Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 12 de Abril – Chico Anysio!

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 12 de Abril – Chico Anysio!

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 12 de abril de 1931 quando nascia em Maranguape, no Ceará, Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, mais conhecido como Chico Anysio, humorista cuja história se confunde com o surgimento da televisão brasileira. Chico Anysio criou personagens que entraram para o imaginário nacional como “Professor Raimundo”, com o bordão “E o salário, ó!”.

Ao todo, foram mais de 200 personagens em 65 anos de carreira. Além de humorista, Chico Anysio também foi ator, dublador, escritor, compositor e pintor. O humorista começou a carreira na década de 50, na Rádio Guanabara, onde ficou evidente o seu “talento para imitar vozes”. Em 1957, ele fez sua estreia na telinha, na extinta TV Rio, onde criou o personagem “Professor Raimundo”. Seus programas de maior sucesso foram na Rede Globo, onde comandou “Chico City” (1973-1980), “Chico total” (1981 e 1996, em períodos espaçados) e “Chico Anysio Show” (1982-1990) e “Escolinha do Professor Raimundo”.

Como escritor, o humorista foi autor de 21 livros, entre eles sucessos da década de 70 como “O Batizado da vaca”, “O telefone amarelo” e “O enterro do anão”. Seu último livro foi “O canalha”, lançada em 2000. No final de sua vida, o humorista passou por uma série de problemas de saúde. Após ficar internado durante três meses, ele morreu no dia 23 de março de 2012, no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio. Ele morreu após uma parada cardiorrespiratória, causada por falência múltipla dos órgãos, decorrente de choque séptico por infecção pulmonar. Chico Anysio teve oito filhos e completaria 81 anos. Ele foi casado cinco vezes, sendo que o seu relacionamento mais conhecido foi o com a ex-ministra da Economia do governo do presidente Fernando Collor, Zélia Cardoso de Mello — com quem teve dois filhos.

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1872 – Morre Pietro Metastasio, poeta e músico italiano.

1877 – Após o assassinato de Juan Bautista Gill, Higinio Uriarte assume a Presidência do Paraguai, iniciando um período de terror para sufocar as rebeliões.

1900 – Para substituir o regime militar de Porto Rico, os Estados Unidos promulga uma lei que concede aos habitantes da ilha o direito de formar o Conselho Executivo e eleger o Parlamento.

1908 – Nasce Carlos Lleras Restrepo, ex-presidente da Colômbia.

1924 – Nasce Raymond Barre, ex-primeiro ministro francês.

1924 – Morre Enrico Ferri, escritor e político italiano.

1928 – O rei da Itália, Victor Manuel III, sai ileso de um atentado na inauguração da Feira de Mostras de Milão.

1932 – Entram em erupção oito vulcões da Cordilheira dos Andes. A violência é tanta, que as cinzas chegam à cidade chilena de Valparaíso e às cidades de Buenos Aires (Argentina) e Montevideo (Uruguai).

1933 – Nasce Montserrat Caballé, cantora lírica espanhola.

1942 – Nasce Carlos Reutemann, político argentino.

1945 – Morre Franklin D. Roosevelt, presidente dos Estados Unidos por quatro vezes.

1945 – Harry S. Truman assume o cargo de presidente dos Estados Unidos após a morte de Franklin Delano Roosevelt.

1946 – Nasce George Robertson, político britânico, secretário general da OTAN.

1947 – Nasce Tom Clancy, escritor norte-americano.

1948 – Nasce Joschka Fischer, ministro alemão de Assuntos Exteriores.

1950 – O príncipe Rainiero sobe ao trono de Mônaco.

1955 – Grande vitória contra a poliomelite: anuncia-se a vacina BCG que se mostra eficaz em 80% dos casos.

1956 – Nasce Andy Garcia, ator norte-americano.

1967 – Acontece a reunião das primeiras autoridades dos países americanos em Punta del Este.

1972 – Uma manifestação de 200 mil pessoas em Santiago do Chile contra protesta contra o governo do presidente Allende.

1981 – O ônibus espacial norte-americano Columbus, tripulado por dois homens, termina seu primeiro vôo de 54 horas e meia com êxito.

1981 – Morre Joe Louis, boxeador norte-americano, campeão mundial.

1983 – Ministros de países do Grupo de Contadora iniciam uma viagem pela América Central para preparar uma conferência de paz.

1989 – Morre Ray Sugar Robinson, boxeador dos Estaods Unidos.

1994 – Israel e a Organização pela Liberação da Palestina (OLP) firmam, na cidade do Cairo, um acordo sobre a policía palestina em Gaza e Jericó.

Fonte:

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >>  Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *