Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 10 de Fevereiro – O xadrez de Kasparov!

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 10 de Fevereiro – O xadrez de Kasparov!

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 10 de Fevereiro, do ano de 1996, quando o campeão mundial de xadrez Gary Kasparov perdeu o primeiro jogo de uma série de seis contra o Deep Blue, um computador da IBM capaz de avaliar 200 milhões de movimentos por segundo.

6

O confronto durou três horas. No final, porém, o homem venceu a máquina: Kasparov superou Deep Blue no jogo com três vitórias e dois empates e levou para casa o prêmio de US$ 400 mil. Estima-se que 6 milhões de pessoas em todo o mundo acompanharam o jogo pela internet.   Nascido em 1963, em Baku, no Azerbaijão, Kasparov sagrou-se campeão júnior de xadrez da União Soviética aos 13 anos. Aos 22 anos, era o mais jovem campeão do mundo ao vencer o lendário jogador soviético Anatoly Karpov.

5

Considerado o melhor enxadrista do mundo, Garry Kasparov nasceu na República Socialista Soviética do Azerbaijão no dia 13 de abril de 1963. Além de ter sido um grande mestre e ter ganhado os principais campeonatos de xadrez ao redor do mundo, Kasparov também atuou como escritor e ativista político. Seu talento apareceu logo cedo, pois foi o jogador que com menos idade a sagrar-se campeão mundial no ano de 1985, época em que tinha apenas 22 anos. O enxadrista conseguiu manter este título em seu nome até 1993, quando teve desentendimentos com o FIDE (World Chess Federation), o que fez com que criasse a Professional Chess Association, rivalizando a antiga federação.

3

O estilo de Garry Kasparov ficou conhecido mundialmente pela criatividade e sagacidade de suas jogadas. Sua habilidade estava na facilidade de calcular rapidamente e encontrar diversas novidades de aberturas. Na verdade, seu sucesso era resultado de muito estudo e de uma grande preparação. Uma de suas jogadas mais supreendentes era quando escolhia aberturas como o Gambito Escocês ou o Gambito de Evans. Em geral, Kasparov começava com 1. d4 e se defendia contra 1. e4 com Siciliana de dois lados.

2

Além de suas jogadas magistrais, o enxadrista é conhecido no mundo todo por um fato polêmico. No ano de 1997, recebeu um convite para uma partida contra o computador Deep Blue. Após muitas horas de um jogo tenso, ele se tornava o primeiro campeão mundial de xadrez a perder uma partida para uma máquina. Fora esta derrota, outros de seus momentos representativos são os títulos de número 1 do mundo, posição que ocupou de 1986 até 2005, a mais alta classificação de todos os tempos (2.851) e ter recebido por mais de dez vezes o Chess Oscars.

O enxadrista ainda fez parte do Comitê Central de Komsomol e do Partido Comunista da União Soviética entre os anos de 1984 e 1990. Foi vencedor do Campeonato Mundial de Xadrez até o ano 2000, quando foi derrotado pelo enxadrista Vladimir Kramnik.

Considerado por muitos como o maior jogador de xadrez da história, Kasparov ficou conhecido por seu estilo fanfarrão e sua habilidade para mudar as táticas durante a partida.   Em 1997, houve uma revanche entre Kasparov e um Deep Blue “reforçado”. Kasparov venceu o primeiro jogo, o computador ganhou o segundo e aconteceram empates nos três jogos seguintes. Em 11 de maio de 1997, Deep Blue derrotou o enxadrista com uma surpreendente vitória – e levou o prêmio de US$ 700 mil.

4

 

Em 2003, Kasparov empatou contra um outro programa de computador, “Deep Junior”. A partida terminou empatada. No dia 10 de março de 2005 ele anunciou sua aposentadoria do xadrez profissional e começou a centrar seus esforços escrevendo. Continuou suas atividades políticas criando o United Civil Front e entrando para o movimento The Other Russia, um grupo de oposição à Vladimir Putin. Em 2007, Kasparov acabou sendo preso após participar de um protesto contra o Kremlin. Neste mesmo ano, ficaria atrás das grades outra vez por participar de outro protesto contra Vladimir Putin.

1

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1763 – Assinado o Tratado de Paris, entre a Inglaterra e a França, que põe fim à Guerra dos Sete Anos.
1840 – Casamento da Rainha Vitória do Reino Unido com Alberto de Saxe-Coburg-Gotha.
1879 – Fundação do Condado de Chaffee.
1912 – Promulgada a Lei Sáenz Peña na Argentina de reforma eleitoral.
1931 – Nova Deli torna-se a capital da Índia
1938 – Para prevenir a formação do governo com membros da organização ultranacionalista Guarda de Ferro, o rei Carol II da Romênia a dissolveu e instituiu uma ditadura real de vida curta.
1947 – Concluído o Tratado de Paz com a Hungria, determinando, entre outras coisas, que a fronteira húngara, com pequenas modificações voltaria a ser a de antes de 1938.
1962 – O piloto espião norte-americano Francis Gary Powers é trocado pelo espião soviético Rudolf Abel.
1963 – Kitakyushu recebe o estatuto de cidade.
1965 – Fechamento da Panair do Brasil sob a alegação de que estava devedora da União e de fornecedores.
1967 – Fundação da Universidade de Caxias do Sul.
1980 – Fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) – Partido político brasileiro.
1994 – Criação da Agência Espacial Brasileira.
1998 – Adotado o Hino nacional da Bósnia-Herzegovina pelos seus nacionais.
2005 – O governo norte-coreano admite ter armas nucleares “para defesa”.

 

Fonte:

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >>  Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *