Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 05 de Fevereiro – Tempos Modernos!

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 05 de Fevereiro – Tempos Modernos!

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 5 de Fevereiro de 1936 quando o filme considerado um dos melhores da história do cinema, Tempos Modernos, de Charles Chaplin, era lançado em um dia como este, no Teatro Rivoli, em Nova York. A obra levou três anos para ser realizada pelo cineasta britânico, em que o seu famoso personagem “O Vagabundo” (The Tramp) tenta sobreviver no mundo moderno e industrializado.

A obra é considerada uma forte crítica a vários sistemas econômicos e políticos de nossa sociedade, assim como um ataque às más condições de trabalho dos operários depois da Revolução Industrial. Apesar de aclamado pela crítica, não recebeu sequer uma indicação ao Oscar. Tempos Modernos também é considerado o último filme mudo da história, antes do lançamento de O Artista (2011), filme francês ganhador de cinco estatuetas do Oscar – apesar disso, o filme de Chaplin possui algumas falas, como no momento em que ele canta uma música misturando italiano, francês e espanhol.

O filme conta a história do trabalhador de uma fábrica, tem um colapso nervoso por trabalhar de forma quase escrava. É levado para um hospital, e quando retorna para a “vida normal”, para o barulho da cidade, encontra a fábrica já fechada.

Enquanto isso, uma jovem, orfã de mãe, com duas irmãs pequenas e o pai desempregado, tem que realizar pequenos furtos para sobreviver(roubar um pão para comer) . Após a morte do pai em uma manifestação, dois agentes do governo vão buscá-las para a adoção, mas a jovem foge.

Charles vai em busca de outro destino, mas acaba se envolvendo numa confusão: pois é tomado como o líder comunista por trás da greve que esta a acontecer e acaba por ser preso. Na cadeia, sem querer, frusta uma tentativa de fuga de presos e quando é libertado depois de uma agradável estadia na prisão, decide fazer de tudo para voltar para lá e ao ver a jovem que fugiu da adoção, decide se entregar em seu lugar. Não dá certo, pois uma grã-fina tinha visto o que houve e estraga tudo. Mesmo assim, ele faz de tudo para ir preso, no entanto os dois acabam escapando e vão tentar a vida de outra maneira. A amizade que surge entre os dois é bela, porém não os alimenta. Ele tem que arrumar um emprego rapidamente.

Consegue um emprego numa outra fábrica, mas logo os operários entram em greve e ele mete-se novamente em perigo. No meio da confusão, vai preso ao jogar sem querer uma pedra na cabeça de um policial.

A jovem consegue trabalho como dançarina num salão de música e emprega seu amigo como garçom. Também não dá certo, e os dois seguem, numa estrada, rumo a mais aventuras emocionantes e divertidas.

Charles Chaplin quando realizou Tempos Modernos, demorou três anos para conseguir terminá-lo (1933 – 1936), embora extremamente aclamado pela crítica quando lançado, e hoje considerado um dos melhores filmes de todos os tempos pela crítica e cinefilia, o filme não ganhou e sequer foi indicado a um Óscar, talvez pelo fato do filme criticar fortemente a sociedade americana e o american way of life, ou pelo fato de Chaplin, quando ganhou um prêmio especial da academia ter dito que iria usar a estatueta para segurar a sua porta, mostrando desprezo pelo prêmio. Tal hipótese é levantada pelo fato de que outro filme aclamado de Chaplin, Luzes da Cidade, ter acontecido o mesmo.

Ele também foi considerado o último filme mudo da história, antes do lançamento de O Artista, filme francês ganhador de 5 Óscar, apesar de Tempos Modernos ter algumas falas, como quando Chaplin canta uma música misturando italiano, francês e espanhol. Chaplin enquanto pode resistiu ao cinema falado, seu próximo filme O Grande Ditador de 1940, seria seu primeiro filme completamente falado. A época fazia 9 anos que o cinema falado tinha sido lançado com O Cantor de Jazz de 1927.

O filme também foi censurado em vários países como na Alemanha Nazista, por conta de suas citações sobre o comunismo e a social-democracia. O filme foi também criticado pela sociedade americana por causa das mesmas citações comunistas e social-democratas como críticas À Revolução Industrial, principalmente pelos industriais. Outro ponto a citar, é que o filme é um tanto futurista, já que várias tecnologias existentes no filme não existiam há época. Foi o último filme em que Chaplin interpreta The Tramp, seu clássico personagem.

O filme também é ousado para a época por mostrar um traficante que durante o almoço na cadeia, onde era procurado pelos inspetores de polícia, coloca o saleiro debaixo da mesa e muda o sal por cocaína, Chaplin sem saber ingere excessivamente no prato achando que é sal.O filme foi exibido no Festival de Cannes em 2003, fora da competição.

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1852 – É inaugurado o museu de L`Hermitage em São Petersburgo.

1864 – Guerra da Dinamarca contra Prússia e Áustria.

1878 – Nasce André Citröen, engenheiro francês, criador da marca automobilística que leva o seu nome.

1915 – Pancho Villa assume o poder militar e civil no México.

1917 – O Congresso norte-americano lança, sobre o veto do Presidente Wilson, uma severa lei restringindo a imigração de asiáticos.

1921 – O Congresso da União Soviética anuncia a separação entre a Igreja e o Estado.

1923 – O Governo de Mussolini ordena a detenção de centenas de militantes socialistas.

1927 – A Conferência dos Embaixadores, em Paris, aceita que a Alemanha fortifique suas fronteiras do sul e leste, desde que seu desarme seja efetivo.

1935 – Morre Torcuato Tasso e Nadal, escultor espanhol.

1937 – O filme Tempos Modernos, de Charlies Chaplin, é lançado. Nesse filme o ator pronunciou suas primeiras palavras no cinema.

1948 – Reabertura da fronteira franco-espanhola.

1955 – Cai o Governo francês de Pierre Mendes-France devido a situação no norte da África.

1962 – O Presidente francês Charles De Gaulle pede a independência da Argélia.

1965 – Liberado Martin Luther King, que havia sido preso quatro dias antes em Selma, no Alabama, com 500 manifestantes.

1966 – O Ato Institucional nº3 é promulgado. Ele estabelece eleições indiretas para governador e vice-governador no Brasil.

1971 – Um soldado britânico é morto a tiros durante tumultos em Belfast. Ele é o primeiro a ser morto em ação desde a chegada das tropas à Irlanda do Norte em 1969.

1971 – Os astronautas norte-americanos Alan Shepard e Edgar Mitchell pousam na Lua com o módulo Antares, com a Apollo 14.

1973 – Os Estados Unidos enterram o último soldado morto na Guerra do Vietnã, conflito que oficialmente acabou só em abril de 1975.

1984 – O Duque de Cádiz, Alfonso de Borbón Dampierre, sofre um grave acidente de automóvel. Ele fica em estado de coma, mas se recupera posteriormente.

1986 – A URSS pagou US$ 30 mil por anúncio de página inteira no jornal The New York Times para divulgar, na íntegra, a proposta de Mikhail Gorbatchov para o desarmamento nuclear.

1987 – A URSS lança a astronave Soyuz TM-2, com dois astronautas a bordo, para colocar em órbita uma estação espacial permanente.

1988 – São abertos dois processos na Flórida, acusando o líder militar do Panamá, General Manuel Antonio Noriega, de suborno e tráfico de drogas.

1989 – O ditador Alfredo Stroessner, que governou o Paraguai durante 35 anos, deixa o país três dias depois de ter sido deposto.

1991 – As alíquotas de importação são novamente reduzidas no governo Collor, chegando a uma média de 25%.

1993 – Morre Joseph L. Mankiewicz, cineasta norteamericano.

1994 – Morrem 69 civís e 197 pessoas ficam feridas em um ataque sérvio contra o mercado central de Saraievo.

1997 – Os grandes bancos da Suíça anunciam que vão criar um fundo de US$ 71 milhões para as vítimas do Holocausto e suas famílias. Muito do dinheiro em contas desses bancos havia pertencido a judeus e foi roubado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

1998 – Morre Helene Parmelin, escritora francesa.

Fonte:

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >>  Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *