Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 01 de Maio – Empire State!

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 01 de Maio – Empire State!

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 01 de maio de 1931 quando o  edifício Empire State, con 104 andares, era inaugurado em Nova York. Ele é considerado o mais alto do mundo durante muitos anos.

Erguendo-se a 443 metros no céu de Nova York, o Empire State Building é o mais perfeito e duradouro símbolo da cidade, uma realização prometeica que surgiu durante a Grande Depressão. Ele reinou como o edifício mais alto do mundo por mais de 40 anos e, desde 2001, quando as Torres Gêmeas caíram, é novamente o mais alto da cidade. Embora talvez não seja o mais belo dos arranha-céus de Nova York (o Chrysler Building geralmente ganha esse título), é sem dúvida o seu mais emblemático e amado, seu topo em arte déco ilumina-se com as cores do Natal, transformando-o em um farol que marca o centro metafórico da cidade.

A ideia da construção do edifício de 102 andares nasceu na mente de John J. Raskob, vice-presidente da General Motors, que queria competir com o novo edifício de Walter Chrysler, na 42 com a Lex (Lexington Avenue). O anúncio da construção do edifício veio em 29 de agosto de 1929, poucos dias depois de o mercado de ações atingir o pico de todos os tempos, mas quando o trabalho na fundação começou, em janeiro de 1930, o mercado já tinha caído. Seja por causa do acidente ou em desafio a ele, a obra prosseguiu. A inauguração oficial foi em março de 1931— apenas 13 meses após o início da construção— e foi um fracasso comercial enorme. Apenas 30% do espaço de escritório havia sido alugado, e 56 dos 103 andares simplesmente não tinham ocupantes. Em seu primeiro ano, os proprietários do edifício ganharam tanto dinheiro de bilhetes vendidos para as plataformas de observação, quanto de aluguel.

Mas no longo prazo, nada disso importou. Nem o fato de que um plano inicial para amarrar dirigíveis à torre da construção nunca se materializou. O fato é que antes mesmo de ser concluído, o Empire State Building tinha se tornado a realização coletiva mais orgulhosa dos nova-iorquinos e um ícone internacional também. No filme de 1933, King Kong escalou o edifício depois de escapar de seus captores, combatendo biplanos antes de cair tragicamente e morrer. Em 1957, Cary Grant e Deborah Kerr fizeram planos de se encontrar na plataforma de observação e resolver seu amor proibido. Em Sintonia de amor, de 1993, Tom Hanks e Meg Ryan imitaram Tarde demais para esquecer com o seu próprio encontro nas alturas. E todos os dias, milhares de visitantes fazem a sua própria viagem de elevador até os observatórios nos andares 86 e 102 (o mais baixa sendo o eterno favorito; o mais alto, envidraçado e lotado) para desfrutar uma vista que pode alcançar até 128 quilômetros em todos os sentidos e fazer você sentir-se o rei do mundo.

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1500 – Pero Vaz de Caminha anuncia o feito da frota de Pedro Álvares Cabral, que descobriu o Brasil em 22 de abril, ao rei Dom Manuel, através de uma carta datada em 1° de maio. O documento notabiliza-se como o mais importante relativo à descoberta do Brasil, pela riqueza de detalhes.

1786 – A ópera As Bodas de Fígaro, de Mozart, estréia em Viena, com muito sucesso.

1808 – É proclamado no Brasil estado de guerra entre a Casa de Bragança e a família napoleônica.

1827 – Francisco Antonio Pinto assume a presidência do Chile após a renúncia de Ramón Freire.

1844 – Uma notícia é transmitida, pela primeira vez, por telégrafo, de Baltimore para Washington.

1851 – Justo José de Urquiza faz um pronunciamento na Argentina contra Juan Manuel de Rosas.

1853 – O Congresso Constituinte Argentino aprova a Constituição Federal da República. Buenos Aires não aceita e forma um estado independente, que dura até 1859.

1861 – José María Acha é eleito presidente da Bolívia.

1865 – É criada a Tríplice Aliança entre Brasil, Argentina e Uruguai para enfrentar o Paraguai, regido pelo marechal Francisco Solano López.

1879 – O governo argentino decreta a devolução ao Paraguai do território estipulado no acordo do presidente norte-americano Ruthenford E. Hayes em outubro do ano anterior.

1917 – Venustiano Carranza toma posse do cargo de presidente da República do México.

1917 – Morre José Enrique Rodó, escritor uruguaio.

1931 – O edifício Empire State, con 104 andares, é inaugurado em Nova York. Ele é considerado o mais alto do mundo durante muitos anos.

1934 – Nasce Cuauhtemoc Cárdenas, político mexicano.

1936 – É organizada a Frente Popular da Esquerda na Argentina.

1940 – A lei do salário-mínimo é anunciada no Brasil. O país foi dividido em regiões para que o salário fosse fixado de acordo com a produção e a necessidade de cada região.

1948 – A Conferência Panamericana é celebrada na Colômbia, marcando o nascimento da Organização dos Estados Americanos (OEA).

1958 – Arturo Frondizi toma posse da presidência da República Argentina.

1962 – Fidel Castro proclama que Cuba é, oficialmente, uma República Democrática e Socialista.

1966 – Carlos Lleras Restrepo, do partido Liberal, é eleito presidente da Colômbia.

1967 – Anastasio Somoza toma posse da presidência da República da Nicarágua.

1973 – O presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, assume a responsabilidade do caso Watergate. As investigações indicavam que um antigo assessor de Nixon, G. Gordon Liddy, advogado pertencente à comissão para a reeleição, e James McCord Jr. tinham planejado a operação de espionagem contra os democratas em 1972.

1984 – É decretado estado de sítio na Colômbia, como conseqüência do assassinato do ministro da Justiça.

1985 – O governo dos Estados Unidos anuncia um embargo comercial absoluto contra a Nicarágua.

1994 – O Partido Social Cristão ganha as eleições gerais no Equador.

1994 – Morre Ayrton Senna, piloto brasileiro de Fórmula 1. O acidente aconteceu na 6ª volta do GP de Ímola. Senna estava liderando a corrida com 0,675s na frente do Benetton de Michael Schumacher. Ayrton bateu na curva Tamburello e veio a falecer logo em seguida.

2001 – O presidente norte-americano, George W. Bush, anuncia a construção do escudo antimíssel de largo alcance (NMD), que violaria o Tratado de Mísseis Antibalísticos (ABM) firmado com a URSS em 1972.

Fonte:

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >> Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *