Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 11 de Abril – Lançamento da Apollo 13

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 11 de Abril – Lançamento da Apollo 13

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 11 de Abril de 1970, quando a NASA lança a 3ª missão Apollo, com destino à Lua, que seria conhecida como o triunfoso desastres da NASA, a Missão Apollo 13

Apollo 13 foi a terceira missão tripulada do Projeto Apollo, com destino à Lua, para o reconhecimento de terreno e extração de material para estudo. Ela foi tripulada pelos norte-americanos: James Lovell, comandante da missão; Fred Haise, piloto do módulo lunar; e John Swigert, piloto do módulo de comando.

O local de alunissagem seria no planalto de Fra Mauro. A maioria do terreno lunar é montanhoso, cheio de crateras. Pelo fato das rochas do ‘mares’ de lava sólida (de bilhões de anos) serem relativamente jovens e cobrirem menos da metade da superfície lunar, a comunidade científica americana precisava de amostras de rocha e solo das regiões mais elevadas, se quisessem entender a geologia lunar primitiva. As Apollo 11 e 12 encontraram fragmentos de rochas diferentes das encontradas comumente nos ‘mares’ em que alunissaram, parecendo ter sido jogados ali por impactos sofridos há milhões de anos pela região montanhosa do satélite; apesar de estudos desses fragmentos produzirem dados da idade geral e composição mineral dos materiais das montanhas, nada poderia substituir o ato de dar uma olhada nas amostras ao vivo em seu lugar natural, os leitos rochosos das áreas montanhosas.

Assim a Apollo 13 teria a missão de alunissar no planalto de Fra Mauro, perfeito para os objetivos da Nasa. Porém não foi possível cumprir a missão devido a um acidente durante a viagem de ida, causado por uma explosão no módulo de serviço, que impediu a descida no satélite. A nave e seus tripulantes, entretanto, conseguiram retornar à Terra, após seis dias no espaço.

Apollo 13 seria imortalizada nos livros de História e nos cinemas por ser considerado o desastre triunfoso da NASA, pois a tripulação quase foi perdida, mas conseguiram sobreviver as terríveis condições de um Módulo de Comando avariado e aos fatores espaciais (frio extremo, gravidade zero, etc.) Eles voltaram vivos à terra, e aclamados como heróis nacionais. Um filme, de 1994, intitulado Apollo 13 – Do desastre ao Triunfo, estrelado por Tom Hanks e Kevin Bacon, ilustra quase perfeitamente a situação que os astronautas passaram e o que os técnicos da NASA, aqui na Terra, estavam fazendo para tentar traze-los de volta para casa.

Veja mais fatos históricos nesse dia:

672 – É eleito o Papa Adeodato II.

1241 – Batu Khan, general mongól, vence Béla IV da Hungria na Batalha de Mohi, porém os Mongóis não avançam Europa adentro.

1713 – Fim da Guerra da Sucessão Espanhola: assinatura do Tratado de Utrecht.

1764 – O tratado entre a Rússia e a Prússia garante as constituições vigentes da Polónia e da Suécia e assegura tanto o controlo da eleição do monarca polaco como a acção conjunta contra os nacionalistas.

1814 – Napoleão Bonaparte abdica em Fontainebleau em favor de seu filho.

1899 – A Espanha cede Porto Rico aos Estados Unidos.

1919 – Fundada a Organização Mundial do Trabalho.

1952 – A junta militar que governava a Bolívia é derrotada por uma revolução nacionalista após três dias de combates.

1955 – Índia envia a Portugal protesto contra prisões em massa, detenção sem julgamento e maus-tratos de pessoas que buscam de forma pacífica a transferência de Goa para a soberania indiana.

1957 – Protocolo assinado em Teerã define a fronteira entre o Irã e a URSS.

1960 – EUA acusam o governo de Fidel Castro do aumento de tensões no Caribe.

1962 – Argentina adota drástico programa de austeridade para solucionar a crise econômica.

1963 – EUA investigam perda no oceano Atlântico, no dia anterior, de um submarino nuclear com 129 homens a bordo.

1964 – Castelo Branco é empossado Presidente durante o início da Ditadura Militar brasileira.

1968 – Lyndon Johnson assina nova Lei dos Direitos Civis

1976 – Lançado o computador Apple I, primeiro produto da Apple.

1994 – Violência eclode na África do Sul devido ao assassínio do líder negro Chris Hani.

2001 – Relatório da ONU afirma que o Brasil desrespeita a Lei da Tortura, aprovada quatro anos antes, e não cumpre a legislação penal.

2002 – FARC sequestram doze deputados colombianos. Cerca de 25 homens armados iniciaram o tumulto ao explodirem um morteiro e em seguida invadiram a Assembleia Legislativa de Cali e levaram os parlamentares num ônibus.

2004 – Durante as cerimônias da semana santa, o papa João Paulo II apela aos líderes mundiais para que levem a paz às regiões com conflito e exorta a humanidade a lutar contra o terrorismo.

Fonte:

1001 Dias que Abalaram o Mundo, Ed. Sextante.

Opera Mundi.

Barsa Saber.

Redação Terra.

History Channel.

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >>  Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *