Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 09 de Junho – Estreia de Jurassic Park, dirigido por Steven Spielberg

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 09 de Junho – Estreia de Jurassic Park, dirigido por Steven Spielberg

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 09 de Junho de 1993, quando estreou nos cinemas norte-americanos um dos filmes mais clássicos e marcantes da década de 90, Jurassic Park, dirigido por Stephen Spielberg

Um dos maiores sucessos de bilheteria de todos os tempos, o filme Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros, era lançado nos cinemas nos Estados Unidos em um dia como esse, no ano de 1993. A produção fez a sua estreia no dia 13 de junho nas salas de cinema do Brasil. Considerado um marco nos efeitos visuais, o filme recebeu, no geral, críticas bastante positivas. Sua arrecadação foi surpreendente: mais de US$ 900 milhões em todo o mundo, tornando-se o filme de maior bilheteria até então (foi superado apenas por Titanic, quatro anos depois). Com o relançamento, o Jurassic Park se tornou o primeiro filme da Universal Pictures e também de Steven Spielberg a ultrapassar a marca de US$ 1 bilhão de arrecadação nos cinemas mundiais.

A trama, dirigida por Steven Spielberg, é baseada no livro de mesmo nome, escrito por Michael Crichton, que também realizou a adaptação da obra para as telonas. O elenco contou com nomes como Sam Neill, Laura Dern, Jeff Goldblum, Richard Attenborough, Ariana Richards, Joseph Mazzello, Samuel L. Jackson e Bob Peck.

O filme se passa na fictícia Isla Nublar, onde um filantropo bilionário e uma pequena equipe de geneticistas criaram um parque temático, onde as principais atrações são espécies de dinossauros que “retornaram à vida” por conta da engenharia genética. A obra teve locações na Califórnia e no Havaí. O filme conquistou três Oscars: Melhor Som, Melhor Edição de Som e Melhores Efeitos Especiais. O filme originou três sequências — The Lost World: Jurassic Park, Jurassic Park III e Jurassic World.

Veja mais fatos históricos nesse dia:

68 d.C. – Imperador romano Nero é assassinado.
1534 – O navegador francês Jacques Cartier, a serviço do rei Francisco I da França, descobre o rio São Lourenço, no Canadá.
1815 – Encerra-se o Congresso de Viena, que fixou o perfil da Europa pós-napoleônica.
1870 – Morre o britânico Charles Dickens, um ícone da literatura.
1900 – Nasce o autor de O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry.
1950 – URSS exige participar de discussões internacionais sobre a Antártica.
1953 – A Assembleia Nacional sul-coreana rejeita, por unanimidade, a proposta de paz elaborada pela ONU e pelos países comunistas.
1962 – O governo da Espanha suspende por dois anos o direito constitucional de livre escolha do local de residência.
1974 – O ministro de Reformas da França, Jean-Jacques Servan-Schreiber, é destituído após criticar as provas nucleares realizadas por seu país.
1977 – Comandos de Justiça para o Genocídio Armênio mata, em Roma, o embaixador da Turquia no Vaticano, Carim Taha.
1994 – Médicos americanos criam, com técnicas de engenharia genética, uma vacina capaz de suprimir os sintomas do herpes genital.
1999 – Delegações da OTAN e do governo iugoslavo assinam um documento que estipula a retirada das tropas sérvias da província de Kosovo em 11 dias.
2000 – Greve de trabalhadores para a Argentina pela segunda vez no governo do presidente Fernando de la Rua.
2001 – O presidente do Irã, Mohamed Khatami, é reeleito com 77% dos votos, margem ainda mais expressiva do que a obtida em sua primeira eleição, em 1997.

Fonte:

Opera-Mundi

Barsa Saber

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >> Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *