Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 03 de Agosto – Cristóvão Colombo Zarpa da Espanha.

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 03 de Agosto – Cristóvão Colombo Zarpa da Espanha.

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

03 de Agosto de 1492, quando Cristóvão Colombo e sua esquadra de 3 navios, zarpam de Palos de la Frontera, Espanha, em direção ao desconhecido Oceano Atlântico, em busca de um caminho alternativo para as Índias e o Extremo Oriente.

Na noite de 3 de agosto de 1492, Colombo partiu de Palos de la Frontera, com três navios: uma nau maior, Santa María, apelidada Gallega, e duas caravelas menores, Pinta e Santa Clara, apelidada de Niña em homenagem a seu proprietário Juan Niño de Moguer. Eram propriedade de Juan de la Cosa e dos irmãos Pinzón (Martín Alonso e Vicente Yáñez), mas os monarcas forçaram os habitantes de Palos a contribuir para a expedição. Colombo navegou inicialmente para as ilhas Canárias, que eram propriedade da Castela, onde reabasteceu as provisões e fez reparos. Em 6 de setembro, partiu de San Sebastián de la Gomera para o que acabou por ser uma viagem de cinco semanas através do oceano.

A terra foi avistada às duas horas da manhã de 12 de outubro de 1492, por um marinheiro chamado Rodrigo de Triana (também conhecido como Juan Rodríguez Bermejo) a bordo de Pinta. Colombo chamou a ilha (no que é agora Bahamas) San Salvador, enquanto os nativos a chamavam Guanahani. Exatamente qual era a ilha nas Bahamas é um assunto não resolvido. As candidatas principais são Samana Cay, Plana Cays e San Salvador (assim chamada em 1925, na convicção de que era a San Salvador de Colombo). Os indígenas que encontrou, os lucaians, taínos ou aruaques, eram pacíficas e amigáveis. Desde a entrada em 12 de outubro de 1492 em seu diário, Colombo escreveu sobre eles: “Muitos dos homens que já vi têm cicatrizes em seus corpos, e quando eu fazia sinais para eles para descobrir como isso aconteceu, eles indicavam que pessoas de outras ilhas vizinhas chegavam a San Salvador para capturá-los e eles se defendiam o melhor possível. Acredito que as pessoas do continente vêm aqui para tomá-los como escravos. Devem servir como ajudantes bons e qualificados, pois eles repetem muito rapidamente o que lhes dizemos. Acho que eles podem muito facilmente ser cristãos, porque eles parecem não ter nenhuma religião. Se for do agrado de nosso Senhor, vou tomar seis deles de Suas Altezas quando eu partir, para que possam aprender a nossa língua.” Observou que a falta de armamento moderno e até mesmo espadas e lanças forjadas de metal era uma vulnerabilidade tática, escrevendo: “Eu poderia conquistar a totalidade deles com 50 homens e governá-los como quisesse.” Colombo também explorou a costa nordeste de Cuba, onde desembarcaram em 28 de outubro (segundo os próprios cubanos o nome é derivado da palavra Taíno, “cubanacán”, significando “um lugar central”), e o litoral norte de Hispaniola, em 5 de dezembro. Aqui, o Santa Maria encalhou na manhã do natal de 1492 e teve de ser abandonado. Foi recebido pelos cacique nativo Guacanagari, que lhe deu permissão para deixar alguns de seus homens para trás. Colombo deixou 39 homens e fundou o povoado de La Navidad no local da atual Môle Saint-Nicolas, Haiti. Antes de retornar à Espanha, Colombo também sequestrou entre 10 a 25 nativos e os levou de volta com ele. Apenas sete ou oito dos índios nativos chegaram à Espanha vivos, mas eles causaram forte impressão em Sevilha.

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1961 – O Departamento de Aviação dos Estados Unidos autoriza todas as tripulações de voos comerciais a usarem armas depois que um aparelho foi sequestrado no Texas.
1972 – Oitenta e cinco bispos celebram na praça da Sé, em São Paulo, uma cerimônia em comemoração do sesquicentenário da independência.
1975 – Brasil ameaça restringir importações de artigos de países que criassem dificuldades ao acesso, em seus mercados, de produtos brasileiros.
1986 – Brasil e China fazem acordo de cooperação para fabricar e lançar um satélite de observação meteorológica e agrícola.
1987 – O presidente Sarney assina decreto criando o Polo Petroquímico do Rio de Janeiro.
1993 – O presidente Itamar Franco veta o projeto que previa a devolução, em dinheiro e em seis meses, do empréstimo compulsório sobre carros e combustíveis instituído em 1986.
2001 – A China anuncia que investiria 12 milhões de dólares por ano em procedimentos para garantir a segurança dos bancos de sangue a fim de conter o alastramento do HIV.
2002 – Como parte de uma série de medidas preparatórias para uma eventual adesão à União Europeia, a Turquia abole a pena de morte em tempos de paz.

Fonte:

Opera Mundi

Barsa Saber

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >> Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *