Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 12 de Novembro – Tiradentes!

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 12 de Novembro – Tiradentes!

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

No dia 12 de novembro de 1746 quando nascia, na Fazenda do Pombal (MG), Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil e da Polícia Militar, além de ser heroi nacional. O dia de sua execução, em 21 de abril de 1792, é feriado nacional no Brasil. Tiradentes ficou órfão muito cedo, fato que resultou na perda do patrimônio da família por causa de dívidas e também em estudos irregulares. Ficou sob a tutela de um primo, que era dentista e, por conta disso, recebeu o apelido de Tiradentes.

Também adquiriu conhecimentos em mineração, tornando-se técnico no reconhecimento de terrenos e na exploração dos seus recursos. Em seu trabalho para o governo no reconhecimentos das terras, Tiradentes começou a confrontar as riquezas do solo, com a corrupção e a pobreza da população. Ele também trabalhou em projetos para a melhoria da infraestrutura no Rio de Janeiro, mas não conseguia verbas para todos os seus projetos. A partir daí começa a surgir em sua mente ideais de independência da colônia, já que na sua visão a metrópole Portugal emperrava o desenvolvimento do Brasil. De volta a Minas Gerais, iniciou junto às elites locais e a líderes religiosos um movimento pela independência daquela província, inspirado também na independência das colônias dos EUA.

Outro fator que motivou sua militância neste sentido foi a questão dos impostos cobrados pela coroa portuguesa, como o Quinto, taxa semestral imposta aos moradores de Minas Gerais, que consistia em cem arrobas de prata para a Real Fazenda. Também houve uma troca de poder na província, com a nomeação do governador Antônio Oliveira Meneses, que beneficiou seus amigos em detrimento da elite local. O estopim, contudo, foi o anúncio de uma cobrança que ficou conhecida como derrama, medida que permitia a cobrança forçada de impostos. Estava a armada a insurreição que iria lutar pela instituição da República. Contudo, antes que houvesse a revolução, no dia 15 de março de 1789, Joaquim Silvério dos Reis, Basílio de Brito Malheiro do Lago e Inácio Correia de Pamplona delataram o movimento em troca do perdão de suas dívidas com a Real Fazenda. A partir daí, Tiradentes passou a ser procurado.

Ele tentou se esconder na casa de um amigo, no Rio de Janeiro, mas foi descoberto no dia 10 de maio. Além dele, outros inconfidentes também foram presos. Ao longo de três anos, os inconfidentes aguardaram pelo andamento do seu processo pelo crime de “lesa-majestade”. Alguns foram condenados à morte, mas tiveram seu pedido de clemência atendido por D. Maria I. Apenas a sentença de morte de Tiradentes foi mantida. Alguns atribuem a isso o fato de Tiradentes ter assumido toda a responsabilidade pelo movimento e também, por outro lado, por ter uma posição social mais baixa em relação aos demais inconfidentes envolvidos. Em uma manhã de um sábado, após percorrer uma procissão no centro das ruas do Rio de Janeiro, Tiradentes foi enforcado. Contudo, a execução de Tiradentes, em vez de intimidar a população, acabou despertando ainda mais o sentimento de revolta em relação à dependência do Brasil como metrópole de Portugal. Assista ao vídeo de Eduardo Bueno sobre Tiradentes

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1748 – Nasce Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, um dos responsáveis pela independência do Brasil.
1803 – Proclamada a independência do Haiti.
1815 – Nasce Elizabeth Stanton, líder em movimentos pelos direitos da mulher.
1823 – D. Pedro I dissolve a Assembléia Constituinte e manda prender José Bonifácio.
1840 – Nasce Auguste Rodin, escultor francês.
1864 – Inicia a guerra da Tríplice Aliança, que une Brasil, Argentina e Uruguai contra o Paraguai.
1889 – Nasce William Roy DeWitt Wallace, um dos criadores das publicações Reader´s Digest, uma das coleções mais lidas em todo o mundo.
1906 – O brasileiro Santos Dumont pilota o 14-Bis no primeiro vôo público em aeroplano e supera o recorde mundial de vôo.
1915 – Theodore W. Richards, da Universidade de Harvard, é o primeiro norte-americano a receber o Prêmio Nobel de Química.
1918 – No primeiro dia após o término da Primeira Guerra Mundial, a Áustria, pela primeira vez em sua história, é proclamada uma república.
1923 – Adolf Hitler é preso por causa do chamado Golpe de Munique. Ele tentou dar um golpe de Estado na Alemanha.
1925 – É proclamado em Pequim, capital da China, estado de sítio. O presidente Tuan Chi-Jun renuncia.
1927 – Joseph Stalin se torna líder da União Soviética.
1929 – Nasce Grace Patricia Kelly, atriz norte-americana.
1930 – As assembléias estaduais e as câmaras municipais do Brasil são dissolvidas. O Governo Provisório é instituído com a promulgação de decretos.
1930 – João Alberto e Miguel Costa fundam, no Rio de Janeiro, a Legião Revolucionária.
1933 – É divulgada a primeira foto do suposto monstro do Lago Ness.
1933 – Os nazistas recebem 92% dos votos nas eleições alemãs.
1945 – Nasce Neil Young, músico canadense.
1948 – Em Tóquio, o ex-primeiro-ministro Hideki Tojo é condenado à morte por crimes de guerra cometidos durante a Segunda Guerra Mundial.
1954 – Morre Luís Agote, médico que descobriu o método que evita a coagulação do sangue nas transfusões.
1961 – Nasce Enzo Francescoli, jogador de futebol uruguaio.
1961 – Nasce Nadia Comaneci, considerada a maior ginasta de todos os tempos.
1965 – A União Soviética lança ao espaço a nave Venera 2.
1968 – A Assembléia Geral das Nações Unidas votam contra a admissão da China comunista.
1971 – Chico Buarque, Tom Jobim, Edu Lobo, Ruy Guerra entre outros são enquadrados na Lei de Segurança Nacional, por terem tirado suas músicas do Festival Internacional da Canção em protesto contra a censura.
1974 – A África do Sul é suspensa da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas por praticar a política de segregação racial.
1979 – O presidente Jimmy Carter, dos Estados Unidos, suspende a importação de petróleo do Irã depois que estudantes islâmicos invadem a embaixada americana no país.
1981 – A espaçonave Columbia é lançada pela segunda vez ao espaço.
1982 – Depois de passar 11 meses preso, o líder sindicalista polonês Lech Walesa foi libertado.
1983 – A música All Night Long (All Night) de Lionel Richie chega ao topo das paradas norte-americanas.
1984 – Júlio Maria Sanguinetti é eleito presidente do uruguai, após 12 anos de ditadura militar.
1986 – O Brasil recebe refugiados políticos do Chile.
1990 – O imperador Akihito é coroado oficialmente, apesar de já estar no trono do Japão desde janeiro de 1989.
1997 – Começa o julgamento de Theodore John Kaczynski, o Unabomber. Desde 1978, ele realizou diversos atentados com cartas-bomba nos Estados Unidos, para protestar contra a sociedade tecnológica e industrial.
2001 – Um airbus A-300 da American Airlines cai no bairro do Queens, em Nova York, pouco depois de decolar do aeroporto John F. Kennedy com 246 passageiros e nove tripulantes a bordo.

 

Fonte:

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >> Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *