Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 02 de Fevereiro – Esquadrão relâmpago Changeman!

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 02 de Fevereiro – Esquadrão relâmpago Changeman!

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 02 de Fevereiro quando uma série que faria muito sucesso no Brasil fazia sua estreia na TV japonesa em um dia como este, no ano de 1985. O Dengeki Sentai Changeman (traduzido e lançado no Brasil como Esquadrão Relâmpago Changeman) foi produzida pela Toei Company e exibida pela TV Asahi até 22 de fevereiro de 1986.

No Brasil, porém, só foi exibida a partir de 1988. O Changeman sucedeu Bioman e antecedeu Flashman. A primeira TV brasileira a exibir o seriado foi a extinta Rede Manchete, que transmitiu até 1994. No mesmo ano, ela passou para a tela da Rede Record e, mais tarde, pela Rede Gazeta.

A trama do seriado é sobre o conflito entre os cinco integrantes do exército dos Defensores da Terra contra os contra os alienígenas de Gôzma, um império galáctico, liderado pelo malvado Senhor Bazoo, que quer dominar nosso planeta. Os heróis adquirem poderes especiais para lutar contra as forças do mal: Dragão (Change Dragon), Grifo (Change Griphon), Pégaso (Change Pegasus), Sereia (Change Mermaid) e Fênix (Change Phoenix). Este time de guerreiros do bem conta ainda com o poderoso Change-Robô como aliado.

Curiosidades de Changeman:

1- Changeman foi a primeira série Super Sentai onde uma das integrantes femininas foge ao padrão de vestir rosa ou amarelo (Change Mermaid veste branco).

2 – O primeiro também a ter um aumentador de monstros e a possuir uma arma de fogo para destruir os monstros: Power Bazooka.

3- Mai Ooishi (Change Phoenix) tinha um pequeno papel como vilã na série Shaider no ano anterior. Também teve uma ponta em Sharivan.

4 – Hiroko Nishimoto (Change Mermaid) participou do episódio 29 de Kamen Rider Black, e interpretou Red Panther em Metalder.

5- Shiro Izumi (Change Pegasus) também interpretou Burai, o Dragon Ranger, em Zyuranger.

6- Kazuoki Takahashi, às vezes creditado também como Hiroshi Kawai (Change Griphon), participou do episódio 21 de Flashman, onde interpretou Miram, o suposto irmão de Sara. Também interpretou Satoru Kinta em Metalder e Aman Negro em Jiraiya. Mais recentemente trabalhou como programador no jogo Final Fantasy VII e nos anos 90 atuou em alguns filmes eróticos. Atualmente trabalha como gerente de produção da Microsoft Games Studio japonesa, desenvolvendo jogos para o XBox.

7 – O ator/dublê de Buba (Yoshinori Okamoto), atua como dublê desde o início dos Super Sentais. Como ator, também interpretou o Cavaleiro Negro em Dynaman, Bio Hunter Silver em Bioman, Galdan em Flashman, Oyobu em Maskman, Doutor Ashura em Liveman, Sargain em Hurricanger, Giledon em Abaranger, Agente Abrera em Dekaranger e, mais recentemente, o Sacerdote Gaja em Boukenger.

8- No episódio 45 – Ayra, A Menina do Arco-Íris, a personagem Ayra foi interpretada por Yoko Nakamura, que no ano seguinte daria vida à Sara/Yellow Flash em Flashman.

9 – O dublador de Change Griphon, Carlos Takeshi, também emprestou sua voz para o herói Jaspion, exibido simultaneamente. No entanto, depois disso, sua voz só viria a reaparecer em um modesto papel de Cavaleiros do Zodíaco, onde interpretou Tremi de Sagita. Para os que quiserem ver seu rosto, Takeshi é um dos apresentadores do canal de compras Shoptime, também atuou em um episódio do seriado brasileiro Armação Ilimitada e participou da recente novela global Belíssima onde viveu o “sushi-man” Takae Shigeto. Teve uma participação na novela A Viagem, em 1994, como o jardineiro do Dr. Otávio Jordão (Antônio Fagundes), Okida. Na novela O Rei do Gado ele fez o papel de Olavo, o piloto do jato particular do empresário Bruno Mezenga.

10 – Paulo Ivo, primeiro dublador do Change Dragon, atualmente está como ator de apoio na novela da Rede Globo: A Favorita, onde interpreta Sinval, um dos seguranças da família Fontini.

11 – Do elenco de dublagem brasileiro de Changeman já faleceram Líbero Miguel (monstros Genium, Zoll Bass, Shadow, Hoglu, Dolar e 3ª voz da Shima), Marcos Lander (Giluke), Gastão Malta (Monstros Kigan, Zelle, Hara Ross e Gueran), Nélson Batista (motoqueiro Ken e alguns monstros), Carlos Laranjeira (algumas pontas), Renato Master (Doutor Kamasawa e monstro Shila), Ézio Ramos (Doutor Togo), Jorge Pires (Bazoo), Mário Vilela (Pirata Espacial Buba e Gyodai), Borges de Barros (Shima e Gaata) e Chico Borges (narrador e algumas pontas; falecimento mais recente).

12 – Ricardo Medrado (Tsurugi/Change Dragon a partir do episódio 17) teve paradeiro desconhecido, após ter tido problemas familiares e envolvimento com drogas, recentemente soube-se que ele faleceu em 2002. Ricardo Medrado também dublou o vilão MacGaren em Jaspion e o Doutor Tokimura em Flashman, dentre tantos outros trabalhos em tokusatsu.

13 – O nome “Gyodai” é comum no Japão. É possível que o personagem tenha sido batizado assim como uma brincadeira com alguém da equipe do seriado.

14 – O elenco fixo de dublês da série voltaria a se unir interinamente por mais dois anos consecutivos: Flashman em 1986 e Maskman em 1987. O elenco: Kazuo Niibori (Red), Kouji Matoba (Black e Green), Tsutomu Kitagawa (Blue; foi entrevistado pela Revista Henshin Especial Nº6 no final de 2001), Masato Akata (White e Yellow), Yuuichi Hachisuka (Pink) e Hideaki Kusaka (Robô), que também trabalhou em Jaspion, como o dublê de Daileon.

15 – O Sargento Ibuki tinha, no original, a patente de Comandante, escolhendo-se a forma traduzida para evitar cacofonia na pronúncia infantil, errada, na citação do personagem.

16 – O estereótipo de “guerreiro vilânico” do pirata espacial Buba, considerado invador para a época do seriado (1985), inspirou outros vilões dessa mesma “linha”, tais como Wandar em Flashman e Comandante Barabass em Maskman – incluindo suas mortes em confrontos dramáticas com os líderes dos Sentai ao final de cada respectiva série.

E ae cabineiros? qual o melhor grupo Sentai? Changeman, Flashman ou Power Rangers? 

Abaixo a abertura de Changeman:

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1542 – Uma expedição de 50 homens de Francisco de Orellana descobre o rio Amazonas.

1535 – Pedro de Mendoza funda na costa do Plata o Porto de Santa María da Buen Aire.

1594 – Morre Giovanni Pierluigi, o “Palestrina”, compositor italiano.

1653 – Nova Amsterdam, mais tarde chamada Nova York, adquiere a categoria de cidade.

1825 – Os governos de Buenos Aires e britânico firmam um tratado contra o tráfico de escravos.

1841 – El Salvador se constitui em república unitária e independente das outras repúblicas da América Central.

1848 – É firmado o Tratado de Guadalupe Hidalgo, que põe fim à guerra entre EUA e México. O México cede aos EUA a Califórnia, o Arizona, o Texas e o Novo México.

1882 – Nasce James Joyce, escritor irlandês.

1885 – O general Justo Rufino Barrios proclama na Guatemala a união da América Central.

1907 – Morre Dimitri Ivánovich Mendeleyev, químico russo.

1913 – É inaugurada em Nova York a maior estação ferroviária do mundo.

1920 – A Rússia reconhece a independência da Estônia.

1926 – Nasce Valéry Giscard d’Estaing, ex-presidente da França.

1931 – Nasce James Dean, ator norte-americano.

1932 – A cidade de Santiago de Cuba é destruída por um terremoto.

1937 – Nasce Eric Arturo del Valle, ex-presidente do Panamá.

1940 – É realizada em Belgrado a Conferência de Paz dos Estados balcânicos.

1947 – Nasce Farrah Fawcett-Majors, atriz norte-americana.

1957 – É inaugurada, nos Estados Unidos, a Leo Castelli Gallery, destinada a ser o centro universal da arte pop.

1959 – Indira Gandhi é nomeada presidente do Partido do Congresso da Índia.

1964 – A sonda norte-americana Ranger VI chega à Lua.

1967 – Morre Robert Oppenheimer, físico norte-americano.

1969 – Morre Boris Karloff, ator britânico.

1976 – São roubados 119 quadros da última fase de Picasso no palácio dos Papas de Aviñón.

1981 – Equador e Peru fazem um aocrdo de cessar-fogo em seu conflito fronteiriço.

1985 – Os restos humanos hispano-americano mais antigos do mundo, com 31 mil anos, são encontrados em um rancho situado a cerca de 60 Km de San Luis de Potosí (México).

1987 – Um ataque aéreo iraquiano contra a cidade de Mianeh, no Irã, mata 79 alunas de duas escolas locais.

1994 – Um trem descarrilha no Zaire e deixa pelo menos 200 mortos.

1995 – Morre André Frossard, ensaísta e acadêmico francês.

1996 – Morre Gene Kelly, ator e bailarino norte-americano.

1999 – O ex-tenente-coronel Hugo Chávez, líder de um fracassado golpe de Estado em 1992, jura seu cargo como presidente da Venezuela.

2001 – O presidente Gustavo Noboa decreta estado de emergência no Equador, como resposta às mobilizações indígenas.

Fonte:

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >>  Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Um comentário sobre “Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 02 de Fevereiro – Esquadrão relâmpago Changeman!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *