Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 07 de Junho – O Contra-ataque em Pointe du Hoc

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 07 de Junho – O Contra-ataque em Pointe du Hoc

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 7 de Junho de 1944, quando ocorreu um contra-ataque alemão durante a operação Overlord, o famoso Dia D, no setor de Pointe du Hoc.

Pointe du Hoc foi um dos focos de lutas entre soldados norte-americanos e alemães durante os desembarques da Operação Overlord (Dia D). Essa operação visava a libertação da França do julgo alemão e a abertura de uma 2ª frente de combate, para tirar um pouco da pressão que os soldados russos sofriam na Frente Oriental.

 

Pointe du Hoc, ou “Ponta do Rochedo”, era um trecho de litoral rochoso e alto entre as praias de Omaha e Utah, os dois setores de desembarque norte-americanos durante a operação. Em Pointe du Hoc encontravam-se vários bunkers, casamatas e posições de tiros alemãs e principalmente canhões franceses pesados de 155mm que podia atirar tanto contra as tropas norte-americanas em Omaha quanto em Utah.

O plano era, durante o Dia D, 6 de Junho de 1944, soldados norte-americanos do batalhão especial Ranger, aproximadamente 225 soldados, escalariam o rochedo, enfrentariam os alemães e finalmente destruiriam as peças de artilharia pesada francesas, para que estas não matassem mais soldados nas outras praias.

Durante todo Dia D, os Rangers norte-americanos escalaram a alta escarpa litorânea, trocaram tiros com a guarnição alemã, que era de aproximadamente 200 soldados com posições de metralhadoras MG-42. Porém, quando chegaram ao topo, perceberam que os canhões pesados não estavam em suas posições, eles haviam sido movidos e reposicionados, sendo colocado em seus lugares vigas e toras de madeira, para que parecessem canhões à distância. Os canhões de verdade se encontravam mais adentro, perto de fazendas à 500 metros de distância de Pointe du Hoc. as 6 peças de artilharia foram encontradas e destruídas com granadas de termina.

Com os canhões destruídos o próximo passo seria terminar a conquista das casamatas e trincheiras no litoral, abrindo caminho para novos soldados chegarem e reforçarem o perímetro. No final da manhã de 6 de Junho, Pointe du Hoc fora conquistado, porém só receberia reforços no dia 8 de Junho, 2 dias depois dos desembarques.

Durante toda a noite do dia 6 até a tarde do dia 7, os poucos 200 Rangers norte-americanos resistiram a uma série de vários contra-ataques alemães, que incluíam carros blindados de transporte de tropas e até tanques médios. Durante todo dia 7 os Rangers resistiram. Primeiro lutando no perímetro terra adentro, nas fazendas, depois recuando até os bunkers e casamatas de Pointe du Hoc. Os alemães desistiram, ao anoitecer do dia 7, de tomar a região e recuaram totalmente para o interior, para se unir à outras unidades e montar outra linha de defesa.

Dos 225 soldados do Batalhão Ranger que escalou Pointe du Hoc pouco mais de 90 sobreviveram à operação. Eles foram substituídos na linha de frente por tropas recém desembarcadas da praia de Omaha, e ganharam o merecido descanso. Esses 90 soldados seriam conhecidos como “Os rapazes de Pointe du Hoc”.

A Missão de Pointe du Hoc foi homenageada pelo jogo Call of Duty 2, de 2005 – 2006. A primeira missão da campanha norte-americana é jogada justamente durante a escalada e captura de Pointe du Hoc, em uma similaridade com os fatos reais impecável.

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1494 – Assinatura do Tratado de Tordesilhas.
1826 – Morre o opticista e físico Joseph Fraunhofer.
1929 – A Cidade do Vaticano se torna um estado soberano.
1930 – Nasce Bellini, capitão do Brasil nas copas de 58 e 62.
1950 – República Democrática Alemã reconhece em tratado a fronteira Oder-Neisse como seu limite oriental.
1951 – Sete criminosos de guerra nazistas são executados na Alemanha, depois que a Suprema Corte americana negou mais um adiamento.
1965 – Tropas brasileiras substituem fuzileiros americanos nos arredores das trincheiras do líder rebelde dominicano, Francisco Caamaño.
1967 – Forças de Israel entram em Jerusalém na Guerra dos Seis Dias.
1970 – O governo peruano pede, pela primeira vez,165 milhões de dólares ao BIRD, e 35 milhões de dólares ao BID.
1980 – O presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, ordena ao Departamento de Justiça a deportação de refugiados cubanos.
1982 – Israel ataca Líbano na operação “Paz na Galiléia”.
1987 – Demolido um dos dois edifícios das Centrais Elétricas de São Paulo (CESP), no centro da capital paulista, que pegaram fogo em 21 de maio.
1995 – João Batista Leonel Bezerra, integrante das forças de paz da ONU na Bósnia e Herzegovina, é libertado com mais dois oficiais depois de 14 dias em mãos dos militares sérvios.
2001 – Pela primeira vez na história britânica, o Partido Trabalhista, elege-se para um novo mandato consecutivo.
2002 – Japão anuncia a retomada do crescimento da economia, no primeiro trimestre de 2002, após um longo período de recessão.

Fonte:

Barsa Saber

Opera-Mundi

História Ilustrada

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >> Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

4 comentários sobre “Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 07 de Junho – O Contra-ataque em Pointe du Hoc

  1. marcio castro

    Não tem nenhum filme sobre essa batalha ?

    Vou baixar o Call somente para lembrar essa batalha, quando eu joguei pela última vez não tinha noção da história dela.

    Deixo a dica do mod Forgotten Hope 2 para battlefield 2 em que você joga essa e outras batalhas segunda guerra mundial, pode jogar em single player com boot ou num servidor com pessoas do mundo todo.

    Obrigada professor por dividir seu conhecimento conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *