Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 04 de Abril – Microsoft!

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 04 de Abril – Microsoft!

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 04 de Abril de 1975 quando William H. Gates e Paul Allen fundam  a sociedade Microsoft Corporation em Albuquerque (Novo México). Sua atividade consistia em desenvolver sistemas de softwares operativos e de programas para computadores. Em 1981, a indústria de informática IBM lança seu Personnal Computer (PC) munido do sistema operativo MS DOS (Microsoft Disk Operating System) da Microsoft.

Em 9 de agosto de 1995, a recém-formada sociedade Netscape entra na Bolsa de Valores para se tornar imediatamente objeto de especulação que caracterizava então as novas tecnologias Internet. Lançado no final de 1994, o navegador da Netscape logo conheceu um enorme sucesso que lhe permitiu suplantar sem dificuldades o Mosaic. A Netscape dominaria amplamente o mercado da informática durante alguns anos antes de sucumbir aos assaltos de um novo produto da Microsoft, a partir de 1998: a Internet Explorer.

Em 24 de agosto de 1995, a sociedade de Bill Gates, Microsoft, põe à venda seu novo sistema operativo, o Windows, exatamente à meia-noite. A operação mediática custou 200 milhões de dólares: spots publicitários em todos os meios de comunicação, as cores do Windows 95 (laranja, verde e amarelo) sobre o Empire State Building, oferta a título de cortesia de 1,5 milhão de exemplares do The New York Times, com fartura de publicidade do produto, shows por toda a Europa. Trezentos mil exemplares seriam vendidos no dia do lançamento e um milhão nos quatro dias seguintes de comercialização. Esta nova geração de programas abre a via da informática para todos.

Em 31 de março de 1998, a empresa Netscape, que sofreu os ataques mercadológicos da Internet Explorer, decidiu abrir seus códigos para funcionar como programas livres. As medidas tomadas pela Netscape para enfrentar a Microsoft não conseguiram conter a hemorragia comercial que afetou mortalmente o antigo gigante da Web. A Netscape, com efeito, integra seu navegador no Windows e a Netscape Navigator perde rapidamente terreno à medida que não consegue recuperar seu atraso tecnológico. Finalmente a Netscape, adquirida pela AOL, jamais retomaria a dianteira e acabou por desaparecer em 2003.

Em 30 de janeiro de 2007, Windows comercializa seu novo sistema operativo denominado “Vista”. Põe um termo à longa carreira do Windows XP, lançado em outubro de 2001. Ademais, sendo uma interface gráfica amplamente remodelada, Vista deveria sobretudo corrigir as falhas de segurança e os problemas de instabilidade constatados nos precedentes programas Windows.

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1812 – Pela primeira vez, a Assembléia das Províncias Unidas do Rio da Prata se reúne em Buenos Aires com representantes da capital e das províncias.
1865 – Morre Rafael Carreras, militar que foi presidente da Guatemala.
1905 – Um forte terremoto atinge a zona noroeste do Himalaia, en la Índia.
1914 – Nasce Marguerite Duras, escritora francesa.
1929 – Morre Carl Benz, inventor do primeiro automóvel com motor à gasolina.
1932 – Nasce Anthony Perkins, ator norte-americano.
1933 – O dirigível norte-americano Ankron, com 77 pessoas a bordo, cai no Atlântico. Apenas quatro pessoas sobrevivem.
1936 – O dirigível Hindenburg realiza sua primeira viagem à América do Sul, em 90 horas.
1944 – O Banco Industrial da Argentina é criado, com o objetivo de acompanhar o processo de industrialização do país.
1948 – Morre o escritor Monteiro Lobato.
1949 – É firmado, em Washington, o documento que cria a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
1955 – Juscelino Kubitschek propõe a mudança da capital para o Planalto Central.
1958 – Cerca de 10 mil pessoas realizam uma manifestação em Londres contra a bomba atômica.
1964 – João Goulart se exila no Uruguai.
1968 – Martin Luther King, líder pacifista do movimento negro dos Estados Unidos e ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1964, é assassinado em Memphis (EUA).
1971 – A Frente Popular vence as eleições municipais chilenas.
1974 – Fortes tornados causam mais de 400 mortes nos Estados Unidos. Desde 1925, o país não via esses fenômenos de forma tão alarmante.
1979 – O ex-presidente e ex-primeiro ministro paquistanês Zulficar Ali Bhutto é executado na prisão de Rawalpindi.
1983 – Desempregados provocam tumulto e derrubam parte da cerca do Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
1987 – Um avião cai no aeroporto de Medam, na ilha de Sumatra, matando 34 pessoas.
1989 – O presidente da URSS, Mikhail Gorbachov, visita oficialmente Cuba.
1990 – Em El Salvador, o governo e a guerrilha selam um acordo de paz.
1991 – Um acidente com asa delta no Japão matou Pepê, único brasileiro campeão mundial de vôo livre. Ele tinha 33 anos e foi um dos introdutores do esporte no Brasil.

Fonte:

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >> Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *