Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 11 de Agosto – O Calendário Maia se Inicia

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 11 de Agosto – O Calendário Maia se Inicia

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

11 de Agosto de 3114 a.C., quando o famoso Calendário Maia começou sua contagem oficial do tempo.

O calendário maia é um sistema de calendários e almanaques distintos, usados pela civilização maia da Mesoamérica pré-colombiana, e por algumas comunidades maias modernas dos planaltos da Guatemala.

Estes calendários podem ser sincronizados e interligados, suas combinações dando origem a ciclos adicionais mais extensos. Os fundamentos dos calendários maias baseiam-se em um sistema que era de uso comum na região, datando pelo menos do século VI a.C.. Tem muitos aspectos em comum com calendários empregados por outras civilizações mesoamericanas anteriores, como os zapotecas e olmecas, e algumas civilizações suas contemporâneas ou posteriores, como o dos mixtecas e o dos astecas. Apesar de o calendário mesoamericano não ter sido criado pelos maias, as extensões e refinamentos por eles efetuados foram os mais sofisticados. Junto com os dos astecas, os calendários maias são os melhores documentados e compreendidos.

Pela tradição da mitologia maia, como está documentado nos registros colonais iucatecas e reconstruído de inscrições do Clássico Tardio e Pós-clássico, a deidade Itzamna é frequentemente creditada como tendo levado o conhecimento do sistema de calendários aos maias ancestrais, junto com a escrita em geral e outros aspectos fundacionais da cultura maia.

Veja mais fatos históricos nesse dia:

480 a.C. – Guerras Persas: os persas de Xerxes I derrotam os espartanos de Leônidas na Batalha das Termópilas. No mesmo dia foi travada a batalha de Artemísio, terminada em empate.
1738 – É criada a Capitania de Santa Catarina, através de Provisão Régia da Coroa Portuguesa, a qual desincorporou os territórios da Ilha de Santa Catarina e o Continente do Rio Grande de São Pedro da jurisdição de São Paulo, passando-os para o Rio de Janeiro.
1827 – Instalação dos primeiros cursos jurídicos no Brasil pelo imperador Pedro I, ano em que foram abertas as faculdades de Direito de São Paulo (atual Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo) e de Olinda (atual Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco).
1829 – Na Ilha Terceira ocorre a Batalha da Praia da Vitória, entre as forças absolutistas de D. Miguel e liberais de D. Maria II e D. Pedro, com a vitória dos últimos.
1869 – Nuno José de Moura Barreto substitui Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo no cargo de ministro do reino de Portugal.
1903 – É fundado o Centro Acadêmico XI de Agosto, na Faculdade de Direito de São Paulo, cuja primeira gestão foi presidida por Pedro Dória.
1909 – Primeiro navio a transmitir o pedido de SOS pelo rádio, o Arapahoe estava perdido no norte do continente americano.
1920 – A União Soviética reconhece a independência da Letónia.
1928 – Fundação do município Pereira Barreto.
1930 – É fundada a Fundação Logosófica em Córdoba (Argentina).
1945 – A Experiência Trinity (primeiro teste nuclear da História) torna-se oficialmente pública através do Relatório Smyth.
1948 – Georgi Dimitrov torna-se secretário-geral do Partido Comunista Búlgaro.
1960 – Independência do Chade.
1980 – A construção do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos é iniciada.
1990 – Em um tiroteio com traficantes em Medellín, na Colômbia, a polícia mata Gustavo de Jesus Gaviria, um dos chefes do cartel de Medellín.
1991 – Atlantis volta à Terra depois de uma missão de 9 dias durante a qual os tripulantes puseram em órbita um satélite de comunicações e realizaram experiências biológicas.
1999 – Último eclipse solar total no século XX, visível em toda a Europa e Ásia
2002 – O Irã determina a extradição de 16 sauditas suspeitos da participação da rede terrorista al-Qaeda, liderada por Osama Bin Laden.
2002 – Prisioneiro da segunda guerra mundial volta à Hungria depois de passar 53 anos internado em um hospital psiquiátrico na Rússia.
2008 – Ketleyn Quadros torna-se a primeira mulher a conquistar uma medalha em Olimpíadas para o Brasil em esportes individuais (judô).

Fonte:

Barsa Saber

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >> Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Um comentário sobre “Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 11 de Agosto – O Calendário Maia se Inicia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *