Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 13 de Agosto – Início da construção do Muro de Berlim

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 13 de Agosto – Início da construção do Muro de Berlim

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

A madrugada do dia 13 de Agosto de 1961, quando eram iniciadas as construções dos trechos do infame Muro de Berlim.

O Muro de Berlim (em alemão: Berliner Mauer) era uma barreira física, construída pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) durante a Guerra Fria, que circundava toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental, incluindo Berlim Oriental. Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: República Federal da Alemanha (RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos; e República Democrática Alemã (RDA), constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético. Construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961, dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Este muro era patrulhado por militares da Alemanha Oriental com ordens de atirar para matar (a célebre Schießbefehl ou “Ordem 101”) os que tentassem escapar, o que provocou a morte a 80 pessoas identificadas, 112 ficaram feridas e milhares aprisionadas nas diversas tentativas.

A distinta e muito mais longa fronteira interna alemã demarcava a fronteira entre a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental. Ambas as fronteiras passaram a simbolizar a chamada “cortina de ferro” entre a Europa Ocidental e o Bloco de Leste. Antes da construção do Muro, 3,5 milhões de alemães orientais tinham evitado as restrições de emigração do Leste e fugiram para a Alemanha Ocidental, muitos ao longo da fronteira entre Berlim Oriental e Ocidental. Durante sua existência, entre 1961 e 1989, o Muro quase parou todos os movimentos de emigração e separou a Alemanha Oriental de Berlim Ocidental por mais de um quarto de século.

Durante uma onda revolucionária que varreu o Bloco de Leste, o governo da Alemanha Oriental anunciou em 9 de novembro de 1989, após várias semanas de distúrbios civis, que todos os cidadãos da RDA poderiam visitar a Alemanha Ocidental e Berlim Ocidental. Multidões de alemães orientais subiram e atravessaram o Muro, juntando-se aos alemães ocidentais do outro lado, em uma atmosfera de celebração. Ao longo das semanas seguintes, partes do Muro foram destruídas por um público eufórico e por caçadores de souvenirs. Mais tarde, equipamentos industriais foram usados para remover quase o todo da estrutura. A queda do Muro de Berlim abriu o caminho para a reunificação alemã que foi formalmente celebrada em 3 de outubro de 1990. Muitos apontam este momento também como o fim da Guerra Fria. O governo de Berlim incentiva a visita do muro derrubado, tendo preparado a reconstrução de trechos do muro. Além da reconstrução de alguns trechos, está marcado no chão o percurso que o muro fazia quando estava erguido.

Veja mais fatos históricos nesse dia:

523 d.C. – É eleito o Papa João I.
1382 – Tokhtamysh invade e incendeia Moscou.
1521 – Tenochtitlán, atual Cidade do México, cai perante as forças de Hernán Cortés e seus conquistadores e Cuauhtémoc foi capturado atravessando o lago Texcoco.
1704 – Batalha de Blenheim, entre as tropas anglo-austríacas e franco-bávaras.
1765 – O Arquiduque Pietro Leopoldo sobe ao trono da Toscana e de imediato se extingue o Tribunal de Inquisão no Ducado.
1822 – D. Pedro I do Brasil nomeia Dona Leopoldina chefe do Conselho de Estado e Princesa-Regente Interina do Brasil.
1923 – Inauguração do hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.
1937 – Fundada a União Nacional dos Estudantes (UNE).
1940 – Segunda Guerra Mundial: tem início a Batalha da Inglaterra, com o bombardeio alemão no território inglês. A tentativa de aniquilar a Força Aérea Inglesa não deu certo e os nazistas foram derrotados.
1942 – Estreia em Nova York, Bambi, da Disney.
1946 – Fundada a Universidade Católica de São Paulo.
1960 – Independência da República Centro-Africana.
2004 – Abertura dos Jogos Olímpicos de Atenas, na Grécia.
2005 – Acidente aéreo com a Helios Airways mata 121 pessoas na Grécia.
2008 – Martín Palermo torna-se o maior artilheiro da história do Boca Juniors (na fase profissional do futebol argentino), com 184 gols.
– O nadador Michael Phelps estabelece um novo recorde olímpico de medalhas de ouro (8) arrecadadas por um atleta.
2010 – Ocorrem as Perseidas (chuva de meteoros), observadas em várias partes do mundo.

Fonte:

Barsa Saber

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >> Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Um comentário sobre “Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 13 de Agosto – Início da construção do Muro de Berlim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *