos ex-soviéticos.

1996 – O empresário Álvaro Arzu, um político de direita, assume poder como o novo presidente da Guatemala.

1996 – O socialista Jorge Sampaio é eleito presidente de Portugal.

1998 – O canal de televisão NBC concorda em pagar ao estúdio Warner Brothers a quantia de US$ 13 milhões por episódio da série ER.

2000 – Cirurgiões do hospital Edouard-Herriot fazem, pela primeia vez, um duplo transplante de antebraços em um paciente que os havia perdido há quatro anos.

2000 – Um tribunal da ONU sentencia cinco croatas a 25 anos de prisão pelo massacre de 103 muçulmanos num vilarejo na Bósnia em 1993.

Fonte:

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >> Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *