Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 09 de Agosto – Nagazaki é destruída por uma Bomba Atômica

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 09 de Agosto – Nagazaki é destruída por uma Bomba Atômica

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

9 de Agosto de 1945, quando os Estados Unidos jogam em Nagazaki, Japão, sua segunda bomba atômica, a “Fat Man” (Homem Gordo).

O Bombardeamento Nagasaki foi um dos dois únicos ataques atômicos ocorridos na História Mundial (até hoje). Ele ocorreu depois da primeira bomba ter sido lançada, três dias antes, em 6 de Agosto de 1945, em Hiroshima. Esses bombardeamentos ocorreram no final da Segunda Guerra Mundial, quando o Império do Japão ainda mostrava que não estava disposto a se render.

Após seis meses de intenso bombardeio em 67 outras cidades japonesas, a bomba atômica “Little Boy” caiu sobre Hiroshima numa segunda-feira. Três dias depois, no dia 9, a “Fat Man” caiu sobre Nagasaki. As estimativas do primeiro massacre por armas de destruição maciça sobre uma população civil apontam para um número total de mortos a variar entre 140 mil em Hiroshima e 80 mil em Nagasaki, sendo algumas estimativas consideravelmente mais elevadas quando são contabilizadas as mortes posteriores devido à exposição à radiação. A maioria dos mortos eram civis.

As explosões nucleares, a destruição das duas cidades e as centenas de milhares de mortos em poucos segundos levaram o Império do Japão à rendição incondicional em 15 de agosto de 1945, com a subsequente assinatura oficial do armistício em 2 de setembro na baía de Tóquio e o fim da II Guerra Mundial.

O papel dos bombardeios atômicos na rendição do Japão, assim como seus efeitos e justificações, foram submetidos a muito debate. Nos EUA, o ponto de vista que prevalece é que os bombardeios terminaram a guerra meses mais cedo do que haveria acontecido, salvando muitas vidas que seriam perdidas em ambos os lados se a invasão planejada do Japão tivesse ocorrido.

Veja mais fatos históricos nesse dia:

48 a.C. — Júlio César derrota Pompeu na Batalha de Farsalo. Este acabaria fugindo para o Egito, onde seria assassinado.
378 — É travada a batalha de Adrianópolis que opôs um exército romano comandado pelo imperador Valente a tribos germânicas lideradas por Fritigerno.
1483 — Inauguração da Capela Sistina.
1822 — D. João VI nomeia o militar português João José da Cunha Fidié para o comando das armas em Oeiras, então Capital do Piauí.
1832 — O rei Leopoldo I da Bélgica casa-se com a princesa Luísa Maria d’Orleães.
1884 — Quarto voo de um dirigível, por Charles Renard e Arthur Constantin Krebs.
1902 — É coroado o rei Eduardo VII do Reino Unido.
1942 — O líder indiano Mohandas Gandhi é preso em Bombaim por forças britânicas.
1945 — O general Eurico Gaspar Dutra deixa o ministério da Guerra para se candidatar à presidência da república do Brasil.
1965 — Singapura torna-se independente da Malásia.
1969 — Sharon Tate, Steven Parent, Abigail Folger, Jay Sebring e Wojciech Frykowski são assassinados pela Família Manson.
1974 — Nixon renuncia à presidência dos Estados Unidos após o escândalo de Watergate.
1992 — Nos Jogos Olímpicos de Barcelona, a Seleção Brasileira de Voleibol Masculino conquista a primeira medalha de ouro olímpica em esportes coletivos para o Brasil
1993 — Alberto II da Bélgica torna-se rei, sucedendo ao seu irmão Balduíno no trono belga.
1995 — Conflito entre camponeses sem-terra e policiais em Corumbiara, Rondônia, resulta em 12 mortos, no que ficou conhecido como o Massacre de Corumbiara.
1998 — O Maníaco do Parque, Francisco de Assis Pereira, confessa ter estuprado e matado nove mulheres em São Paulo.

Fonte:

Barsa Saber

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >> Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

2 comentários sobre “Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 09 de Agosto – Nagazaki é destruída por uma Bomba Atômica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *