Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 21 de Julho – Nasce Robin Williams!

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 21 de Julho – Nasce Robin Williams!

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 21 de julho de 1951 onde nasce em Chicago, Robin McLaurim Williams ator e comediante americano. Após conquistar fama interpretando o alienígena Mork na série de televisão Mork & Mindy, e pelo seu trabalho posterior com stand-up comedy, Williams vem sendo destaque de diversos filmes desde 1980. Venceu o Oscar de melhor ator coadjuvante por sua performance no filme Good Will Hunting, de 1997, e também conquistou dois Prêmios Emmy do Primetime, quatro Globos de Ouro, dois prêmios do Screen Actors Guild e cinco Grammys.

Williams, que participou de mais de 60 filmes, foi indicado em outras três ocasiões ao Oscar: “Sociedade dos Poetas Mortos”(1989), “O Pescador de Ilusões” (1991) e “Bom Dia Vietnã” (1987).

Casado duas vezes, o ator de comédias como “Jumanji” (1995) e “Uma Babá Quase Perfeita” (1993), se separou em 2008 de sua segunda mulher, Marsha Garces Williams, de quem foi casado durante 19 anos. Eles se conheceram quando Marsha trabalhava como babá do primogênito do ator, Zachary. Os dois tiveram mais dois filhos Zelda e Cody.

Apesar de sua capacidade de provocar gargalhadas com suas amalucadas interpretações, Williams reconheceu continuar marcado por um obscuro episódio ocorrido em março de 1982, quando seu amigo e colega John Belushi foi encontrado morto por overdose de drogas em um apartamento de Nova York.

Williams e De Niro foram as últimas pessoas que estiveram com Belushi nesta noite. Depois da tragédia, o protagonista de “Tempo de Despertar” (1990) ingressou em um programa de desintoxicação para toxicômanos.

O comediante também manteve uma estreita amizade com o ator de “Superman – O Filme” Christopher Reeve, que foi seu colega de classe na Juilliard School de Nova York nos anos 1980, até a morte deste em 2004.

O ator coordena a Windfall Foundation, que fundou com sua ex-mulher em San Francisco, uma organização sem fins lucrativos voltada para educação, saúde e artes.

Mas sua estréia no cinema mesmo foi em 1980, com o filme em “Popeye”, do diretor Robert Altman, a que se seguiram o comovente “O Mundo Segundo Garp” e “Moscou em Nova York”, de Paul Mazursky.

Com forte característica para papéis cômicos, Williams provou que também pode fazer bem um drama. A primeira indicação ao Oscar veio com “Bom Dia Vietnã”, e a segunda com ”Sociedade dos Poetas Mortos”, um enorme sucesso de público e crítica no qual fez um professor ortodoxo.

Com Steven Spielberg, Williams trabalhou em ”Hook – A Volta do Capitão Gancho”, no papel de Peter Pan, mas o filme não obteve o sucesso esperado.

Em seus créditos estão também “Tempo de Despertar”, com Robert De Niro; “O Pescador de Ilusões”, que lhe rendeu sua terceira indicação ao Oscar; “A Revolta dos Brinquedos”; ”A Gaiola das Loucas”; ”Uma Babá Quase Perfeita”(1993), pelo qual recebeu um Globo de Ouro; “Flubber – Uma Invenção Desmiolada”; ”Desconstruindo Harry”; ”Patch Adams – O Amor é Contagioso”; ”Amor Além da Vida”; “Um Sinal de Esperança”; ”O Homem Bicentenário”.

Williams, com sua versatilidade, emprestou sua voz algumas vezes, como em ”Aladim” (era o gênio) e ”A.I. Inteligência Artificial” como o Dr. Know.

Em ”Insônia”, filme dirigido por Christopher Nolan, do aclamado ”Amnésia”, ele faz o papel de um assassino chantagista e trabalha ao lado do astro Al Pacino.

Em ”Retratos de uma Obsessão” ele é um funcionário de um laboratório de revelaçaõ e tem como obsessão uma família que revela fotos.

Em 1996, a E! Entertainment Television o elegeu a ”Celebridade do Ano”, e ele também recebeu prêmio Special Achievement da Hollywood Foreign Press Association, por sua contribuição vocal como Genie no filme de animação da Walt Disney Pictures ”Aladdin”.

Levou o Oscar de ator coadjuvante em 1998 pela sua excepcional participação em ”Gênio Indomável”, onde contracenou com Matt Damon e Ben Affleck, ambos também roteiristas do filme.

Williams, que iniciou sua carreira se apresentando como humorista, ganhou quatro Grammy. Recebeu, ainda, dois Emmy por especiais para a TV. Participa ativamente de diversas organizações humanitárias e foi uma das forças motoras da campanha ”Comic Relief”, para arrecadar fundos para os sem-teto, que conscientizou o povo americano e arrecadou 50 milhões de dólares.

É, inclusive, conhecida sua paixão pelo mundo das bicicletas, já que é muito amigo do heptacampeão do Tour de France, Lance Armstrong, chegando a acompanhá-lo em algumas ocasiões.

Williams foi encontrado inconsciente em sua casa, em Paradise Cay, Califórnia, por volta do meio-dia no dia 11 de agosto de 2014. A causa de morte foi asfixia devido a enforcamento. As investigações da polícia norte-americana levaram a concluir que o ator teria cometido suicídio.

Segundo Mara Buxbaum, agente do ator, Williams estava “lutando contra uma depressão severa.”

Porém, segundo a sua esposa, Susan Schneider Williams, o ator não cometeu suicídio em decorrência de depressão, uma vez que, momentos antes, ele estava sóbrio, chegando a fazer atividades cotidianas e recreativas que fazia normalmente junto a ela… Sendo o verdadeiro motivo da sua morte, a doença conhecida como demência com corpos de Levy, que rapidamente se alastrou e só foi descoberta após a autópsia.

O corpo de Williams foi cremado dias depois de sua morte e suas cinzas lançadas ao mar na Baía de São Francisco, Califórnia no Estados Unidos.

Toda equipe do Cabine do tempo deseja toda a paz para Robin e sua Família.

Veja mais fatos históricos nesse dia:

 

1798 – As tropas francesas de Napoleão Bonaparte tomam o Cairo.

1816 – No “Congreso de Tucumán”, na Argentina, fica solenemente declarada a independência das Províncias Unidas do Rio da Prata.

1822 – Agustín Iturbide é coroado imperador do México, passando a ter a alcunha de Agustín I.

1840 – Dom Pedro Segundo alcança a maioridade e assume suas funções no governo do Brasil imperial.

1899 – Nasce o novelista norte-americano Ernest Hemingway.

1912 – A Albânia se levanta contra a dominação turca.

1917 – Os alemães lançam as primeiras bombas de gaz asfixiante durante Primeira Guerra Mundial.

1938 – É firmado na Argentina um tratado de paz entre a Bolívia e o Paraguai, que pôs fim a Guerra do Chaco.

1940 – A Alemanha inicia seus planos de ataque contra a Rússia, durante a Segunda Guerra Mundial.

1946 – Morre enforcado, na Praça Maior da Paz, o ex-presidente boliviano Gualberto Villarroel.

1948 – Nascia o músico britânico Cat Stevens.

1952 – Nasce Robin Williams, astro do cinema norte-americano. Entre seus filmes de maior sucesso estão “Bom dia, Vietnã”, “Sociedade dos poetas mortos”, “Amor além da vida” e “Patch Adams”.

1954 – Ficam firmados os acordos de Genebra sobre a divisão da Indochina. Com isso, foram criados os territórios oficiais de Laos, Camboja e Vietnã.

1963 – O atleta soviético Valeri Brumel alcança a marca-récorde de 2,28 metros no salto em altura.

1978 – Através de um golpe militar, o general Pereda assume a presidência da Bolívia.

1980 – É assassinado, em Paris, o ex-primeiro-ministro da Síria, Salah Eddin Bitar.

1981 – O turco Ali Agca, que tentou matar o Papa João Paulo II, é condenado à prisão perpétua por um júri de Roma.

1990 – Morre o cineasta soviético Serguei Paradjanov.

1991 – O presidente da Mauritânia, Muauiya Uld Sidi, firma o decreto da primera Constituição do país, legalizando os partidos políticos.

1996 – Morre o músico e compositor porto-riquenhho, Rafael Cepeda Atiles.

2000 – Os Estados Unidos votam a favor de uma amenização no embargo econômico aplicado à Cuba. Foram aprovadas emendas que permitiam ao país a venda de alimentos e medicamentos, além de liberar viagens turísticas de norte-americanos à Cuba.

2001 – O Congreso da Argentina aprova o ajuste econômico apresentado pelo então presidente Fernando De la Rúa. O plano visava diminuir o déficit nas contas do país, que enfrentava, como ainda enfrenta, uma das piores crises financeiras de sua história.

Fonte:

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >>  Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *