Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 07 de Agosto – Nasce Mata Hari, a espiã da Primeira Guerra Mundial

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 07 de Agosto – Nasce Mata Hari, a espiã da Primeira Guerra Mundial

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

Odia 07 de Agosto de 1876, quando nasceu uma das figuras mais enigmáticas do início do século XX, Mata Hari, a espiã holandesa da Primeira Guerra Mundial.

Margaretha Gertruida Zelle nasceu em Leeuwarden, na Holanda, em 7 de agosto de 1876 e ficou conhecida mundialmente como “Mata Hari”, a dançarina exótica dos Países Baixos acusada de espionagem que foi condenada à morte por fuzilamento, durante a Primeira Guerra Mundial. Em diferentes ocasiões sua vida foi alvo da curiosidade de biógrafos, romancistas e cineastas. Ao longo do tempo, Mata Hari transformou-se em uma espécie de símbolo da ousadia feminina.

Mata Hari era filha de um empresário, Adam Zelle, e de Antje van der Meulen. A situação delicada de sua família piorou quando, aos 15 anos de idade, Mata perdeu sua mãe. No início do século XX, depois de uma tentativa fracassada de se tornar professora, um casamento igualmente fracassado com Rudolf John MacLeod e de ter dois filhos, Norman-John MacLeod e Jeanne-Louise MacLeod, ela se mudou para Paris. Morou por algum tempo na ilha de Java, de onde tirou inspiração para seu pseudônimo.

Ela posava como uma princesa javanesa e se tornou uma dançarina exótica. Seu pseudônimo Mata Hari quer dizer sol (mas literalmente “olho da manhã”) em malaio e indonésio. Ela também foi uma cortesã que teve casos amorosos com vários militares e políticos.

Durante a guerra, Mata Hari dormiu com inúmeros oficiais, tanto franceses quanto alemães e se tornou um peão da intriga internacional, apesar dos historiadores nunca terem esclarecido com exatidão se ela fora realmente uma espiã, e se sim, quais eram as suas atividades como tal.2 Em 1917 ela foi a julgamento na França acusada de atuar como espiã e também como agente dupla para a Alemanha e França. Foi considerada culpada e no dia 15 de outubro do mesmo ano fuzilada.

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1958 – ONU convoca sessão de emergência para analisar a crise do Oriente Médio.
1972 – O Brasil oficializa em Genebra a proposta de criação de uma empresa multinacional para unificar a política de exportação de café dos países produtores.
1978 – O presidente Juan Alberto Melgar Castro, de Honduras, é deposto.
1987 – Os presidentes da Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua chegam a uma proposta comum para negociarem a paz com os grupos guerrilheiros da região.
1996 – Avalanche de lama arrasa camping espanhol. Das 800 pessoas no local, 75 foram mortas, 150 estão desaparecidas e 200 ficaram feridas.
1997 – A nave Soiuz TM-26 acopla-se à estação orbital Mir levando dois técnicos encarregados de consertar os cabos que ligam os painéis solares ao módulo central da estação.
2004 – Governo iraquiano concede anistia para beneficiar iraquianos que cometeram crimes de menor gravidade, por exemplo, pessoas com armas e explosivos leves ou que prestaram ajuda a grupos terroristas. Os condenados por assassinato não foram perdoados.
2004 – Iraque fecha escritórios da rede de televisão Al Jazira em Bagdá, alegando que a emissora incitava à violência e ao ódio.
2004 – Popó perde título mundial dos leves no dia em que completava cinco anos como campeão. Popó foi levado à lona 3 vezes pelo americano Diego Corrales e nocauteado no décimo assalto.

Fonte:

Barsa Saber

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >> Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

2 comentários sobre “Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 07 de Agosto – Nasce Mata Hari, a espiã da Primeira Guerra Mundial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *