Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 06 de Abril – Rafael!

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 06 de Abril – Rafael!

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 6 de abril de 1483 quando nascia em Urbino, na Itália, Rafael Sanzio, conhecido apenas como Rafael, um dos mestres do Alto Renascimento junto com Michelangelo e Leonardo Da Vinci. Desde pequeno, Rafael já teve contato com a arte e a pintura. Talentoso, aos 17 anos era considerado um mestre. Em 1504, aos 21 anos, foi para a Florença e ficou impressionado com os trabalhos de Leonardo da Vinci e Michelangelo. Diante deste contato, introduziu em sua pintura inovações do movimento renascentista como chiaroscuro (claro-escuro), contraste de luz e sombra e o sfumato (esfumado), sombreado levemente atenuado.

Depois de Florença, Rafael ficou 12 anos em Roma onde era um dos pintores mais requisitados e também passou a fazer trabalho para os papas, como Julio II e Leão X. Dos seus afrescos do Vaticano, os mais importantes são a “Disputa” (ou “Discussão do Santíssimo Sacramento”) e a “Escola de Atenas”. Em 1514, com a morte do arquiteto Donato Bramante, Rafael foi nomeado para continuar o projeto do Vaticano e assumiu as obras da basílica de São Pedro. Rafael mudou a planta de um desenho de inspiração grega para um design longitudinal.

Tanto que curiosamente no mesmo dia 6 de abril de 1520 morria em Roma, na Itália, Rafael Sanzio, conhecido apenas como Rafael, um dos mestres do Alto Renascimento junto com Michelangelo e Leonardo Da Vinci. A morte do pintor aconteceu bem no dia do seu aniversário de 37 anos, o que só aumentou a mística já existente em torno dele.

Desde pequeno, Rafael teve contato com a arte e a pintura. Nascido na cidade de Urbino, em 1493, ele já era considerado mestre aos 17 anos. Em 1504, aos 21 anos, foi para a Florença e ficou impressionado com os trabalhos de Leonardo da Vinci e Michelangelo. Diante deste contato, introduziu em sua pintura inovações do movimento renascentista como chiaroscuro (claro-escuro), contraste de luz e sombra e o sfumato (esfumado), sombreado levemente atenuado.   Depois de Florença, Rafael ficou 12 anos em Roma onde era um dos pintores mais requisitados e também passou a fazer trabalho para os papas, como Julio II e Leão X. Dos seus afrescos do Vaticano, os mais importantes são a “Disputa” (ou “Discussão do Santíssimo Sacramento”) e a “Escola de Atenas”. Em 1514, com a morte do arquiteto Donato Bramante, Rafael foi nomeado para continuar o projeto do Vaticano e assumiu as obras da basílica de São Pedro. Rafael mudou a planta de um desenho de inspiração grega para um design longitudinal.

Seis anos depois, em 1520, Rafael foi acometido por uma longa febre e morreu bem no dia do seu aniversário. Seu corpo foi enterrado no Panteão de Roma.

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1199 – O rei inglês Ricardo Coração de Leão é assassinado no castelo de Chaluz, na França.

1520 – Morre Rafael Sanzio de Urbino, pintor e arquiteto italiano.

1528 – Morre Alberto Durero, pintor alemão.

1763 – Um incêndio destrói totalmente o Palais-Royal, de Paris.

1830 – Joseph Smith funda, em Nova York, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos do Último Dias, mais conhecida como Igreja Mórmom.

1838 – Morre José Bonifacio de Andrada, um dos idealizadores da independência brasileira.

1895 – O escritor Oscar Wilde é preso por homossexualismo. Ele é condenado a dois anos de trabalhos forçados.

1896 – Começa em Atenas, na Grécia, a primeira Olimpíada moderna.

1909 – O explorador norte-americano Robert Edwin Peary chega ao Pólo Norte.

1914 – É firmado um tratado entre a Colômbia e os Estados Unidos que restabelece as relações diplomáticas entre os dois países.

1916 – Primeira Guerra Mundial: o Reichstag alemão aprova a guerra submarina ilimitada.

1917 – Os Estados Unidos declaram guerra à Alemanha.

1917 – A Rússia abole a pena de morte e instaura a jornada de trabalho de oito horas.

1923 – Morre George Robert Carnavon, arqueólogo britânico, descobridor da tumba de Tutankamon.

1931 – Uma revolução liderada pelo general Arévalo Cedeño estoura na Venezuela, mas acaba fracassando.

1965 – É lançado o Intelsat 1, primeiro satélite comercial de comunicações.

1971 – Morre Igor Stravinsky, compositor norte-americano nascido na Rússia.

1972 – O presidente Salvador Allende veta a emenda constitucional que exige a aprovação do Congresso para realizar apropriações no Chile.

1972 – Em frente à ofensiva comunista no Vietnã, aviões norte-americanos recomeçam os bombardeios sobre o Vietnã do Norte, interrompidos desde 1968.

1984 – Em São Paulo, 1.3 milhões de pessoas participam da passeata ¿Diretas Já¿, exigindo eleições diretas para a presidência do País.

1985 – William J. Schroeder torna-se o primeiro receptor de um coração artificial a receber alta do hospital, mudando-se para seu apartamento em Kentucky, EUA.

1987 – O Papa João Paulo II chega a Buenos Aires em visita de seis dias pelas principais cidades argentinas.

1987 – O deputado Ulysses Guimarães é eleito presidente do PMDB pela 8ª vez consecutiva.

1988 – Os presidentes do Brasil, do Uruguai e da Argentina assinam a Decisão Tripartite 1, que formaliza o início da criação de um bloco econômico.

1992 – Começa a guerra civil na Bósnia-Herzegovina.

1992 – Morre Isaac Asimov, cientista norte-americano de origem soviética, professor e escritor.

2000 – A empresa norte-americana PE Celera Corporation anuncia que conseguiu, pela primeira vez, estabelecer a seqüencia do genoma humano.

Fonte:

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >>  Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *