Cabine Histórica: Viagem ao passado do 20 de Setembro – Nasce George Martin!

Cabine Histórica: Viagem ao passado do 20 de Setembro – Nasce George Martin!

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 20 de Setembro de 1948, quando nasceu George Raymond Richard Martin que foi durante sua infância um ávido leitor de quadrinhos, filho de estivador, nasceu e cresceu em Nova Jersei. Sua “primeira publicação” foi em novembro de 1968, em uma cartinha de fã publicada em uma edição de Quarteto Fantástico.O rapaz quando jovem se interessou por fazer jornalismo, e seguiu para a Universidade Northwestern em Illinois, onde se formou com muitos elogios, ainda na Western, em 1971, Martin completou o seu mestrado.

Ainda em 1970, antes de ter completado seu mestrado, ele já tinha iniciado timidamente sua carreira de escritor. “Timidamente” é um eufemismo, mas outros podem dizer que ele falhou miseravelmente nessa época, um de seus primeiros contos foi rejeitado 42 vezes por diferentes revistas.

Contudo, pouco tempo depois seus contos já eram indicados para prêmios. O conto de ficção cientifica chamado With Morning Comes Mistfall, e publicado por uma revista do gênero foi indicado ao Hugo e ao Nebula Awards. Embora não tenha vencido nenhum dos prêmios Martin sentiu-se extremamente honrado por ter sido indicado.

Durante a sua carreira, escreveu não apenas ficções científicas, que era o gênero que adorava, mas também fantasias, terror e até mesmo contos com temas mais politizados.

Entretanto sua carreira de autor foi deixada um pouco para segundo plano, em 1980, Martin começou a trabalhar para a televisão e também como editor de livros. Como roteirista de TV, ele escreveu para a série The New Twilight Zone e para a série Beauty and the Beast entre outras participações menores em séries menores.

Com o passar do tempo, Martin começou a sentir na pele a limitação da TV, que sempre mutilava seus roteiros por falta de orçamento, então ele decidiu voltar à literatura e em 1991, ele já com 43 anos começou a escrever uma fantasia inspirada na Guerra das Rosas, no inicio sem pretensões, a fantasia acabou sendo publicada mais tarde, em 1996 nos EUA com o titulo A Song of Ice and Fire, e com o subtítulo A Game of Thrones. Uma saga literária que hoje é presumida para render 7 livros.

O livro foi sucesso literário menor nos EUA, mas um sucesso notável nos dentro do nicho da fantasia. A crítica foi positiva e seu dois livros seguintes mantiveram o ritmo e cada vez mais foram angariando novos leitores.

Mas enquanto isso Martin não se dedicou exclusivamente a saga, durante intervalos de publicação ele lançou diversos contos, embora alguns deles fizessem parte do universo de A Song of Ice and Fire.

O quarto volume da série, (considerado por alguns fãs o mais fraco.) foi lançado em novembro de 2005 com o subtítulo A feast for crows, apesar de tudo o livro chegou ao 1° lugar da lista de mais vendidos do The New York Times e do The WallStreet Journal. O livro ainda foi indicado ao Quill Award e ao British Fantasy Award de 2006.

Existe um grande hiato entre o quarto volume da série, lançado em novembro de 2005 e o quinto volume, lançado em julho de 2011. Nesse meio tempo, em 2007 para ser mais especifico, a HBO comprou os direitos de filmagem para uma adaptação da saga.

Em 15 de fevereiro de 2011, George RR Martin se casou com sua noiva de longa data, Parris McBride. Seu casamento foi selado com alianças de estilo céltico, encomendadas especificamente por Martin a artesões locais.

Depois de anos da série em pré-produção pela HBO, o anuncio sobre a estréia e as primeiras imagens fez todo o mundo (literalmente) abrir os olhos para a mais famosa obra de Martin, e não foi diferente no Brasil, a editora Leya lançou o livro por aqui em Setembro de 2010, com o titulo As crônicas de gelo e fogo – A Guerra dos Tronos (Duas palavras mudadas do inglês). E sem muita demora logo em março do ano seguinte lançou o segundo livro da saga, A fúria dos reis.

Em 17 de abril de 2011 a HBO finalmente lançou o primeiro capitulo da série que alcançou uma audiência notável e que gerou muitos comentários na mídia e o publico adorou, imediatamente a HBO renovou a série para um segundo ano e 4 episódios mais tarde e A Game of Thrones se tornou o novo fenômeno da cultura pop e George R. R. Martin o novo queridinho do publico.

A revista Time declarou George como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. George agora se dedica em escrever o 6° e o 7° e último capítulo de sua saga, que se chamarão respectivamente The Winds of Winter e A Dream of Spring. Ainda não existe uma previsão para quando os próximos livros vão sair, mas Martin já disse que vai trabalhar mais rápido para que provavelmente os livros levem o mesmo tempo entre um e outro que os três primeiros livros da heptalogia levaram, 2 anos, o que quer dizer que provavelmente só presenciaremos o final da melhor saga de fantasia da atualidade em 2016.

Vida longa a George Martin!

Veja mais fatos históricos nesse dia: 

1519 – O explorador português Ferdinand Magellan, velejando com bandeira espanhola, começou a primeira viagem ao redor do mundo.

1822 – Inaugurado o Congresso peruano, pelo general San Martin.

1835 – Começa a Guerra dos Farrapos.

1840 – Morre sem deixar sucessor, aos 74 anos, o ditador do Paraguai José Gabriel Francia.

1867 – A fragata espanhola Numancia termina, em Cádiz, sua volta ao mundo.

1881 – Chester A. Arthur faz juramento como presidente dos Estados Unidos, em substituição a James A. Garfield, que havia sido assassinado.

1901 – Nasce Enrico Fermi, físico italiano, Premio Nobel em 1938.

1914 – Os alemães bombardeiam Reims, na França, cuja catedral sofre importantes danos.

1934 – Nasce Sofia Loren, atriz italiana.

1941 – Segunda Guerra Mundial: Kiev cai em poder dos alemães.

1943 – Desembarca em Córsega, as Forças Livres Francesas.

1945 – Mahatma Ghandi e Pandit Nehru exigem do Congresso Indiano a retirada imediata das tropas britânicas.

1946 – Ocorre o I Festival Cinematográfico de Cannes.

1947 – Uma maré alta, com cinco dias de duração, na Ilha de Hondo, no Japão, causa a morte e o desaparecimento de praticamente mil pessoas.

1953 – Nasce a ex-ministra da economia Zélia Cardoso de Melo.

1958 – Martin Luther King, que lutou pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, é ferido por uma mulher que sofria de problemas mentais. Ela o esfaqueou durante uma sessão de autógrafos de seu livro “Caminhando para a liberdade: a história de Montgomery”.

1971 – Morre George Seferis, escritor e diplomata grego, prêmio Nobel de Literatura em 1963.

1972 – Uma plantação de maconha foi encontrada na fazenda de Paul e Linda McCartney, na Escócia.

1974 – O furacão Fifí, com ventos de até 208 km/h, causa a morte de dez mil pessoas em Honduras. Causou danos também a mais 350.000 pessoas e a perda de 60 por cento das riquezas do país.

1975 – Morre Saint-John Perse, escritor francês, Prêmio Nobel em 1960.

1982 – Mais de 500 pessoas morrem na Guatemala e em El Salvador, decorrentes de inundações.

1984 – Entrega do Informe Sábato ao presidente Alfonsín, dizendo que 8.961 pessoas desapareceram, na repressão política do regime militar, que governou a Argentina entre março de 1976 e dezembro de 1983.

1990 – Unificadas as Alemanhas Oriental e Ocidental.

1994 – Zezinho do Ouro, ex-informante da polícia, denunciou o envolvimento de delegados, investigadores e policiais com o crime organizado em São Paulo.

1999 – Morre Raisa Gorvachova, esposa do ex-presidente da URSS Mikhail Gorbachov.

Fonte:

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >>  Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Um comentário sobre “Cabine Histórica: Viagem ao passado do 20 de Setembro – Nasce George Martin!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *