Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 14 de Abril – Abraham Lincoln!

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 14 de Abril – Abraham Lincoln!

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 14 de Abril de 1865 quando o presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, é ferido com um tiro na nuca pelo fanático John Wilkes Booth. Ele morre um dia depois.

Abraham Lincoln nasceu em 1809 no Estado de Kentucky, no sul dos Estados Unidos. Filho de um homem da fronteira, teve que lutar para sobreviver, com esforços para estudar enquanto trabalhava em uma fazenda e dirigia uma loja em Illinois.

Lincoln foi capitão contra um levante dos índios, passou oito anos na Assembléia Legislativa do Estado de Illinois, no norte do país, e exerceu advocacia por muitos anos no circuito de tribunais.

Em 1858, Lincoln concorreu contra Stephen A. Douglas para o Senado. Ele perdeu a eleição. Mas no debate com Douglas ganhou uma reputação nacional que lhe valeu a indicação republicana para a disputa presidencial em 1860, que ele venceu com facilidade, devido ao colapso do Partido Democrata, decorrente da crise entre norte e sul em torno da escravidão (o norte era contra, e o sul, a favor).

Lincoln alertou o sul em seu discurso de posse: “em suas mãos, meus compatriotas insatisfeitos, e não nas minhas, se encontra esta questão momentosa da guerra civil”. Para ele, a secessão era ilegal. Ele estava disposto a usar a força para defender a lei federal e a União. Quando as baterias dos confederados dispararam contra o Forte Summer e forçaram sua rendição, ele pediu aos estados 75 mil voluntários. Foi o início da Guerra Civil.

Como presidente, ele transformou o Partido Republicano em uma forte organização naciona, atraindo democratas do Norte para a causa da União. Em 1º de janeiro de 1863 ele divulgou a Proclamação da Emancipação que declarava a libertação dos escravos.

Na inauguração do cemitério militar em Gettysburg, Lincoln declarou: “Que todos nós aqui presentes solenemente admitamos que esses homens não morreram em vão, que esta Nação, com a graça de Deus, venha gerar uma nova liberdade, e que o governo do povo, pelo povo e para o povo jamais desaparecerá da face da terra”.

Ele venceu a reeleição em 1864, enquanto os triunfos militares da União prenunciavam o fim da guerra. Em seus planos para a paz, o presidente era flexível e generoso, encorajando os sulistas a baixarem suas armas e voltarem à União. O espírito que o guiava era claramente o de seu segundo discurso de posse, atualmente gravado em uma parede do Memorial de Lincoln em Washington, DC:

“Sem malícia contra ninguém; com caridade para com todos; com firmeza no correto, que Deus nos permita ver o certo, nos permita lutar para concluirmos o trabalho que começamos; para fechar as feridas da nação…”

Em 14 de abril de 1865, uma sexta-feira santa, Lincoln foi assassinado no Teatro Ford em Washington por John Wilkes Booth, um ator que achava estar ajudando o Sul. O resultado foi o oposto pois, com a morte de Lincoln, morreu a possibilidade de paz com magnanimidade.
Veja mais fatos históricos nesse dia:

1814 – Um decreto das Cortes Espanholas habilita o Porto de Puntarenas para o comércio exterior, pelo qual se realizaram todas as exportações de café da região de Costa Rica até a segunda metade do século.

1854 – Na cidade de São Salvador, começam a ocorrer abalos sísmicos. Quatro dias depois, a cidade estava quase totalmente destruída.

1865 – A morte do chefe supremo da Guatemala, Rafael Carrera, instaura a guerra civil entre liberais federalistas e conservadores.

1865 – O presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, é ferido com um tiro na nuca pelo fanático John Wilkes Booth. Ele morre um dia depois.

1890 – Surge a União Panamericana na Conferência Internacional Americana celebrada em Washington, em que estabelece esta data como Dia das Américas.

1895 – Na primeira partida de futebol disputada no Brasil, o São Paulo Railway vence a Companhia de Gás por 4 a 2. Os dois times eram formados por ingleses que viviam em São Paulo. Charles Miller, o introdutor do futebol no Brasil, jogou no São Paulo Railway.

1907 – Um forte terremoto quase destrói toda cidade de Acapulco, no México.

1908 – O Parlamento da Dinamarca aprova o sufrágio universal e o direito ao voto às mulheres.

1931 – É proclamada a Segunda República na Espanha e a Constituição de um governo provisório precedido por Niceto Alcalá Zamora.

1947 – O transatlântico britânico Queen Elizabeth naufraga próximo à costa de Southampton.

1956 – Charles Ginsberg, Charles Anderson e Ray Dolby fazem a primeira demonstração do gravador de videotape, simultaneamente na Califórnia e em Chicago.

1959 – A cápsula instrumental do satélite científico americano Discover II se desintegra na atmosfera.

1965 – Os Estados Unidos lançam bombas no Vietnã do Norte, causando um número indeterminado de vítimas civis.

1967 – O Mercosul é criado em Punta Del Este, Uruguai.

1970 – A Junta Militar do Peru, encabeçada por Juan Velasco Alvarado, publica a Lei de Minas, que faz parte das reformas econômicas desenvolvidas pelo governo.

1982 – Termina a guerra pelas ilhas Malvinas, que seguem em poder da Grã Bretanha, vencedora na disputa com a Argentina.

1985 – A Aliança Popular Revolucionária Americana ganha as eleições presidenciais e legislativas no Peru. Alan Garcia é o novo presidente.

1986 – Os Estados Unidos bombardearam a Líbia em represália ao apoio do país a organizações terroristas.

1987 – A URSS reata as negociações com a China para normalizar suas relações.

1988 – A União Soviética decide retirar suas tropas do Afeganistão, invadido em 1979.

1988 – Os ministros de Exterior afegão, paquistanês, soviético e norte-americano firmam, em Genebra, um acordo para solucionar o conflito no Afeganistão, junto ao secretário geral da ONU, Javier Pérez de Cuéllar.

1988 – O Papa João Paulo II se opõe à chamada eutanásia neonatal.

1992 – O trem de Alta Velocidade faz uma viagem experimental, entre Madri e Sevilha, sendo o mais rápido e moderno dos trens que circulam na Espanha.

1993 – Um vendedor dos Estados Unidos ganha US$ 1 milhão, por ter acertado um arremesso de trás do meio da quadra, no intervalo de um jogo da NBA.

Fonte:

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >>  Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *