Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 06 de Janeiro – Nasce Joana D’arc!

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 06 de Janeiro – Nasce Joana D’arc!

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O  dia 6 de janeiro de 1412 onde nascia  Joana d Arc, na cidade de Domrémy-la-Pucelle, na França. Denominada santa padroeira da França e considerada heroína da Guerra dos Cem Anos, ela morreu na cidade de Ruão, no dia 30 de maio de 1431.

história da vida desta heroína francesa é marcada por fatos trágicos. Quando era criança, presenciou o assassinato de membros de sua família por soldados ingleses que invadiram a vila em que morava. Com 13 anos de idade, começou a ter visões e receber mensagens, que ela dizia ser dos santos Miguel, Catarina e Margarida. Nestas mensagens, ela era orientada a entrar para o exército francês e ajudar seu reino na guerra contra a Inglaterra.

Motivada pelas mensagens, cortou o cabelo bem curto, vestiu-se de homem e começou a fazer treinamentos militares. Foi aceita no exército francês, chegando a comandar tropas. Suas vitórias importantes e o reconhecimento que ganhou do rei Carlos VII despertaram a inveja em outros líderes militares da França. Estes começaram a conspirar e diminuíram o apoio de Joana D’arc.

Em 1430, durante uma batalha em Paris, foi ferida e capturada pelos borgonheses que a venderam para os ingleses. Foi acusada de praticar feitiçaria, em função de suas visões, e condenada a morte na fogueira. Foi queimada viva na cidade de Rouen, no ano de 1431.

A mártir francesa foi canonizada em 1920, pelo Papa Bento XV, quase cinco séculos depois de queimada viva, acusada de bruxariar. Dois anos depois, ela foi declarada padroeira da França. O Parlamento francês também estabeleceu uma festa nacional em sua honra no segundo domingo de maio.

“Eu preferiria morrer a fazer algo que sei ser um pecado, ou contra a vontade de Deus”.
“Eu não tenho medo … Eu nasci para fazer isso”.

Joana Darc

Indicação (para saber mais):

Assista ao filme Joana D’arc

Título Original: The Messenger: The Story of Joan of Arc
Gênero: Drama
Direção: Luc Besson
Roteiro: Luc Besson e Andrew Birkin
No elenco: Milla Jovovich (Joana D’Arc), Dustin Hoffman (A Consciência),  John Malkovich (Charles VII), Faye Dunaway (Yoland D’Aragon),
Tchéky Karyo (Dunois) e outros.

Veja mais fatos históricos nesse dia:

353 – Último ano em que é celebrado o nascimento de Jesus pelos Católicos nesta data. Passará a ser comemorado no ano seguinte no solstício de dezembro (25 de dezembro). Os ortodoxos continuam a comemorar nesta data.

1066 – Haroldo II é coroado Rei da Inglaterra

1449 – Constantino XI Paleólogo é coroado imperador do Império Bizantino (seria o último)

1502 – Descoberta da baía de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, pela expedição de Gonçalo Coelho, que recebe esse nome em homenagem a visita dos Três Reis Magos ao menino Jesus comemorada nesse dia.

1509 – Casamento de Henrique VIII de Inglaterra com Ana de Cleves (dissolvido a 9 de Julho)

1579 – Estimulados pelo novo governador espanhol Alexander Farnese, Duque de Parma, os estados do sul (situados hoje na sua maioria na Bélgica), assinaram a União de Atrecht expressando a sua lealdade ao Rei espanhol (v. Guerra dos Oitenta Anos e Revoltas Holandesas)

1598 – Inicio da construção da Fortaleza dos Reis Magos em Natal, Brasil

1802 – Em sua expedição científica pelas Américas, Alexander von Humboldt chega a Quito.

1835 – Cabanagem (Brasil): os rebeldes atacam conquistam a cidade de Belém, assassinando o presidente Sousa Lobo e o Comandante das Armas

1838 – Samuel Morse realiza a primeira demonstração pública do telégrafo, em Nova Jersey

1877 – Alois Hitler adota seu novo nome (anteriormente Aloys Schicklgruber).

1880 – Fundação da cidade de Criciúma (Santa Catarina, Brasil)

1912 – Novo México torna-se o 47º estado norte-americano

1926 – Fundação da Lufthansa, empresa aérea estatal alemã.

1927 – Os Estados Unidos invadem a Nicarágua

1929 – Em reação à crise política que acometeu o Reino da Iugoslávia, o príncipe Alexandre institui uma ditadura pessoal

1939 – Os EUA iniciam aproximação com o Brasil, convidando o chanceler brasileiro Osvaldo Aranha para uma entrevista pessoal com o presidente Franklin Delano Roosevelt

1942 – A empresa aérea Pan American World Airways realiza o primeiro voo comercial ao redor do mundo

1944 – Fundação do Esporte Clube Avenida

1950 – A Inglaterra reconheceu o governo da China Comunista, liderada por Mao-tsé Tung

1963 – Criação do estado do Acre, Brasil
Restabelecimento do sistema presidencialista no Brasil (v. Campanha da Legalidade e Referendo): um plebiscito escolheu para o Brasil a volta do presidencialismo como forma de governo, em que cerca de 9 milhões de pessoas votaram contra o parlamentarismo, que vigorava desde a posse de João Goulart, em 1961

1987 – Caminhoneiros do porto de Santos, em São Paulo, entraram em greve. O protesto afetou 50 navios dos quais 37 tiveram de aguardar atracamento.

1988 – Maílson da Nóbrega tomou posse como quarto ministro da Fazenda do governo de José Sarney.

1999 – Invasão da capital Serra Leoa, Freetown, por rebeldes da Frente Revolucionária Unida (RUF) de Foday Sankoh e seus aliados da ex-junta do tenente-coronel Johnny Paul Koroma, após uma guerra de assédio no interior do país.
O governador de Minas Gerais, Itamar Franco (PMDB), decretou a moratória de seu Estado: durante noventa dias, contados a partir de 1º de janeiro, seu governo suspendeu o pagamento de todas as dívidas.

Fonte:

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >>  Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *