Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 07 de Fevereiro – O anjo da morte!

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 07 de Fevereiro – O anjo da morte!

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 07 de Fevereiro de 1979 quando morria aquele que ficaria conhecido como “Anjo da Morte”, o médico alemão Josef Mengele morreu aos 67 anos, em um dia como este, em Bertioga (SP). O doutor fez experimentos com humanos em Auschwitz e foi o responsável pelo extermínio de milhares de judeus fugiu para a Argentina e nunca pagou por suas atrocidades.Ele ganhou este infame apelido por causa de sua atuação no campo de extermínio em Auschwitz, na Polônia, durante a Segunda Guerra Mundial.

Atroz, monstruosa, bárbara, cruel, inumana… a lista de qualificativos para definir a (criminosa) práxis que levou a cabo Josef Mengele seria interminável. Ele que fora médico do campo de concentração e extermínio de Auschwitz durante a II Guerra Mundial ganhou o apelido de Anjo da Morte: por fazer experimentos com humanos e ser o responsável pela morte de milhares de judeus. Faleceu em 1979 (ainda que sua deceso se connheceu seis anos depois) sem prestar contas por suas atrocidades. Hoje faz um século do seu nascimento.

Friamente, usou os judeus como cobaias humanas com todo tipo de experimentos macabros – a muitos outros enviou-lhes diretamente do trem ao crematório – e fugiu do campo de concentração em janeiro de 1945, dias antes de sua liberação. Josef Mengele nem sequer foi citado nos Julgamentos de Nuremberg e como muitos outros criminosos nazis cruzou o Atlântico e converteu a América do Sul em seu esconderijo.

O Anjo da Morte se ocultou detrás de nomes falsos (Wolfgang Gerhard foi um deles) para se safar da justiça que o buscava por seus numerosos crimes. Na década de 60 foi localizado na Argentina onde se solicitou para ele uma ordem de detenção, mas pouco depois perderam sua pista. Ainda assim, bem atrás da captura dele estava Simon Wiesenthal, o caçador de nazis, que não se cansava de assegurar que alguns dos participantes do Holocausto estavam na América do Sul. Da Argentina, Mengele emigrou para o Paraguai e ali se acreditava que ainda estava em 1982.

Em 1985 continuava-se a busca no Paraguai e inclusive se oferecia dinheiro por informação sobre ele, até que em junho se soube que o médico nazi havia morrido em 1979 no Brasil. Era o que assegurava seu filho mas nem todo mundo acreditava. Dias depois se confirmava que o cadáver encontrado pertencia a Josef Mengele.

Sete anos mais tarde, uma ampla reportagem relatva o êxodo nazi que foi iniciado pelo Anjo da Morte (em 2010 The New York Times trazia à tona que o governo dos EUA havia dado cobertura aos nazis fugidos) e pouco depois as provas da ADN reconfirmavam que o cadáver encontrado em 1985 era o de Josef Mengele. Ainda assim, nem todos acabaram crendo que ele houvera morrido.

O certo é que Josef Mengele, o Anjo da Morte, viveu e atuou impunemente e faleceu em 1979 sem haver prestado contas à justiça nem às vítimas por suas atrocidades.

A história do Anjo da Morte rendeu também um filme. “Os meninos do Brasil” (1978) é um romance que tem como base a vida de Josef Mengele após a guerra. Mengele é interpretado pelo ator Gregory Peck.

Veja mais fatos históricos nesse dia:

 

1826 – O Congresso argentino nomeia como primeiro presidente da República Bernardino Rivadavia.

1833 – Nasce Ricardo Palma, poeta, historiador e político peruano.

1848 – Doroteo Vasconcelos toma posse da presidência de El Salvador.

1883 – Devastador incêndio en La Habana.

1901 – Incêndio nos campos petrolíferos soviéticos de Baku.

1904 – O maior incêndio dos Estados Unidos desde a grande queima em Chicago de 1871, irrompe em Baltimore, destruindo mais de 2.600 edifícios.

1909 – Nasce Helder Pessoa Câmara, o bispo brasileiro defensor dos direitos humanos.

1939 – É inaugurada a conferência em Londres para solucionar o problema palestino.

1950 – Estados Unidos e Grã Bretanha reconhecem o Governo vietnamita de Bao Dai.

1958 – O avião que transportava a equipe de futebol do Manchester United cai em Munique, na Alemanha: sete jogadores morrem e o técnico fica gravemente ferido.

1964 – Os Beatles desembarcam nos Estados Unidos para uma turnê de 10 dias e causam histeria entre os fãs. Essa turnê marca o ponto máximo da beatlemania pelo mundo.

1968 – Todos os 10 representantes das províncias do Canadá concordam com uma nova constituição, concedendo à língua francesa importância igual à língua inglesa.

1974 – A ilha de Granada decreta sua independência.

1976 – Hua Kuo-Feng sucede a Chou En-Lai seu cargo de primeiro ministro chinês.

1979 – Pela primeira vez um astronauta, o americano Bruce McCandless, faz uma caminhada pela lua sem estar ligado a algum equipamento da nave.

1984 – O presidente egípcio Hosni Mubarak realiza a primeira viagem oficial a um país árabe, Marrocos, desde que o Egito foi expulso da Liga Árabe em 1979 por firmar a paz com Israel.posse da presidência do Haití.

1990 – O Partido Comunista da União Soviética concorda em deixar outros grupos políticos competirem pelo controle do país, desistindo assim de seu monopólio no poder.

1991 – O reverendo Jean-Bertrand Aristide é confirmado como o primeiro presidente democraticamente eleito do Haiti.

1991 – Ocorre um ataque a bomba à residência oficial do primeiro-ministro John Major, da Inglaterra, através de um carro estacionado em uma rua próxima.

1992 – Os doze países da Comunidade Européia firmam em Maastricht (Holanda) um tratado que abre o camino da União Européia a 340 milhões de cidadãos.

1994 – O Irã aprisiona mais de 20 corruptos suspeitos de uma trama para assassinar o presidente Akbar Hashemi Rafsanjani.

1995 – Rramzi Youlsef, o líder do atentado a bombas ao World Trade Center, é preso em Islamabad, no Paquistão.

1996 – 189 pessoas, a maioria turistas alemães, morrem em um acidente de um Boeing-757 da companhia dominicana Alas, perto da costa da República Dominicana.

Fonte:

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >>  Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *