Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 05 de Novembro – América!

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 05 de Novembro – América!

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 5 de novembro de 1493 quando o conquistador Cristóvão Colombo avistou novamente nos contornos da América, uma ilha que batizou como “A Desejada”, nome que deu motivo a diferentes versões históricas. Enquanto para uns esse nome correspondia ao desejo lógico de alcançar a terra, outros achavam que deu esse nome á ilha porque a mesma fazia parte do arquipélago das Antilhas, um dos pontos que buscou e não conseguiu encontrar em sua primeira viagem. Durante a viagem, Colombo teve que lidar com vários problemas, entre eles um motim da tripulação, que finalmente foi controlado pelos comandantes. Mas o desencanto entre os marinheiros se tornava cada vez mais forte. Nesta segunda viagem, o conquistador conseguiu consolidar a presença espanhola no Novo Mundo, embora o ouro e as espécies arrecadadas não tivessem alcançado os níveis prometidos à Coroa.

História da América tem origens distintas, que dependem do ponto de vista que se toma para realizar a narrativa histórica. Do ponto de vista dos habitantes nativos do continente, essa origem histórica está radicada há milhares de anos e foi contada, sobretudo, através das fontes orais e pictográficas. Do ponto de vista dos ocupantes europeus, essa história iniciou-se com a chegada dos primeiros navios à região, no final do século XV.

A América pré-colombiana presenciou o surgimento e desaparecimento de civilizações grandiosas, que deixaram um importante legado cultural e arquitetônico, como foi comprovado pelas civilizações maias, incas e astecas. Também os demais povos que habitaram e ainda habitam as demais regiões da América do Sul, Central e do Norte deixaram suas contribuições para a conformação das características da população desse imenso continente. É necessário notar que o percurso histórico desses povos não se fez sem contradições e sem divisões entre povos distintos e que no interior dessas sociedades ocorreram guerras, conflitos e opressões.

Entretanto, a chegada dos europeus ao continente a partir de 1492, quando Cristóvão Colombo atracou nas ilhas caribenhas, transformou profundamente a configuração social, econômica, cultural e ambiental da América e dos povos que a habitavam. Os primeiros impactos ocorreram com a exploração econômica dos recursos naturais e da terra, como também pelo genocídio de milhões de seres humanos. Os europeus trouxeram ainda para o continente milhões de africanos escravizados, que com seu suor e sangue foram utilizados para construir a sociedade americana atual.

A partir do fim do colonialismo e dos processos de independência, o continente americano conheceu também um desenvolvimento desigual do sistema capitalista. De um lado, os EUA tornaram-se o país em que melhor esse sistema de exploração e criação de riquezas desenvolveu-se, tornando-se a principal potência econômica e militar do século XX. De outro lado, uma infinidade de países que se convencionou chamar de subdesenvolvidos, quando comparados aos países de economia capitalista consolidada, em que a miséria, a fome e doenças afligem milhões de habitantes.

Mas mesmo dentro desses países há o componente de desenvolvimento e o do subdesenvolvimento. A pobreza, a exploração e a opressão também são verificadas na História dos EUA, principalmente nas classes subordinadas da sociedade. Já nos demais países considerados como subdesenvolvidos, há a riqueza e a opulência de uma minoria de grupos sociais que controlam economicamente e politicamente esses países.

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1414 – Começa o Concílio de Constança, que dura quatro anos. Seus participantes acabam com a cisão na Igreja e condenam, por causa de heresia, João Wiclef, João Hus e Jerônimo de Praga a morrerem na fogueira.
1811 – Instalado em São Salvador um movimento de independência.
1826 – É inaugurada no Rio de Janeiro a Escola de Belas Artes, a primeira instituição brasileira para ensino das artes plásticas.
1838 – Declarada a independência de Honduras.
1897 – O presidente Prudente de Morais sofre um atentado em uma cerimônia militar.
1900 – Realizada a primeira convenção constituinte de Cuba.
1909 – Um tratado entre Brasil e Uruguai estabelece livre navegação na fronteira entre os dois paises.
1911 – Eleição em Pernambuco põe fim à hegemonia de 22 anos de Rosa e Silva.
1911 – Itália declara oficialmente anexação da província de Tripoli.
1911 – Búlgaros tomam de assalto fortificações em Constantinopla e cortam fornecimento de água e comida.
1911 – Woodrow Wilson é eleito presidente dos Estados Unidos.
1914 – Grã-Bretanha, França e Rússia declaram guerra ao Império Otomano e a Grã-Bretanha ocupa o Chipre.
1916 – Alemanha e Império Austro-Húngaro proclamam a criação do Reino Autônomo Polonês.
1928 – O monte Etna, situado na região da Sicília, na Itália, entra em erupção e destrói completamente a vila de Mascali.
1937 – Filinto Müller, chefe da Polícia do Distrito Federal, impõe censura a rádios e jornais.
1938 – Nasce César Luis Menotti, técnico da seleção argentina campeão mundial em 1978.
1940 – Franklin Delano Roosevelt é reeleito presidente dos Estados Unidos pela terceira vez.
1953 – David Ben Gurion, primeiro-ministro de Israel, renuncia e Moshe Sharett assume em seu lugar a liderança do país.
1966 – Na Itália, a cidade de Florença é inundada por uma cheia do rio Arno.
1967 – Ocorre a prisão de integrantes da Juventude Operária Católica (JOC), inclusive do padre francês Guy Thibaut.
1982 – A usina hidrelétrica de Itaipu é inaugurada.
1996 – O defeito que provocou a queda do Fokker-100 da TAM, em 31 de outubro do mesmo ano é identificado: falha no reversor. O acidente matou 99 pessoas em São Paulo.
1996 – Bill Clinton é reeleito presidente norte-americano com 49% dos votos, contra 41% do seu rival, o republicano Bob Dole.
1997 – O governo vende o controle acionário da Companhia Paulista de Força e Luz, a maior distribuidora de eletricidade do país. O grupo VBC (Votorantim, Bradesco e Camargo Corrêa) vence o leilão.
1998 – O cantor e compositor Chico Buarque lança o CD As cidades, depois de cinco anos sem gravar músicas inéditas.

Fonte:

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >> Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Um comentário sobre “Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 05 de Novembro – América!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *