Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 14 de Fevereiro – Penicilina!

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 14 de Fevereiro – Penicilina!

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 14 de fevereiro de 1929 quando um jovem bacteriologista, Alexander Fleming, realizou uma descoberta acidental que levaria a um dos maiores avanços da medicina moderna. Quando saiu de férias, ele deixou algumas placas com culturas de microrganismos em seu laboratório, em um hospital de Londres.

Assim que voltou, reparou que uma das suas culturas de Staphylococcus tinha sido contaminada por um bolor e que em torno dele não havia mais bactérias. Então Fleming e seu colega, Dr. Pryce, descobriram um fungo do gênero Penicillium, que produzia uma substância de efeito bactericida: a penicilina. Seus achados foram publicados em um dia como este, em 1929, quando sua descoberta foi apresentada como um método eficaz ao tratamento de infecções bacterianas. A penicilina está disponível como fármaco desde 1941, e foi o primeiro antibiótico a ser utilizado com sucesso.

Penicillium chrysogenum

Classificação científica

Reino: Fungi
Divisão: Ascomycota
Subdivisão: Pezizomycotina
Classe: Eurotiomycetes
Ordem: Eurotiales
Família: Trichocomaceae
Gênero: Penicillium
Espécie: Penicillium chrysogenum

Isolando este tipo de fungo, descobriu-se que era do gênero Penicillium, e a substância produzida por ele, tinha efeito bactericida. A esta substância deu-se o nome de penicilina, substância que impede a produção das moléculas de carbono que são responsáveis pela formação da membrana da bactéria.

O primeiro tratamento com penicilina em seres humanos aconteceu em 1941, em um agente  da polícia que sofria de uma infecção chamada septicemia. A penicilina se tornou um importante medicamento da época e é de grande eficácia no tratamento de doenças infecciosas de origem bacteriana.

A penicilina possui ação bactericida e age inibindo a síntese da parede celular e a ativação do sistema autolítico endógeno das bactérias. Ao acoplar num receptor na parede celular bacteriana, a penicilina, interfere com a transpeptidação que ancora o peptidoglicano estrutural de forma rígida em torno da bactéria. Com uma parede fina e interior hiperosmótico, há um afluxo de água do exterior fazendo com que a bactéria entre em processo de lise, o que leva a bactéria a explodir.

Classificação das Penicilinas
•Penicilinas naturais: Neste grupo estão à penicilina G e a penicilina V. São eficazes no combate a estreptococos dos grupos A e B, contra sífilis e outras doenças.
•Aminopenicilinas: As aminopenicilinas foram às primeiras penicilinas com atividade contra bactérias Gram-negativas. Pertencem a esta classificação a amoxicilina e ampicilina.
•Penicilinas resistentes à penicilinase: Nesta categoria as penicilinas são modificadas quimicamente e possuem uma cadeia lateral para inibir a ação da penicilinase. Como exemplo, pode-se citar a isoxazolilpenicilinas. Estafilococos resistentes à oxacilina são resistentes a este tipo de penicilina.
•Carboxipenicilinas: A carbenicilina e a ticarcilina estão presentes neste grupo. Principalmente na ticarcilina, nota-se alguma atividade antipseudomonas.
•Ureidopenicilinas: A azlocilina, mezlocilina e piperacilina, são consideradas penicilinas de maior espectro. Também são eficazes no combate a bactérias Gram-Negativas e enterococos.

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1130 – Começa o pontificado do papa Inocêncio II.

1663 – Canadá se torna uma província da França.

1893 – O Havaí é anexado aos EUA.

1927 – Um terremoto no Sul da Iugoslávia causa a morte de 600 pessoas.

1929 – Rivais da gangue de Al Capone são assassinados no que ficou conhecido como o “Massacre do dia de São Valentim”.

1946 – O primeiro computador inteiramente eletrônico é introduzido na Universidade da Pensilvânia.

1956 – Nikita Khrushchev denuncia, no XX Congresso da PCUS, o regime de Stalin.

1979 – Quatro homens armados seqüestram o embaixador dos EUA no Afeganistão. Mais tarde, ele seria morto em um tiroteio com a polícia.

1980 – Inundações causam a morte de mais de 200 pessoas no Irã.

1983 – Ariel Sharon assume o cargo de ministro de Defesa de Israel.

1988 – Alfredo Stroessner é reeleito presidente do Paraguai pela oitava vez.

1988 – Três integrantes da OLP e ligados a Yasser Arafat são assassinados no Chipre.

1990 – A queda de um avião indiano causa a morte de 91 pessoas.

1990 – É aprovado o Projeto de Ortografia Unificada da Língua Portuguesa.

2002 – Pesquisadores americanos conseguem clonar um gato, que se torna a sexta espécie a passar por este processo.

Fonte:

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >> Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *